Diferenças entre soft hand e hard hand no blackjack

Os jogadores de blackjack com alguma experiência no jogo provavelmente já devem estar familiarizados com os termos soft hand e hard hand. Esses conceitos que dizem respeito a força das mãos e suas características são essenciais para apostar em blackjack online e prosperar no jogo.

blackjack mesa fichas mao

Mais do que uma simples denominação de uma mão ou mesmo sobre sua pontuação, o conceito de mão dura e mão suave é importante porque dependendo do tipo de mão do jogador ele deverá seguir uma ou outra estratégia. Neste post aprenderemos a distinguir os dois tipos de mãos e sobre qual estratégia usar em cada uma.

O que é soft hand e hard hand no blackjack?

Uma questão importante quando vamos falar de soft hand e hard hand diz respeito à melhor nomenclatura das palavras para o português do Brasil. Sendo expressões em inglês que vieram dos Estados Unidos da América é natural que, ao ser jogado no Brasil, alguns termos sejam traduzidos para o idioma pátrio.

Embora os termos “suave” e “duro” não reflitam a característica da mão em si, que é a de poder ou não alterar o seu valor, são termos já bastante populares entre os jogadores de blackjack. Por isso, para uma mão que tem um único valor (hard hand) usamos o termo “dura”. Já para uma mão que permite duas contagens de pontos (soft hand) utilizamos o termo “suave”.

Mão suave e mão dura no blackjack

Tem várias considerações antes de jogar blackjack. Uma das características que faz do jogo tão atraente para quem quer jogar no blackjack é a regra que dá ao jogador a possibilidade de escolher o valor da sua mão. No caso de possuir um Ás, e somente o Ás, o jogador pode “optar” por qual valor possuirá a carta: 1 ou 11 pontos. Essa característica do duplo valor da mão do jogador é chamada mão suave ou soft hand.

ganhar online

Já se o jogador não possui nenhum Ás sua mão não poderá assumir dois valores e representará somente a contagem dos pontos das cartas. Uma mão suave pode se tornar uma mão dura a partir do momento em que deixa de poder assumir dois valores. Desta maneira, se o apostador pedir cartas, e devido a sua pontuação o Ás somente pode valer um ponto, essa mão será considerada dura.

A lógica por trás da mão suave no blackjack

O fato das mãos terem uma nomeação distinta em si mesmo não é importante. Mas a importância da nomenclatura se dá ao fato de que dependendo do tipo de mão que o jogador possui a estratégia será distinta, ainda que a contagem dos pontos seja a mesma.

jogar blackjack

Pelo fato do jogador poder optar por entre 1 ou 11 pontos, há ampla margem de pontos ao apostador, permitindo que possa pedir cartas sem o risco de ultrapassar os 21 pontos. Desta maneira, com uma mão suave o jogador tem duas oportunidades de se aproximar dos 21 pontos: uma com o Ás que vale 11 pontos e depois com o Ás que vale 1 ponto.

Estratégias com hard e soft hand no blackjack

Recomendamos fortemente que os apostadores sempre consultem uma tábua de estratégia básica de força de mãos, mas podemos sintetizar as regras da seguinte maneira:

Em mãos duras

Vejamos as estratégias para mãos duras (sem Ás ou com Ás que vale 1 ponto):

  • Pedir se a mão tem menos de 9 pontos.
  • Parar se a mão inicial soma ou supera 17 pontos.
  • Se a carta do dealer vale 7 ou mais pontos, pedir carta se a soma de pontos está entre 12 e 16 pontos.
  • Se a carta do dealer valer entre 2 a 6 pontos, parar se o jogador tiver entre 12 e 16 pontos, com exceção se for 12 pontos e a carta do dealer for 2 ou 3, neste caso pedir.

Em mãos suaves

Vejamos as estratégias para as mãos suaves (com Ás que vale 1 ou 11 pontos):

  • Parar com 18 pontos se a carta do dealer é um 2, 7 ou 8.
  • Pedir com 18 pontos se o dealer tem 9, 10 ou Ás (pode ser recomendável dobrar, ou dividir).
  • Pedir carta sempre que se tenha menos de 17 pontos (pode ser recomendável dobrar).

Venha para o mundo do blackjack

Gostou de saber mais sobre os significados das mãos suaves e mãos duras? Você já sabia que existem estratégias distintas para cada tipo de mão? Mais do que uma nomenclatura, as mãos suaves ou duras norteiam a estratégia do jogador. Seja qual for a sua mão, siga jogando e se aprofundando no maravilhoso mundo do blackjack.

Rolar para cima