Conheça Richarlison da seleção brasileira antes de apostar em futebol

O Brasil fez um Mundial no Catar que merece ser esquecido, por quase todos os seus jogadores. Porém, se há alguém que merece destaque no time que foi comandado por Tite, é Richarlison.

richarlison jogador futebol

Atualmente no Tottenham, ele, ainda bem jovem, foi contratado pelo Watford e de lá para cá foi escalando o nível de seus clubes, em uma das melhores ligas para apostar em futebol, até chegar nos Spurs, um dos membros do chamado “Top 6”, no qual figuram os melhores times da Premier League. Conheça mais sobre sua trajetória antes de apostar em futebol.

Quem é Richarlison de Andrade?

A história de Richarlison não é diferente do que vemos em 90% dos casos dos jogadores brasileiros, ou talvez até uma porcentagem maior. O agora camisa 9 da Seleção Brasileira cresceu em um bairro pobre de Nova Venécia, no Espírito Santo, sua cidade natal.

Filho de pais separados, Richarlison escolheu viver com o pai desde os seis anos, por conta de um amor que uniu pai e filho desde muito cedo: a bola. E como precisava trabalhar para sustentar o filho, o pai deixava a criança na casa de sua irmã.

Segundo o próprio pai, essa era a única chance de Richarlison conseguir estudar e manter os treinos de futebol.

Porém, se a infância pobre de Richarlison não o difere de grande parte de seus companheiros no esporte, a sua consciência social parece ser bastante diferente dos demais, o que faz do jogador um craque dentro e fora do campo.

Richarlison, mesmo sendo ainda jovem, aos 26 anos, é engajado em causas sociais e não se esquiva quando precisa dar a opinião sobre assuntos relevantes para a sociedade, como a vacinação contra a covid-19 ou a importância da terapia para profissionais do esporte.

Histórico da carreira esportiva do jogador Richarlison

Richarlison começou a jogar futebol nas categorias de base de um clube de sua cidade natal, Nova Venécia, no Espírito Santo.

carreira esportiva richarlison

Esse clube era o Real Noroeste, onde o jogador chegou ainda no ano de 2013. Na metade de sua carreira, além da seleção brasileira, o centroavante já acumula passagens por cinco equipes, saiba mais sobre cada uma delas.

América Mineiro

Em 2014, foi contratado pelo América-MG e jogou a Série B de 2015 pelo Coelho, onde conseguiu ser um dos destaques da campanha do time, com 9 gols e 4 assistências nas 24 partidas que disputou, mesmo ainda atuando pelos lados do campo. Naquele ano, o América-MG conseguiu o acesso para a Série A do Brasileirão.

Fluminense

No Fluminense, Richarlison esteve em campo por apenas duas temporadas, mas foi o suficiente para chamar a atenção de times europeus. Foi vendido posteriormente ao Watford, sendo uma das transferências mais caras do Brasileirão. Encerrou sua passagem com 67 partidas disputadas, 19 gols marcados e foi campeão da Primeira Liga e da Taça Guanabara.

Watford

Mesmo em período de adaptação no futebol inglês e competindo por uma equipe que lutava contra o rebaixamento, na parte de baixo da tabela, sua passagem pelo Watford foi positiva. Atuou em diversas posições do ataque, encerrou seu ciclo marcando cinco gols e dando quatro assistências, em 41 jogos disputados, chamando a atenção de diversos clubes do país.

Everton

Rapidamente, virou ídolo do clube situado em Liverpool, principalmente por sua garra demonstrada em campo, formando uma dupla de ataque marcante com Calvert-Lewin e sendo peça principal para livrar o time do rebaixamento na época, em 2021/22. Em quatro temporadas, o atacante brasileiro marcou 43 gols pelos Toffees, ao longo de 135 aparições.

Tottenham

No Tottenham, Richarlison teve dificuldades, por conta da concorrência com Harry Kane e Son, no ataque. Chegou a ser questionado pela torcida e pela imprensa em diversos momentos, muito por conta do alto preço pago para tirá-lo do Everton, mas novamente deu a volta por cima e se firmou no ataque dos Spurs, onde é peça importante, principalmente no quesito gols.

Richarlison na seleção brasileira

Sua jornada na seleção brasileira começa ainda na base, onde disputou sua primeira partida e marcou seu primeiro gol oficial no Sul-Americano de 2016, enquanto ainda atuava pelo Fluminense. Sua primeira convocação e estreia na seleção principal, aconteceu quando o camisa nove tinha apenas 21 anos, em um amistoso contra os Estados Unidos.

jogador selecao brasil

O primeiro gol com a amarelinha veio no jogo seguinte, no amistoso contra El Salvador, que terminou em uma goleada por 5 a 0, na qual Richarlison marcou dois gols.

Indo para o seu sétimo ano vestindo a amarelinha, Richarlison já foi protagonista na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2020 (disputados em 2021, por conta da pandemia de covid). Terminou como artilheiro da competição, com 5 gols em 6 partidas. Veja a lista de todos os gols de Richarlison pela seleção brasileira até o momento.

  • Copa do Mundo – 3 gols em 4 jogos;
  • Amistosos – 9 gols em 22 jogos;
  • Eliminatórias para a Copa do Mundo: 6 gols em 10 jogos;
  • Copa América: 2 gols em 10 jogos;
  • Geral: 20 gols em 48 partidas.

Richarlison na Copa do Mundo Catar 2022

A atuação de Richarlison na Copa do Mundo do Catar em 2022 foi muito positiva, principalmente sabendo que o jogador se machucou pouco antes do Mundial e chegou-se até mesmo a cogitar o seu corte.

Se na Copa do Mundo de 2018 Gabriel Jesus usou a camisa 9 e terminou o mundial sem nenhum gol marcado, Richarlison, logo na primeira partida exorcizou os fantasmas e marcou dois gols contra a Sérvia.

O seu gol de voleio foi eleito pela FIFA o mais bonito do torneio e acabou com um longo jejum: desde a Copa do Mundo de 2002, há 20 anos, com Ronaldo Fenômeno, o Brasil não estreava em uma Copa com gol do camisa 9.

Richarlison passou em branco contra a Suíça e não enfrentou Camarões, marcando o seu terceiro e último gol na Copa contra a Coreia do Sul, nas oitavas de final.

Richarlison na Copa América

Richarlison disputou uma Copa América pela seleção, a edição de 2019 disputada no Brasil, onde mesmo perdendo algumas partidas por questão de saúde, o centroavante foi campeão, marcando um dos três gols na final, vencida contra a seleção do Peru pelo placar de 3 a 1.

A próxima edição do torneio continental acontecerá entre junho e julho de 2024, e você já pode começar a apostar na Copa América, que, muito provavelmente, terá Richarlison como um dos convocados.

Richarlison rumo à Copa do Mundo 2026

Apesar de ainda faltar quase dois anos para a Copa do Mundo, Richarlison segue trabalhando firme no Tottenham e é presença frequente nas convocações da seleção. Por isso, deve estar entre os 23 que irão disputar o torneio nos três países sede, Canadá, Estados Unidos e México.

E falando em Mundial, o torcedor brasileiro inegavelmente já começa a pensar no tão sonhado hexa. Pensando nisso, a Bodog já disponibilizou mercados para que você possa apostar na Copa do Mundo.

Por que o apelido de Richarlison é pombo?

Seu apelido foi dado no ano de 2018, após publicar um vídeo nas redes sociais dançando semelhante aos movimentos de um pombo ao som da música “Dança do Pombo”, de autoria de MC Faísca e os Perseguidores.

Com sua coreografia engraçada, rapidamente a brincadeira pegou e Richarlison resolveu comemorar seus gols imitando o animal.

Qual é a equipe atual da Richarlison?

O seu clube atual é o Tottenham, equipe londrina de destaque da Premier League, que, apesar de nunca ter vencido o torneio, costuma brigar pelas primeiras posições da tabela do campeonato.

O atacante chegou ao time em junho de 2022 pelo valor de 58 milhões de libras. Pela equipe, ele já esteve em campo em mais de 50 jogos, marcando onze gols e dando seis assistências neste período.

Envolvimento de Richarlison com causas sociais

Fora dos gramados, Richarlison é muito ativo em suas mídias, principalmente em pautas como antirracismo, ciência, preservação ambiental e violência contra mulher.

Mais recentemente, mencionou em uma entrevista o valor que dá ao seu investimento em saúde psicológica, principalmente após a eliminação da seleção brasileira no mundial do Catar. Com isso, o tema tem ganhado notoriedade e, após quase uma década, a CBF voltará a contar com a presença de um psicólogo junto à seleção brasileira.

O jogador já apoiou diversas causas, sendo uma delas o “USP Vida”, em 2020, para a qual o atacante doou uma chuteira, a fim de arrecadar fundos para pesquisas sobre a covid-19.

Aposte em futebol com os números de Richarlison

Agora que você já sabe tudo sobre o camisa nove da seleção, já pode apostar em partidas nas quais Richarlison esteja em campo de forma muito mais fácil. Será que o centroavante vai ajudar o Brasil a conquistar o hexa em 2026? Não esqueça de ver as odds da Bodog, nesta e em outras competições que a camisa verde e amarela entrará em campo!

Rolar para cima