História da Copa América

Se você é fanático por futebol, independentemente do time pelo qual torce, com certeza gostará de saber um pouco mais sobre a história da Copa América. E caso seja apenas um torcedor, não perca a oportunidade de aprender sobre como surgiu este incrível campeonato, que hoje reúne milhões de torcedores ao redor do mundo todo.
trofeo copa america

Em nosso blog, além de ficar por dentro de várias curiosidades do mundo dos esportes, você pode acompanhar as partidas mais importantes da Copa América 2021 e, claro, apostar em seu time favorito.

O que é a Copa América?

A Copa América é a competição anual de futebol profissional mais antiga e mais prestigiosa do mundo. O torneio é realizado entre seleções da América do Sul. Pode ser que você também conheça pelo nome Copa Libertadores, mas o nome oficial é CONMEBOL Libertadores, organizada pela CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol).

primer copa america

A primeira edição foi em 1916, na Argentina. Este primeiro grande torneio fez tanto sucesso que um membro da diretoria da Federação Uruguaia de Futebol propôs que o Brasil, a Argentina e o Chile criassem uma Confederação Sul-Americana de Futebol para organizar futuros torneios. Assim nasceu a CONMEBOL, que no ano seguinte deu continuidade ao torneio em terras uruguaias.

Quem são os participantes do torneio?

Honrando seu nome até o ano de 1967, Campeonato Sul-Americano de Seleções, o torneio contou com a participação das seleções nacionais sul-americanas de futebol.

A partir do ano de 1993, a CONMEBOL começou a convidar outras seleções: as duas primeiras foram México e Estados Unidos. Inclusive, em 2016 o número de seleções convidadas chegou a seis, por causa do centenário da Copa.

Na próxima edição do campeonato, as seleções da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentarão. As seleções da Austrália e do Qatar foram convidadas para participar da 47ª edição do torneio, mas as duas cancelaram a participação no início do ano por causa de outros compromissos.

Organização da competição

O formato da competição da Copa América consiste em uma primeira fase de grupos na qual as seleções participantes são divididas em dois grupos. Na próxima edição, teremos dois grupos de cinco equipes cada: Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela de um lado, e Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai do outro. Os grupos foram definidos por sorteio.

Todas as equipes enfrentarão todas as equipes de seu grupo para que cada seleção possa jogar, pelo menos, quatro partidas. As quatro melhores equipes de cada grupo se classificarão para as quartas de final. Nas semifinais, os vencedores de cada partida da fase anterior se enfrentarão.

Os melhores jogadores do torneio

A Copa América teve o prazer de ter jogadores maravilhosos em seus campos, entre os quais se destacaram os seguintes:

  • Norberto Méndez, argentino, marcou 17 gols em 17 jogos disputados.
  • Zizinho, brasileiro, também com 17 gols, mas em um total de 33 jogos disputados.
  • Severino Varela, uruguaio, marcou 15 gols em 15 jogos.
  • Teodoro Fernández, peruano, marcou 15 gols em um total de 24 jogos.
  • Paolo Guerrero, também peruano, conseguiu marcar 14 gols em 24 jogos.

Seleções campeãs da Copa América

Uruguai, Argentina e Brasil são os países que mais ganharam títulos nessa copa. Atualmente, a seleção brasileira é a campeã do torneio. Confira na tabela a seguir quais foram as seleções vencedoras de cada ano:

campeones copa america

Agora que você já sabe mais sobre a história da Copa América, curta a próxima edição deste espetacular torneio sul-americano que está prestes a começar. Você sempre pode aprender algo novo e, no Bodog, temos conteúdos sobre esportes para você viver ao máximo a emoção deste jogo. Fique ligado!

Rolar para cima