O Japão pretende chegar às quartas de final pela primeira vez em Catar 2022

O Japão disputará sua sétima Copa do Mundo em Catar 2022. A seleção japonesa não fica de fora de uma Copa do Mundo desde França 1998 e, embora pareça que sempre participaram da competição, a Copa do Mundo da França foi a primeira de sua história.

Desde então, os japoneses têm sido uma figurinha repetida nas fases de grupos das copas do mundo. Atualmente treinada por Hajime Moriyasu, a seleção da terra do sol nascente teve umas eliminatórias impecáveis na Ásia.

JAPON PT

O Japão tem uma equipe muito boa, com vários jogadores espalhados por diversas ligas importantes da Europa, como a da Alemanha. Sua estrela é Takumi Minamino, mas também se destacam Takehiro Tomiyasu, Ko Itakura, Yuto Nagatomo, Wataru Endo e Takefusa Kubo.

POSIÇÃO NO RANKING FIFA: 24. Japão: 1552,77 PONTOS

Os japoneses disputaram 10 partidas, ganhando 7, empatando 1 e perdendo 2. Acumularam 22 pontos, marcaram 12 gols e sofreram apenas 4. Trata-se de uma seleção muito forte no continente asiático, onde tem conseguido estabelecer-se como uma equipe top.

Estas foram as participações mais recentes do Japão em copas do mundo:

Copas do MundoResultados
França 1998Eliminada na primeira fase.
Coreia & Japão 2002Perdeu nas oitavas de final para a Turquia por 1 a 0.
Alemanha 2006Eliminada na primeira fase.
África do Sul Eliminado nas oitavas de final, após perder para o Paraguai nos pênaltis.
Brasil 2014Eliminada na primeira fase.
Rússia 2018
Eliminado nas oitavas de final, após perder para a Bélgica por 3 a 2.

Em Catar 2022, o Japão compartilhará o Grupo E com Espanha, Costa Rica e Alemanha. Para avançar, eles terão que alcançar um desempenho perfeito.

Você acha que o Japão poderá finalmente superar a barreiera das oitavas de final em Catar 2022?

Hajime Moriyasu, um treinador que procura limitar o adversário

Hajime Moriyasu é o técnico do Japão desde 2018. O esquema e a estratégia tática do técnico japonês são baseados no adversário; em outras palavras, a postura do adversário define a forma em que sua equipe encara o jogo.

Este não é um detalhe menor, especialmente porque esta estratégia lhe rendeu várias críticas, já que o Japão pode e deve assumir um papel mais ofensivo com os jogadores que tem. Entretanto, é verdade que isto também os torna imprevisíveis, algo que foi demonstrado durante as eliminatórias para Catar 2022.

Entrenador PT

A forma dependerá do adversário à sua frente. O Japão parece uma equipe tímida às vezes e, em outras oportunidades, uma muito agressiva, que busca a área adversária com explosivas transições defesa-ataque.

Normalmente, Moriyasu usa um 4-1-4-1 como sua formação tática ideal, mas ele também já montou sua equipe sob outros esquemas:

4-3-34-2-3-1

O grande problema do Japão não é tanto a criação ofensiva, algo que ainda terá que trabalhar ao enfrentar grandes rivais em seu grupo em Catar 2022, mas sim sua faceta defensiva.

Embora tenha sido menos evidente nas eliminatórias, onde sofreram apenas quatro gols na etapa final, o Japão terá que melhorar muito antes dos jogos contra a Espanha e a Alemanha, duas seleções de primeiríssimo nível com um enorme potencial de ataque.

POSSÍVEL ESCALAÇÃO INICIAL

Formacion JAPON

De fato, nas eliminatórias, várias equipes quebraram sua linha defensiva de maneira simples, com simples triangulações e parcerias em bloco.

Estatísticas do Japão em Copas do Mundo

Catar 2022 será a sétima Copa do Mundo para os japoneses, que passaram de fase em três das seis copas do mundo em que jogaram até agora. No entanto, eles nunca conseguiram superar a barreira das oitavas de final, que tentarão quebrar em Catar 2022.

Fans PT

O Japão tem uma porcentagem de vitórias de 23,8% em suas participações em copas do mundo. Marcou um total de 20 gols e sofreu 29. Têm uma média de 0,95 gols marcados por jogo, uma das mais baixas entre todas as seleções participantes.

Participação do Japão em Copas do Mundo

PJPGPEPPGFGC
2155112029

Seu maior artilheiro é Keisuke Honda, que marcou 4 gols em 3 copas do mundo. Ele é seguido por Takashi Inui e Shinji Okazaki, com 2 gols cada.

Olhando para os números do Japão, parece que os japoneses terão dificuldades na frente do gol adversário.

Quantos gols você acha que os japoneses irão marcar em Catar 2022?

Takumi Minamino deverá mostrar seu potencial em Catar 2022 se o Japão quiser passar de fase

Takumi Minamino é a estrela indiscutível do Japão. Desequilibrante, veloz, encarador, com gol e um trabalho tático muito aplicado, o atacante do Liverpool inglês disputará sua primeira Copa do Mundo em Catar 2022.

Minamino, de 27 anos, joga no Liverpool sob a direção de Jurgen Klopp, um dos melhores treinadores do mundo. Ninguém joga no time de um técnico desse calibre se não tiver grandes qualidades.

Jugador
  • Takumi Minamino.
  • Número #10
  • Edad: 27 anos
  • Atacante
  • Time atual: Liverpool FC
  • Altura: 176 cm
  • Peso: 68 Kg
  • Perna boa: direita

No Liverpool, Minamino já disputou 54 partidas e marcou 13 gols. Ele é um substituto regular por causa de sua capacidade de marcar gols e criar oportunidades ofensivas para sua equipe.

PJGFA
000

Além disso, ele também tem a enorme virtude de trabalhar como meio-campista quando necessário, algo que é altamente valorizado no Japão, e ainda mais em uma Copa do Mundo.

Você acha que Takumi Minamino levará o Japão até suas primeiras quartas de final em uma Copa do Mundo?

Rolar para cima