Os 5 melhores jogadores da Copa do Mundo Qatar 2022

A Copa do Mundo de 2022 no Catar encerrou um longo jejum para a Argentina, que não conquistava o troféu mais importante do mundo há nada menos do que 36 anos. O título para muitos tem nome e sobrenome: Lionel Messi.

copa mundo futebol

Porém, embora realmente o maior craque dessa geração e um dos maiores jogadores de todos os tempos tenha realmente sido importante na conquista, não é possível afirmar que ele trouxe o título sozinho como Maradona em 1986 ou Romário em 1994.

Entre os cinco melhores jogadores da Copa do Mundo, a Argentina conseguiu emplacar nada menos do que três nomes. São jogadores que já estão na Europa e disputam com seus clubes as melhores ligas para apostar em futebol.

Confira abaixo e conheça um pouco mais sobre os jogadores que foram eleitos pela FIFA os melhores do Mundial do Catar:

1. Lionel Messi (Argentina)

O argentino Lionel Messi é considerado por muitos como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Ainda criança fez parte das categorias de base do Newell’s Old Boys de Rosário, sua cidade natal.

lionel messi argentina

Porém, ainda criança se mudou com sua família para a Catalunha e iniciou a sua carreira profissional no Barcelona, onde hoje é o maior goleador da história do clube e recordista de títulos, com nada menos do que 35 troféus conquistados com a camisa Culé.

Em 2021 por conta da crise financeira do Barcelona foi obrigado a se mudar e acabou assinando contrato com o Paris Saint-Germain, onde joga até hoje e é um dos astros do time junto com Mbappé e Neymar.

Messi foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo naquela que, segundo ele mesmo, é a sua última participação em mundiais. Marcou 7 gols na Copa do Mundo e ainda ajudou seus companheiros com diversas assistências.

  • Nome completo: Lionel Andrés Cuccittini Messi
  • Idade: 35 anos
  • Posição: Atacante
  • Número de participações em Copas do Mundo: 5
  • Número de jogos em Copas do Mundo: 26
  • Gols em Copas do Mundo: 13

2. Kylian Mbappé (França)

Mbappe tem apenas 25 anos, mas já pode se orgulhar de ter no currículo alguns feitos importantes. Começou a sua carreira no time Mônaco com 16 anos em 2015 e no aquele momento já conquistou o título da Ligue 1 e o prêmio de Golden Boy.

kylian mbappe franca

O Golden Boy é o prêmio dado ao melhor jogador com menos de 21 anos de idade atuando pela Europa. Em 2017 foi vendido para o PSG e teve novos recordes: o segundo jogador mais caro da história do futebol e o adolescente mais caro.

No ano seguinte já chegou ao auge, algo que poucos jogadores conseguem em toda a carreira: conquistou o título da Copa do Mundo com a camisa da França. Foi o jogador francês mais jovem na história a disputar um Mundial.

Mbappé atualmente coleciona títulos com a camisa do PSG: quatro títulos da Ligue 1, três da Copa da França, dois da Copa da Liga francesa e dois títulos da Supercopa. Porém, continua perseguindo aquele que seria o título mais importante da história do clube: a UEFA Champions League.

No Catar, Mbappe foi o artilheiro com 8 gols marcados, incluindo o hat-trick na final. Foi apenas a segunda vez que isso aconteceu na história, a primeira desde 1966 quando o inglês Geoff Hurst também marcou três gols contra a Alemanha.

  • Nome completo: Kylian Sanmi Mbappé Lottin
  • Idade: 24 anos
  • Posição: Atacante
  • Número de participações em Copas do Mundo: 2
  • Número de jogos em Copas do Mundo: 14
  • Gols em Copas do Mundo: 12

3. Emiliano Dibu Martinez (Argentina)

Não é um feito comum ser chamado por alguém como Lionel Messi de fenômeno. E foi justamente isso que Emiliano Martínez conseguiu depois de pegar três pênaltis na semifinal da Copa América de 2021 contra a Colômbia.

emiliano martinez argentina

O goleiro é cria das categorias de base do Independiente da Argentina, mas antes mesmo de estrear como profissional no clube mais campeão da história da Copa Libertadores da América acabou sendo vendido para o Arsenal da Inglaterra.

Chegou ao Arsenal em 2010 com apenas 17 anos, e no ano seguinte foi convocado pela primeira vez para a seleção da Argentina antes mesmo de fazer a sua estreia como jogador profissional. A convocação de urgência aconteceu depois de uma contusão do convocado Ustari.

Mesmo tendo chegado ao Arsenal em 2010 o goleiro nunca se firmou no time de Londres, sendo emprestado nos anos seguintes para o Oxford United, Sheffield United, Rotherham United, Wolverhampton, Getafe e Reading.

Conseguiu uma sequência de jogos no Arsenal apenas no final da temporada 2019-20, com a lesão de Leno. As boas atuações renderam uma transferência para o Aston Villa por 21,5 milhões de Euros, tornando-se o goleiro argentino mais caro da história.

Chamado de “Dibu” por conta de se parecer com um desenho animado com esse nome, o goleiro fez a sua estreia oficial na seleção da Argentina apenas em 2021 e tanto na Copa América daquele ano quanto na Copa do Mundo foi fundamental nas disputas de pênaltis.

  • Nome completo: Damián Emiliano Martínez Romero
  • Idade: 30 anos
  • Posição: Goleiro
  • Número de participações em Copas do Mundo: 1
  • Número de jogos em Copas do Mundo: 7
  • Gols em Copas do Mundo: 0

4. Luka Modric (Croácia)

Luka Modric foi considerado o melhor jogador da Copa do Mundo da Rússia em 2018 após guiar a seleção da Croácia até a grande final da Copa. Poucos achavam que ele poderia repetir o feito, e de fato ele não conseguiu. Mas foi por pouco.

luka modric coatia

Aos 37 anos de idade, Modric continua brilhando com a camisa do Real Madrid, clube onde ele chegou em 2012. E de lá para cá coleciona títulos com a camisa merengue, incluindo incríveis 5 títulos de UEFA Champions League.

Modric começou a sua carreira no Dínamo de Zagreb em 2002 nas categorias de base do time, passando breves períodos emprestados aos também croatas Zrinjski Mostar e Inter Zapresic. E já com a camisa do modesto Zrinjski foi eleito o melhor jogador da liga croata em 2003-04.

Foi vendido ao Tottenham em 2008 pelo valor de 16,5 milhões de libras, um recorde na época tanto para o time londrino quanto para a liga de futebol da Croácia. Passou quatro temporadas por lá antes de se transferir para o Real Madrid.

Com a camisa da seleção da Croácia participou de quatro Copas do Mundo e duas edições da UEFA Euro, sendo considerado mesmo ainda em atividade como o maior jogador da história do futebol em seu país.

Na Copa de 2022 foi muito importante para o time com seus passes e sua experiência, mas acabou não balançando as redes no Mundial.

  • Nome completo: Luka Modric
  • Idade: 37 anos
  • Posição: Meio-campista
  • Número de participações em Copas do Mundo: 4
  • Número de jogos em Copas do Mundo: 19
  • Gols em Copas do Mundo: 2

5. Enzo Fernández (Argentina)

Esse talvez seja o nome mais surpreendente em toda a lista de melhores jogadores da Copa do Mundo da FIFA. Afinal, basta lembrar que os dois últimos jogadores a serem eleitos como o Golden Boy, Pedri e Gavi, estiveram em campo no Mundial pela Espanha.

enzo fernandez argentina

Mesmo assim, quem brilhou nos gramados do Catar foi o jovem Enzo Fernández, de apenas 21 anos. O jogador foi a peça que faltava para o meio de campo da Argentina e o responsável pela virada do time depois da derrota na estreia para a Arábia Saudita.

Enzo nasceu em San Martín em uma família com mais quatro irmãos, começando a jogar futebol nas categorias de base do Club La Recova de sua cidade com apenas 5 anos de idade. Foi o próprio clube que o levou ao River Plate com apenas seis anos de idade.

Foi promovido ao time principal do River em 2019 e em 2020 foi emprestado ao Defensa y Justicia para conseguir experiência. Por lá pelas mãos de Crespo foi o campeão da Copa Sul-americana e titular absoluto.

Voltou ao River Plate em 2021 e menos de um ano depois foi vendido ao Benfica por apenas 10 milhões de euros. Por conta do seu desempenho com a camisa encarnada e pelo que fez na Copa do Mundo já pode ser vendido pelo incrível valor de 120 milhões de Euros em apenas seis meses.

A presença de Enzo Fernández na lista é surpresa já que o jogador fez a sua estreia na seleção da Argentina apenas no mês de setembro de 2022 em amistoso contra Honduras. Nada que o impedisse de meses depois ser eleito o melhor jogador jovem do Mundial do Catar.

  • Nome completo: Enzo Jeremias Fernández
  • Idade: 21 anos
  • Posição: Meio-campista
  • Número de participações em Copas do Mundo: 1
  • Número de jogos em Copas do Mundo: 7
  • Gols em Copas do Mundo: 1

Conclusão

Os 5 melhores futebolistas da copa do mundo ficaram na semifinal do Catar 2022, alguns deles já bem conhecidos e outro revelações mundialistas. Toda a informação, historial e estatísticas dos melhores do mundo para quem gosta de apostar em futebol mundial.

Rolar para cima