O Marrocos buscará, em um grupo difícil, passar de fase em uma Copa do Mundo após 36 anos

A seleção do Marrocos disputará sua sexta Copa do Mundo em Catar 2022. Esta é a segunda Copa do Mundo consecutiva com presença dos marroquinos, presentes também na Rússia há quatro anos. A seleção africana buscará sua terceira vitória em uma Copa do Mundo, em um grupo que a priori parece muito difícil.

O Marrocos é treinado pelo bósnio Vahid Halilhodzic, que está no comando desde 2019. Nas eliminatórias africanas, eles se classificaram com uma grande vantagem após vencer o Congo na fase final. O primeiro jogo terminou em 1 a 1, mas os marroquinos venceram a segunda partida com uma convincente vitória por 4 a 1.

BODOG BLOG MARRUECOS EQUIPO PT

O Marrocos tem bons jogadores em seu elenco. Sua estrela indiscutível é Achraf Hakimi, mas Yassine Bounou, Romain Saiss, Youssef En-Nesyri e Sofyan Amrabat também se destacam.

Antes, na fase de grupos, eles se classificaram confortavelmente após terminarem como líderes, com 18 pontos de 18 possíveis, marcando 20 gols e sofrendo apenas um.

Embora não sejam uma seleção com a hierarquia de Senegal, Argélia ou Egito, tem bons expoentes em todas as suas linhas, embora sinta a falta de Hakim Ziyech, que brigou com o treinador.

POSIÇÃO NO RANKING FIFA: 22. Marrocos: 1558,9 PONTOS

A seleção marroquina tem a honra de ser a primeira equipe árabe e africana a chegar à fase de grupos de uma Copa do Mundo. Eles conseguiram em México 1986. Aqui estão seus resultados mais recentes:

Copas do MundoResultados
França 1998Eliminada na primeira fase.
Coreia & Japão 2002Não se classificaram.
Alemanha 2006Não se classificaram.
África do Sul Não se classificaram.
Brasil 2014Não se classificaram.
Rússia 2018
Eliminada na primeira fase.

Em Catar 2022, o Marrocos estará no Grupo F, junto com Bélgica, Canadá e Croácia. É um grupo difícil mas não impossível para os marroquinos, onde a partida a vencer é a que jogarão contra os norte-americanos. Se conseguirem vencer, os africanos poderão sonhar.

Você acha que o Marrocos vai conseguir passar de fase em Catar 2022?

Vahid Halilhodzic: um técnico exigente, que levou o Marrocos para uma nova Copa do Mundo

Vahid Halilhodzic é um treinador muito exigente. Muitas vezes criticado ao longo de sua carreira por seus duros trabalhos de força, no Marrocos seus métodos deram frutos.

Ele não perdeu em toda a fase classificatória para Catar 2022. Entretanto, a realidade é que o jogo do Marrocos não é o mais atraente e eles estão lutando com a falta de hierarquia no ataque.

BODOG BLOG MARRUECOS DT PT

Talvez a chave do sucesso de Vahid Halilhodzic é que ele encontrou o sistema certo para seus jogadores. Ele passou de um 4-4-2 para um 3-5-2 que ocasionalmente, em momentos defensivos, se transforma em um 5-3-2.

Além disso, Vahid Halilhodzic dá a Achraf Hakimi total liberdade para jogar na lateral direita do jeito que quiser, o que dá à equipe marroquina muitas variantes ofensivas.

Ao fazer isso, Hakimi não tem a pressão de se concentrar na defesa, mas para isto é fundamental a boa cobertura dos meio-campistas, como Sofyan Amrabat.

Apesar de alguns problemas, é uma das seleções que terminaram jogando a fase classificatória, juntamente com o Senegal. Entre as principais marcas do jogo marroquino, podemos destacar:

  • bom controle da bola
  • movimentação intensa pelas laterais
  • velocidade nas transições defesa-ataque

POSSÍVEL ESCALAÇÃO INICIAL

BODOG BLOG Alineacion MARRUECOS

Estatísticas do Marrocos em Copas do Mundo

 Catar 2022 será a sexta Copa do Mundo para os marroquinos, que não contam com grandes números na competição, mas sempre foram uma equipe difícil de vencer.
Sua porcentagem de vitórias é de 12,5%, marcando 14 gols e sofrendo 22. Conta com uma média de 0,88 gols marcados por jogo.
BODOG BLOG MARRUECOS FANS PT

Têm três máximos artilheiros, com dois gols cada: Salaheddine Bassir, Abdeljalil Hadda e Abdelrazzak Khairi.

Participação do Marrocos em Copas do Mundo

PJPGPEPPGFGC
162591422

Dos jogadores ativos, o melhor atacante do Marrocos é Youssef En-Nesyri, mas não se trata de um jogador top, portanto não é claro que o recorde possa ser quebrado.

Achraf Hakimi, um lateral como poucos no mundo para levar o Marrocos para a próxima fase

Achraf Hakimi disputará em Catar 2022 sua segunda Copa do Mundo, após sua participação em Rússia 2018, torneio no qual o Marrocos mereceu muita mais sorte da que teve.

Hakimi foi o responsável por esse sucesso amargo da seleção africana. O lateral do Paris Saint-Germain, de apenas 23 anos, deixou muito claras suas qualidades ofensivas e defensivas naquela Copa do Mundo.

BODOG BLOG MARRUECOS FIGURA PT

Hakimi é um lateral com uma enorme vocação de ataque. De fato, na temporada 2021-2022 ele marcou três gols e deu seis assistências, sendo números realmente bons para um zagueiro.

achraf hakimi
  • Achraf Hakimi.
  • Número #2
  • Edad: 22 anos
  • Lateral
  • Time atual: Paris Saint-Germain
  • Altura: 181 cm
  • Peso: 743Kg
  • Perna boa: direita

No Marrocos, a lateral direita é dele. O treinador optou frequentemente por mudar o sistema de 5-3-2 para 3-5-2 para dar mais liberdade a Hakimi, que é uma peça-chave no funcionamento de sua seleção.

PJGFA
300

Você acha que o lateral do Paris Saint-Germain, Achraf Hakimi, levará o Marrocos para além da fase de grupos?

Rolar para cima