Portugal quer voltar às etapas decisivas em Catar 2022

A seleção portuguesa disputará a sua oitava Copa do Mundo em Catar em 2022. Parece um fato curioso, mas Portugal só começou a ser presença firme nas Copas do Mundo a partir de 2002 e, desde então, não fica de fora de uma Copa do Mundo sequer. Embora não seja um candidato de primeira linha para ser campeão, é uma equipe importante.

Os portugueses, dirigidos por Fernando Santos desde 2014, optaram por respeitar um processo que tem dado certo e que teve o seu auge na conquista da Eurocopa 2016.

BODOG Portugal PT Equipo

Em Catar 2022, eles estão no Grupo H com Uruguai, Gana e Coreia do Sul. É um grupo muito equilibrado, em que a priori disputarão o primeiro lugar com os sul-americanos.

Portugal chegou à Copa do Mundo por meio da repescagem na Europa. Depois de terminar em segundo lugar no seu grupo, atrás da Sérvia, eles foram muito fortes nos jogos da repescagem contra Turquia e Macedônia do Norte.

Os lusitanos, cujo melhor resultado foi o terceiro lugar em Inglaterra 1966, alcançaram esses últimos resultados em Copas do Mundo:

POSIÇÃO NO RANKING FIFA: 9. Portugal: 1678,65 PONTOS

Na fase de grupos, Portugal fez 17 pontos de 24, ganhou 5 jogos, empatou 2 e perdeu 1. Além disso, marcou 17 gols e sofreu 6. Na repescagem, por sua vez, disputou dois jogos, marcou 5 gols e sofreu apenas 1.

Copas do MundoResultados
França 1998:Não se classificou.
Coreia & Japão 2002:Eliminado na primeira fase.
Alemanha 2006:Terminou em quarto lugar, depois de perder por 1 a 0 para a França nas semifinais.
África do Sul 2010: Eliminado nas oitavas de final, após perder para a Espanha por 1 a 0.
Brasil 2014:Eliminado na primeira fase.
Rússia 2018:Eliminado nas oitavas de final, após perder para o Uruguai por 2 a 1.

Como tem sido costume nos últimos anos, Portugal tem uma grande equipe, com jogadores de renome internacional e uma das estrelas absolutas na história do reis dos esportes: Cristiano Ronaldo. Além de José Fonte, Raphael Guerreiro, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Diogo Jota ou João Félix.

Você acha que Portugal estará nas fases decisivas da Copa do Mundo do Catar 2022?

Fernando Santos, o processo de um treinador de sucesso em Portugal

Fernando Santos é o técnico de Portugal desde 2014. Nesse tempo, eles conseguiram construir uma equipe competitiva, capaz de levantar um troféu continental e enfrentar com qualidade as melhores seleções do mundo.

Com base em um futebol eficaz, de defesa em bloco, de rápidas transições defesa-ataque, Santos utiliza vários sistemas táticos para a sua seleção. Normalmente são:

4-2-3-14-3-34-4-1-4-14-4-2

Estas variáveis táticas conferem à equipe liderada por Ronaldo uma versatilidade peculiar, que lhe permite adaptar-se a diferentes esquemas, situações e rivais.

Portugal faz uma boa saída de bola com o zagueiro Rúben Dias (jogador do Manchester City), o que é explorado por um meio-campo bastante defensivo, com Danilo Pereira e William Carvalho, mas com um bom controle de bola.

BODOG Portugal PT DT

Carvalho é normalmente encarregado de cobrir a subida de Raphael Guerreiro ou José Cancelo, mas a presença de ambos os meias permite que os jogadores ofensivos ocupem um lugar mais alto no campo por não precisarem estar tão amarrados à defesa.

Assim, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Moutinho, Diogo Jota e João Félix podem se centrar nas áreas ofensivas da tática de Santos. Bernardo Silva também tem grande capacidade de entrosamento com Bruno Fernandes por:

  • sua habilidade de jogo amplo.
  • sua desmarcação.
  • sua criação de espaços.
  • seus passes filtrados

POSSÍVEL ESCALAÇÃO INICIAL

Formacion Portugal

Diogo Costa; João Cancelo, Rubén Días, José Fonte, Raphael Guerreiro; Bruno Fernándes, João Moutinho, Bernardo Silva; Otavinho, Cristiano Ronaldo e Diogo Jota.

A realidade é que Portugal tem um meio-campo muito sólido. Tem expoentes defensivos e ofensivos de alto nível, tanto como titulares quanto como reservas.

O desafio que terá será continuar explorando o potencial de um veterano de mil guerras: Cristiano Ronaldo. Se Ronaldo tiver uma boa Copa do Mundo, então Portugal verá suas chances aumentarem.

Estatísticas de Portugal nas Copas do Mundo

Catar 2022 será a Copa do Mundo número 8 para os portugueses, que tem bons números em Copas do Mundo, com um percentual de vitórias de 46,7%. Eles chegaram às semifinais em duas ocasiões (1966 e 2006), uma instância que nunca conseguiram superar. Conquistaram um terceiro lugar e um quarto lugar, respectivamente.

Na Copa do Mundo anterior, eles enfrentaram a  seleção nacional do Irã obtendo um empate. Suas participações em Copas do Mundo converteram 49 gols e marcaram 35. Ele tem uma média de 1,63 gols convertidos por jogo.

BODOG Portugal PT Fans

Seu maior artilheiro em Copas do Mundo é o lendário Eusébio, que em um único torneio (1966) marcou nove gols. É uma das poucas marcas que Cristiano Ronaldo, com sete gols em Copas do Mundo, não conseguiu romper com sua seleção. Vale lembrar que Ronaldo é o maior artilheiro da seleção portuguesa, com 115 gols.

Participação de Portugal em Copas do Mundo

PJPGPEPPGFGC
30146104935

A grande questão é se Cristiano Ronaldo vai ultrapassar Eusébio em Catar 2022 e se tornar o maior artilheiro de Portugal na história das Copas do Mundo. Para isso, ele precisará marcar três gols.

Cristiano Ronaldo irá guiar Portugal em sua última Copa do Mundo

Aos 37 anos, Cristiano Ronaldo vai disputar aquela que provavelmente será sua última Copa do Mundo. Será a quinta Copa do Mundo disputada pela estrela portuguesa.

BODOG Portugal PT Figura

O seu trabalho como centroavante no esquema de Fernando Santos é fundamental para as aspirações de Portugal. Embora seu rendimento como goleador tenha caído nas últimas Eliminatórias (marcou seis gols, que não é pouca coisa), o atacante é uma ameaça constante para qualquer defesa.

  • Cristiano Ronaldo.
  • Número #7
  • Edad: 37 anos
  • Meio-campista
  • Time atual: Manchester United
  • Altura: 187 cm
  • Peso: 83 Kg
  • Perna boa: direita

Assim, as aspirações e chances de Portugal na Copa do Mundo do Catar 2022 dependem em grande parte do desempenho de Ronaldo. Nada é surpreendente vindo do craque do Manchester United. Tudo é possível com ele no campo de jogo.

Participação em Copas do Mundo

PJGFA
1772

Até onde você acha que Portugal pode chegar na Copa do Mundo do Catar 2022? Você aposta que Ronaldo ganhará a Chuteira de Ouro?

Rolar para cima