As eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Catar 2022 estão a todo vapor. Já que os dois gigantes do continente já se classificaram, Brasil, primeiro lugar e sobre o qual já falamos, e Argentina, segundo lugar e sobre a qual fizemos uma análise chave de sua melhor dupla, sete seleções disputam as últimas duas vagas e meia para a Copa do Mundo.
Temas
Logo atrás do Brasil e da Argentina, o Equador, com 23 pontos, é o único que parece ter quase garantida uma vaga para a Copa do Mundo, com 5 pontos a mais que Colômbia e Peru, quarto e quinto colocados, ambos com 17 pontos, faltando 12 unidades a serem disputadas.
Uma tabela de classificação acirrada
Depois do terceiro lugar, Equador, tudo se aperta na tabela. Entre o quarto lugar, Colômbia, que garantiria a última vaga direta, e o nono lugar, Paraguai, há somente quatro pontos de diferença, deixando seis seleções batalhando por uma vaga e meia.
- Brasil (35 pontos)
- Argentina (29 pontos)
- Equador (23 pontos)
- Colômbia (17 pontos)
- Peru (17 pontos, iria para a repescagem)
- Chile (16 pontos)
- Uruguai (16 pontos)
- Bolívia (15 pontos)
- Paraguai (13 pontos)
- Venezuela (7 pontos)
Vamos analisar as possibilidades de cada equipe, segundo a classificação na tabela.
Colômbia: quarto lugar e 17 pontos.
A seleção colombiana, dirigida por Reinaldo Rueda, subiu na tabela e está na posição para garantir a última vaga para a Copa do Mundo do Catar 2022.
Apesar de ter conseguido só quatro dos últimos 15 pontos possíveis e não ter marcado nenhum gol nesses cinco jogos, a seleção cafeteira está firme na quarta posição por causa dos resultados dos rivais.
À frente, a Colômbia tem um jogo chave com o Peru em casa, que está logo atrás na tabela com a mesma pontuação, mas com pior saldo de gols. Logo após, a Colômbia tem os seguintes jogos pela frente:
- Como visitante na Argentina em um jogo difícil.
- Em casa contra a Bolívia em um jogo que não deveria ser complicado.
- Como visitante na Venezuela para enfrentar a seleção já eliminada.
Então, com dois jogos como visitante e um fácil em casa, se a Colômbia conseguir nove pontos, certamente conquistará a vaga para a Copa do Mundo. Você apostaria na seleção cafeteira?
Peru: quinto lugar e 17 pontos
A seleção peruana de Ricardo Gareca teve um desempenho espetacular nos últimos cinco jogos, conquistando 12 dos 15 pontos possíveis.
Das quatro partidas restantes, todas serão difíceis para o Peru:
- Como visitante na Colômbia, em uma partida importante que medirá suas aspirações.
- Em casa contra o Equador, um time forte e consolidado na terceira colocação.
- Como visitante no Uruguai, um adversário difícil que também batalha para se classificar.
- Em casa contra o Paraguai, equipe com as aspirações por um fio.
Com 12 pontos difíceis pela frente, o Peru tem dois jogos complexos como visitante e duas partidas em casa com rivais diretos. Você apostaria que a equipe inca se classificará para a Copa do Mundo do Catar 2022?
Chile: sexto lugar e 16 pontos
A seleção comandada por Martín Lasarte tem quatro jogos muito difíceis pela frente. A derrota no último jogo contra o Equador, em casa, dificultou as coisas para o Chile.
Se você analisar os jogos que a seleção chilena tem pela frente, fica claro que a equipe terá que suar a camisa para se classificar para a Copa do Mundo do Catar 2022. O Chile tem os seguintes jogos pela frente:
- Em casa contra a Argentina que, mesmo classificada, continua sendo uma enorme rival que o time transandino tem dificuldade de vencer.
- Como visitante na Bolívia, time que tem se fortalecido na altitude.
- Como visitante no Brasil, em um encontro bastante complexo, mesmo com a seleção verde e amarela já classificada.
- A última será em casa contra o Uruguai, que será uma partida com muita tensão.
Faltando quatro partidas, o Chile tem jogos muito complexos pela frente, mas capacidade de sobra para se classificar e ir para o Catar. Você apostaria que “La Roja” se classificará para a Copa do Mundo do Catar 2022?
Uruguai: sétimo lugar e 16 pontos
A seleção uruguaia, que ficou sem técnico após a demissão do lendário Oscar Tabárez, conseguiu apenas um ponto dos últimos 15 possíveis, o que complicou muito suas chances de se classificar para a Copa do Mundo de 2022.
Claro que a seleção uruguaia não tem jogos muito difíceis pela frente, mas terá que vencer praticamente todas as partidas para estar na Copa do Mundo.
- A seleção joga como visitante contra o Paraguai, em uma partida muito importante, já que os guaranis estão com três pontos a menos que o Uruguai, e uma vitória uruguaia pode acabar com as chances da seleção paraguaia.
- Joga em casa contra a Venezuela e o Peru, em dois jogos onde é provável que vença, embora com dificuldades diferentes.
- O último jogo será como visitante contra o Chile, em um encontro que pode decidir as chances das duas equipes.
A Bolívia e o Paraguai também têm chances
Outras duas seleções que têm chances de ir para a Copa do Mundo do Catar 2022 são a Bolívia e o Paraguai, mas só restam quatro rodadas para que consigam se classificar.
A Bolívia jogará em casa contra o Chile e o Brasil, e como visitante contra a Venezuela e a Colômbia.
Já o Paraguai jogará em casa contra o Uruguai e o Equador e como visitante contra o Brasil e o Peru.
Junte-se às apostas da Seleção Bodog e faça das eliminatórias parte de sua paixão. Aposte em quais serão as quatro seleções que se classificarão e em qual irá para a repescagem da Copa do Mundo do Catar 2022.