Richarlison: Tudo sobre o destacado jogador da seleção Brasileira

O Brasil fez um Mundial que merece ser esquecido no Catar por quase todos os seus jogadores. Porém, se há alguém que merece destaque no time que foi comandado por Tite é Richarlison, um dos poucos pontos positivos da Seleção Canarinho.

richarlison jogador

Esta foi a primeira Copa do Mundo disputada por Richarlison de Andrade, um jovem de 25 anos nascido em Nova Venécia no Espírito Santo e que teve pouco tempo para mostrar o seu futebol nos gramados brasileiros.

Ainda bem jovem foi contratado pelo Watford e já está em seu terceiro clube no campeonato nacional de futebol mais importante do mundo, a Premier League.

Quem é Richarlison de Andrade

A história de Richarlison não é diferente do que vemos em 90% dos casos dos jogadores brasileiros, ou talvez até uma porcentagem maior. O agora camisa 9 da Seleção Brasileira cresceu em um bairro pobre de Nova Venécia no Espírito Santo, sua cidade natal.

Filho de pais separados, Richarlison escolheu viver com o pai desde os seis anos por conta de um amor que uniu pai e filho desde muito cedo: a bola. E como precisava trabalhar para se sustentar e sustentar o filho, o pai deixava a criança na casa de sua irmã.

Segundo o seu pai, essa era a única chance de Richarlison conseguir estudar e manter os treinos de futebol.

Porém, se a infância pobre de Richarlison não o difere de grande parte de seus companheiros no esporte, a sua consciência social parece ser bastante diferente dos demais, o que faz do jogador um craque dentro e fora do campo.

Richarlison mesmo sendo ainda jovem aos 25 anos é engajado em causas sociais e não se esquiva quando precisa dar a opinião sobre assuntos relevantes para a sociedade como na vacinação contra a Covid-19 ou na época do brutal assassinato de George Floyd.

Histórico da carreira esportiva do jogador Richarlison

Richarlison começou a jogar futebol nas categorias de base de um clube de sua cidade natal, Nova Venécia no Espírito Santo. Esse clube era o Real Noroeste, onde o jogador chegou ainda no ano de 2013.

Em 2014 conseguiu ser contratado pelo América-MG e jogou a Série B de 2015 pelo Coelho, onde conseguiu ser um dos destaques da campanha do time com 9 gols e 4 assistências nas 24 partidas que disputou. Naquele ano o América-MG conseguiu o acesso para a Série A do Brasileirão.

Bastou apenas um ano na Série B com a camisa do Coelho para que Richarlison conseguisse uma transferência para o Fluminense. E com a camisa Tricolor logo conseguiu cair nas graças da torcida marcando o seu primeiro gol logo em um Fla-Flu em uma vitória por 2×1.

No Fluminense o atacante mostrou a versatilidade que tem sido a sua marca tanto no futebol europeu quanto com a camisa amarela da Seleção: jogou como ponta esquerda, como ponta direita e também como centroavante.

No Fluminense Richarlison disputou O Brasileirão em 2016 e 2017, além de ter disputado também a Copa Sul-americana de 2017. 

Porém, já na metade do ano de 2017 o Tricolor das Laranjeiras anunciou a venda de Richarlison para o Watford  da Inglaterra, onde o jogador foi comprado por 12,5 milhões de euros e assinou por cinco anos, mas acabou ficando apenas uma temporada.

Em julho de 2018 o atacante foi negociado por 45 milhões de libras com o Everton, tornando-se a contratação mais cara da história do clube. Mesmo sem títulos o jogador marcou 52 gols em 152 partidas disputadas com o time azul de Liverpool.

A última transferência de Richarlison foi em julho de 2022 para o Tottenham, em um negócio que pode custar até 60 milhões de libras para o clube londrino.

Richarlison da seleção brasileira

A história de Richarlison com a Seleção Brasileira começa ainda na base, quase foi convocado pelo então treinador Rogério Micale para disputar o Sul-americano Sub-20 no ano de 2017. Na competição o pombo marcou 2 gols.

selecao basileira richarlison

Nessa época o jogador ainda fazia a alegria de quem gosta de apostar na liga brasileira. Mas nunca foi convocado para jogar no time canarinho enquanto ainda defendia um clube do Brasil.

Um ano depois, o atacante foi chamado por Tite para os amistosos da seleção principal contra os Estados Unidos e contra El Salvador. Já no segundo jogo contra os salvadorenhos foi titular e marcou 2 gols na vitória.

Em 2019 fez parte do grupo que foi campeão da Copa América disputada no Brasil, e em 2021 foi um dos astros que conquistou a medalha de ouro no futebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados por conta da pandemia de Covid-19.

Mesmo tendo apenas 25 anos, Richarlison já traz números expressivos com a camisa da Seleção Brasileira: tem 20 gols marcados em 42 jogos disputados. São:

  • ·         3 gols em Copa do Mundo;
  • ·         9 gols em Amistosos;
  • ·         2 gols em Copa América;
  • ·         6 gols em Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Richarlison na Copa do Mundo Catar 2022

A atuação de Richarlison na Copa do Mundo do Catar em 2022 foi um dos poucos pontos que merecem destaque na história da Seleção Canarinho, a seleção mais vitoriosa da história do futebol em todo o mundo.

E ainda há um ponto que merece destaque: Richarlison se machucou pouco antes do Mundial e chegou até mesmo a cogitar o seu corte. Não há certeza de que o seu problema na panturrilha tenha sido plenamente recuperado antes da competição.

Richarlison também se reapresentou ao Tottenham com problemas depois do Mundial. O atacante sentiu uma lesão no tendão da coxa ainda no aquecimento da partida contra a Croácia, mas mesmo assim ainda atuou até os 38 minutos do segundo tempo.

Se na Copa do Mundo de 2018 Gabriel Jesus usou a camisa 9 e terminou o torneio sem nenhum gol marcado, Richarlison logo na primeira partida já exorcizou os fantasmas e marcou dois gols contra a Sérvia.

O seu gol de voleio foi eleito pela FIFA o mais bonito do torneio e acabou com um longo jejum: desde a Copa do Mundo de 2002, há 20 anos com Ronaldo Fenômeno, O Brasil não estreava em uma Copa com gol do camisa 9.

Richarlison passou em branco contra a Suíça e não enfrentou Camarões, marcando o seu terceiro e último gol na Copa contra a Coreia do Sul nas oitavas de final.

Qual é a equipe atual da Richarlison?

Após fazer boas temporadas no Everton, Richarlison foi comprado na última janela de transferências pelo Tottenham, clube da capital Londres.

richarlison spurs

Nos Spurs, Richarlison terá a companhia de nomes importantes como Harry Kane e do coreano Heung-Min Son no ataque.

Em seis meses no clube londrino o jogador ainda não conseguiu grande sucesso, com os seus dois únicos gols tendo sido marcados na vitória contra o Olympique de Marselha na fase de grupos da UEFA Champions League.

Na ocasião o Pombo em apenas 4 minutos balançou a rede duas vezes para vencer uma partida complicada, que até os 76 minutos de jogo ainda estava empatada em 0x0.

Scroll to Top