Ganhou Argentina! Saiba tudo o que rolou na Copa do Mundo Qatar 2022

A Copa do Mundo do Qatar já virou história e teve um final agridoce para a torcida brasileira, que mais uma vez se frustrou na luta pelo hexa e ainda viu a sua maior rival histórica levantar a taça.

copa do mundo
copa do mundo

Porém, quem gosta realmente de futebol teve a sorte de ver a maior decisão de mundiais de todos os tempos e de ainda acompanhar finalmente Lionel Messi levantar o troféu mais importante do esporte mundial.

Era a conquista que faltava para coroar a carreira do maior jogador dessa geração justamente em sua última participação em mundiais, no duelo França x Argentina que foi, provavelmente, uma das melhores finais da história.

Argentina: Campeã do Mundo Qatar 2022

Recentemente foi lançada a série documental “The Last Dance”, traduzida para o português como “Arremesso Final”. A série retrata a história de Michael Jordan e do Chicago Bulls na última temporada em que estiveram juntos.

Isso poderia ser facilmente transportado para o futebol com a história de Lionel Messi em sua última participação em Copas do Mundo com a camisa da seleção argentina.

Todos os ingredientes para uma boa narrativa estão lá: a morte recente de Maradona, o maior ídolo do país. A chegada cercada de expectativa e a derrota logo na primeira partida. O risco de eliminação logo na segunda partida e a superação do herói até a grande conquista.

Até mesmo o nascimento de grandes coadjuvantes como vemos em grandes obras do cinema esteve por lá.

No fim, título para a Argentina e a terceira estrela na camisa albiceleste depois de um longo jejum de nada menos do que 36 anos.

Os troféus e prêmios da Copa do Mundo do Qatar

Ao final da eletrizante decisão nos pênaltis contra a França, a Argentina levantou o sonhado troféu de campeã do mundo. Mas, mais do que isso, coroou a sua grande campanha com nada menos do que três dos quatro títulos de melhor desempenho individual do torneio.

A seleção sul-americana teve em seu elenco o melhor jogador jovem, o melhor goleiro da competição e também o grande craque do torneio.

A única premiação individual que não veio para a América do Sul foi a de artilheiro do torneio, já que apesar de ter entrado em campo empatado com Messi antes da grande decisão foi de Mbappé o título de maior goleador depois do hat-trick marcado na final.

Bola de ouro: Lionel Messi

A Bola de Ouro da Copa do Mundo de 2022 não poderia ir parar em outras mãos: foi conquistada por Lionel Messi. E justamente em seu último capítulo em Mundiais, já que o craque já disse que não irá retornar para 2026.

lionel messi
lionel messi

Messi nos gramados do Qatar só não fez chover e brilhou com sete gols e três assistências, além de jogadas memoráveis que ajudaram a Argentina a encerrar o jejum de 36 anos sem conquistas mundiais.

O jogador no Qatar ainda escreveu história ao superar o alemão Lothar Matthäus e se tornar o atleta com mais jogos de Mundial em sua carreira, com 26 partidas no total.

Chuteira de ouro: Kylian Mbappé

Esse foi o único prêmio individual que não acabou em mãos argentinas e serviu como um indigesto prêmio de consolação para o craque francês Kylian Mbappé. E isso foi conquistado após o jovem marcar 8 gols no Qatar.

kylian mbappe
kylian mbappe

Mbappé é um craque indiscutível e promete ser o nome dos próximos Mundiais, sucedendo Cristiano Ronaldo e o próprio Messi nessa função. E o desempenho na final, apesar da derrota, mostra isso: três gols na mesma partida.

Apesar de ainda jovem, Mbappé tem 12 gols em 14 jogos de Copa do Mundo até aqui e está invicto, tendo como o único revés justamente a disputa de pênaltis contra a Argentina depois de empatar a partida.

Luva de ouro: Dibu Martinez

O jejum de títulos da Argentina foi encerrado na Copa América disputada aqui no Brasil em 2021. E já nesse torneio o jogador mais importante da seleção albiceleste foi o goleiro Emiliano “Dibu” Martinez, que se consagrou nas disputas de pênaltis.

Novamente no Qatar coube a Martínez esse papel, fazendo defesas decisivas na partida contra a Austrália e também na grande decisão contra a França, evitando o gol da vitória francês no último lance do segundo tempo da prorrogação.

Martínez também foi o grande nome argentino nas decisões de pênalti neste Mundial, tanto nas quartas de final contra Países Baixos quanto na final contra os franceses, pegando inclusive a cobrança de Coman.

Prêmio de Melhor Jogador Jovem: Enzo Fernández

Mais um título em disputa, mais um troféu para a Argentina. Esqueça a presença de jovens badalados como Pedro e Gavi, os dois últimos Golden Boys eleitos pela FIFA, nos gramados do Qatar.

O prêmio de melhor jogador jovem ficou nas mãos de Enzo Fernández, cria das categorias de base do River Plate com passagem pelo modesto Defensa y Justicia, onde pelas mãos do treinador Hernán Crespo conquistou a Copa Sul-americana.

Fernández se transferiu recentemente para o Benfica, mas já é observado por gigantes do futebol europeu.

O jovem começou a Copa na reserva, mas a sua entrada deu a estabilidade necessária para que a Argentina conquistasse o tricampeonato mundial.

Prêmio Fair Play: Inglaterra

Esse é o único prêmio que não é individual dado pela FIFA em todas as edições da Copa do Mundo. O prêmio Fair Play é dado para a equipe que melhor representa os valores esportivos e a não-violência dentro de campo.

Dessa maneira, quase sempre é dado para a seleção menos faltosa e que menos recebeu cartões entre todas aquelas que pelo menos avançam da fase de grupos e chegam a disputar o mata-mata.

Em 2022 no Qatar o prêmio Fair Play da FIFA foi dado para a seleção da Inglaterra, que acabou chegando até as semifinais antes de ser derrotada pela vice-campeã França.

Qual foi a mascote da Copa do Mundo do Qatar?

O mascote oficial da Copa do Mundo de 2022 no Qatar foi o La’eeb, que foi apresentado ao público em uma cerimônia promovida pelo comitê organizador da competição ainda no mês de abril de 2022.

mascote laeeb
mascote laeeb

O La’eeb foi bem aceito pelos torcedores e representa o Keffiyeh, uma espécie de lenço feito a base de algodão que é usado na cabeça por diversas pessoas do mundo árabe.

O nome La’eeb significa “jogador de grande habilidade” e esse mascote continua uma tradição que foi iniciada no Mundial de 1966, de trazer figuras carismáticas que representem alguma característica do país sede.

Melhor gol da Copa do Mundo FIFA 2022

O Brasil passou longe de ter um grande desempenho na Copa do Mundo FIFA de 2022, podendo ser considerado sem nenhum tipo de dificuldade como uma das maiores decepções do torneio e de quem gosta de apostar em futebol.

A seleção novamente foi derrotada nas quartas de final para um adversário europeu depois de não fazer grandes atuações na primeira fase, com direito a uma derrota para o time de Camarões na última rodada, quando já entrou em campo classificada.

Mesmo assim, o Brasil pode se orgulhar de ter o gol mais bonito do torneio, em um voleio de Richarlison logo na estreia contra a Sérvia. Vale lembrar que o resultado não é oficial e a FIFA ainda não divulgou os resultados de sua enquete sobre o gol mais bonito da Copa.

Menções honrosas também para o gol de Mbappé na final, o gol do camaronês Aboubakar também contra a Sérvia e o golaço de falta de Luis Chávez para o México contra a Arábia Saudita.

As surpresas do Qatar 2022

A Copa do Mundo do Qatar em 2022 pode ser considerada como a Copa das zebras. E sem nenhuma sombra de dúvidas a maior de todas elas foi a vitória da Arábia Saudita contra a Argentina logo na estreia de ambas as seleções.

O time de Messi abriu o placar logo no começo do jogo e fez uma série de outros gols anulados por impedimento pelo VAR. O que ninguém poderia prever era a virada da Arábia com dois bonitos gols no segundo tempo da partida.

Outro resultado que pegou todos de surpresa foi a vitória do Japão sobre a Alemanha por 2×1 também de virada na estreia de ambas as seleções. O resultado foi um dos grandes responsáveis pela eliminação alemã ainda na primeira fase.

Tivemos outros resultados inesperados como Camarões 1×0 Brasil, Tunísia 1×0 França e Coreia do Sul 2×1 Portugal, mas em todos esses casos a seleção mais tradicional entrou em campo com jogadores reservas depois de já estar classificada para a próxima fase com antecedência.

As classificações mais surpreendentes

No futuro será impossível contar a história da Copa do Mundo de 2022 sem contar sobre a campanha heroica de Marrocos, que se tornou a primeira seleção africana a jogar uma semifinal de Mundial.

Os marroquinos conseguiram surpreender logo na primeira fase, com uma vitória inesperada contra a Bélgica. Conseguiram a classificação para as oitavas de final e novamente surpreenderam o mundo, com uma vitória nos pênaltis contra a Espanha.

Nas quartas de final novamente uma surpresa e vitória contra Portugal. Marrocos fez grande partida contra a França, mas acabou derrotado nas semifinais e na disputa de terceiro lugar contra a Croácia, ficando na quarta colocação.

Também vale um grande destaque para o Japão, que em um grupo com a companhia de Espanha e Alemanha conseguiu a classificação em primeiro lugar para as oitavas de final.

As eliminações menos pensadas

Se o feito japonês rendeu grande orgulho para o país nipônico, trouxe novamente para a Alemanha a eliminação ainda na fase de grupos. Foi a segunda eliminação consecutiva alemã ainda na primeira fase.

alemanha mundial
alemanha mundial

Quem também não fez uma campanha digna no Qatar foi a Bélgica, que chegou até as semifinais na última edição e dessa vez acabou eliminada ainda na fase de grupos, colocando um ponto final no sonho de título de sua atual geração.

Por fim, é impossível citar eliminações no Qatar e não falar da Seleção Brasileira. O time vencia a Croácia na prorrogação das quartas de final e conseguiu a proeza de sofrer o gol de empate faltando 4 minutos para o final do jogo.

Como resultado, eliminação nas quartas de final e sonho do hexa novamente adiado, igualando o maior jejum de conquistas brasileiros na história dos mundiais: 24 anos.

As torcidas mais destacadas

Dentro de campo e fora dele o maior destaque de todos ficou por conta da Argentina. Quem foi ao estádio Lusail na grande decisão poderia sentir claramente um ambiente igual ao do Monumental de Nuñez ou de La Bombonera.

torcida argentina
torcida argentina

Com o avançar da competição a torcida Argentina foi desembarcando aos montes no Qatar, mesmo com toda a crise econômica que assola o país. Há relatos de torcedores que venderam a geladeira e até o carro para bancar a viagem.

Outro destaque bastante positivo foi a presença dos marroquinos no Qatar, coroando a histórica campanha do time.

Porém, ironicamente a seleção que levou mais torcedores ao país sequer passou da primeira fase: a Arábia Saudita. A explicação para isso é simples: a proximidade entre a Arábia Saudita e o Qatar, países vizinhos.

Copa do Mundo FIFA de 2026

Agora com o final de mais uma Copa do Mundo todos os holofotes já se voltam para 2026, ano em que teremos a próxima edição do Mundial.

O lado bom de pela primeira vez na história uma Copa do Mundo ter sido realizada no final do ano por conta das altas temperaturas do Qatar trouxe pelo menos uma boa notícia: teremos que esperar apenas 3 anos e meio pela próxima Copa.

A Copa do Mundo do Qatar termina com a sensação de um fim de ciclo, tanto para craques como Messi e Cristiano Ronaldo, que não devem voltar em 2026, quanto para o tradicional sistema de disputa com 32 seleções divididas em 8 grupos.

Onde será disputada?

A Copa do Mundo de 2026 será a vigésima terceira edição dos Mundiais e a primeira antes do centenário da competição. A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada em 1930 no Uruguai.

mexico usa canada 1
mexico usa canada 1

O Mundial de 2026 já tem a sua sede definida desde o 68º congresso da FIFA, que foi realizado em 13 de julho de 2018 e será realizada nos três países da América do Norte: Canadá, México e Estados Unidos.

Será a segunda vez que os Estados Unidos receberão a competição, já tendo sido o país-sede em 1994. Já o México receberá o torneio pela terceira vez, depois de 1970 e 1994. Será a primeira vez que o Canadá recebe um Mundial.

A Copa do Mundo de 2026 terá um total de 16 cidades sede, sendo:

  • 11 nos Estados Unidos: Los Angeles, Nova York, Boston, Dallas, Kansas City, Miami, Houston, Atlanta, Filadélfia, Seattle e São Francisco;
  • 3 no México: Cidade do México, Monterrey e Guadalajara;
  •  2 no Canadá: Vancouver e Toronto.

Quantos países participarão?

A Copa do Mundo de 2026 irá inaugurar um novo formato com 48 seleções, um aumento em relação ao número atual de 32 seleções participantes. O formato atual é utilizado desde a Copa do Mundo de 1998 na França.

Os três países sede já estão automaticamente classificados para a disputa, o que significa que 45 seleções irão buscar a vaga para o Mundial via Eliminatórias em cada um dos continentes nos próximos 3 anos.

Apesar do aumento do número de participantes, a duração do torneio não será aumentada de maneira significativa: atualmente o Mundial é disputado em 32 dias e em 2026 a previsão é que ele tenha 35 dias.

Com o aumento do número de participantes o número total de jogos irá aumentar dos atuais 64 para 104 jogos, mas a FIFA ainda não divulgou de maneira exata qual será o formato da competição.

A previsão inicial é que a Copa do Mundo de 2026 aconteça entre os dias 7 de junho e 12 de julho, voltando para o período do meio do ano, o final de temporada do futebol europeu.

Apito Final

E assim chegamos no final da Copa do Mundo Qatar 2022, quase junto com o final do ano.

Esperamos que vocês tenham curtido todas essas informações, apesar do destino amargo do Brasil na copa, futebol é futebol, e sempre da revancha.

Rolar para cima