Portugal e Suíça podem se enfrentar na Copa do Mundo do Catar 2022

Portugal e Suíça podem se enfrentar em um duelo familiar nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022, pois as duas seleções se enfrentaram anteriormente na Liga das Nações da UEFA deste ano.

portugal suiza mundial

Mas agora seria completamente diferente, porque está em jogo uma vaga nas quartas de final do torneio mais importante do futebol. Confira as informações mais relevantes para apostar na Copa do Mundo da FIFA de 2022.

Informações sobre a possível partida entre Portugal e Suíça na Copa do Mundo de 2022

Portugal passou da primeira rodada ao avançar no Grupo H, que compartilhou com Uruguai, Coreia do Sul e Gana.

Já a Suíça teve dificuldade no grupo G, que tinha as seleções do Brasil, Sérvia e Camarões.

Portugal faz partida impecável e massacra a Suíça na Copa do Mundo 2022

Coisas surpreendentes ocorreram no jogo Portugal x Suíça na Copa do Mundo do Qatar 2022. A primeira delas foi assistir CR7 no banco de reservas. Além disso, seu substituto fez o primeiro hat-trick da Copa. Sem contar a goleada histórica aplicada pela seleção lusa. Com a classificação garantida, agora Portugal enfrenta Marrocos pelas quartas de final.

O nome do jogo, sem dúvidas, foi  Gonçalo Ramos. O jovem atacante parecia veterano, apesar de poucos jogos pela seleção portuguesa. Já no primeiro tempo, após receber uma bola de João Félix, Gonçalo fugiu da marcação e colocou Portugal na frente. Quem também marcou na goleada de 6 a 1 foi o brasileiro naturalizado português Pepe. Após cruzamento, o zagueiro completou de cabeça para o fundo das redes.

Para a alegria dos torcedores, CR7 entrou em campo. Muitos fãs, de diversos países, foram ao estádio apenas para ver o craque em campo. Cristiano chegou até a marcar um gol, mas o bandeirinha logo marcou impedimento. No fim, ainda deu tempo de Portugal fazer mais um, com Rafael Leão. Uma noite histórica para uma seleção que está cada vez mais forte nesse Mundial.

Curtiu essa partida? Venha viver as emoções da Copa do Mundo 2022 no Bodog.

Data e horário6 de dezembro, às 16h (horário de Brasília)
EstádioIcônico de Lusail
FaseOitavas de final

Já a Suíça teve dificuldade no grupo G, que tinha as seleções do Brasil, Sérvia e Camarões.

Local e data da possível partida entre Portugal e Suíça

Caso se enfrentem nessa fase, Portugal e Suíça competirão no Estádio Icônico de Lusail no dia 6 de dezembro.

A que horas seria o jogo entre Portugal e Suíça?

A partida seria a última do dia, ou seja, às 16 horas, horário de Brasília.

Fase da disputa entre Portugal e Suíça

Portugal (Grupo H) e Suíça (Grupo G) podem se enfrentar nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022.

Partidas anteriores entre Portugal e Suíça

Portugal e Suíça têm um longo histórico, que é um dos mais equilibrados da Europa. No total, são 25 confrontos, com 9 vitórias para os portugueses, 11 para os suíços e 5 empates.

Eles nunca se enfrentaram anteriormente em uma Copa do Mundo, mas sim em eliminatórias, em Eurocopas e na Liga das Nações da UEFA.

equipo suiza mundial

O encontro mais importante entre suíços e portugueses foi na semifinal da Liga das Nações em 2019. Portugal venceu por 3 a 1 com um hat-trick de Cristiano Ronaldo. Em 2022, as seleções também se enfrentaram nesse mesmo torneio. Os lusitanos venceram por 4 a 0 em Lisboa e perderam por 1 a 0 na Suíça.

A partida com mais gols foi em maio de 1959, quando a Suíça venceu Portugal por 4 a 3 em um amistoso em Genf.

Como Portugal chegaria para a partida contra a Suíça?

Não foi fácil para Portugal se classificar para a Copa do Mundo do Catar de 2022, pois a equipe liderada por Fernando Santos teve que passar pela repescagem das eliminatórias europeias depois de terminar no último lugar do Grupo A, atrás da Sérvia.

Posteriormente, os portugueses derrotaram a Turquia (3 a 1) e a Macedônia (2 a 0) para, então, chegar à Copa do Mundo. A campanha não foi ruim, pois ganharam 7 jogos, empataram 2 e perderam apenas um na última rodada para a Sérvia.

equipo portugal mundial

Na Liga das Nações da UEFA, Portugal está em segundo lugar em sua zona com 7 pontos, atrás da Espanha (8). Os destaques incluem vitórias sobre a República Tcheca (2-0) e a Suíça (4-0). 

Análise de Portugal em outras Copas do Mundo

A seleção de Portugal já participou de 8 Copas do Mundo e se classificou para as últimas cinco edições. Seu melhor desempenho foi na Copa da Inglaterra de 1966, perdendo nas semifinais para os anfitriões e conseguindo chegar ao pódio depois de derrotar a União Soviética por 2 a 1.

Naquela Copa do Mundo, Eusébio, mais conhecido como ”A Pantera Negra”, foi o maior artilheiro com 9 gols.

Copas do Mundo disputadas8
Copas do Mundo conquistadas 0 (3° lugar em 1966)

Em sua história, Portugal já disputou 30 partidas de Copa do Mundo, ganhou 14, empatou 6 e perdeu 10. Em sua última participação, na Rússia em 2018, a equipe perdeu nas oitavas de final para o Uruguai, e na Alemanha em 2006 terminou em um honroso quarto lugar após perder para a equipe da casa.

Futura escalação e estrutura de jogo de Portugal

A seleção de Portugal gira em torno de sua estrela, Cristiano Ronaldo. O atacante de 37 anos jogará sua quinta Copa do Mundo no Catar e está a dois gols de superar a Pantera Eusébio (9) e se tornar o maior artilheiro da seleção portuguesa em Copas do Mundo.

Fernando Santos costuma usar o clássico esquema 4-4-2, e a aposta principal é armar uma defesa sólida, já que Portugal tem jogadores capazes de marcar gols no meio-campo, graças à experiência e juventude.

pepe portugal mundial

Além de Cristiano Ronaldo (capitão, artilheiro e jogador mais convocado), Portugal tem jogadores de destaque como Bernardo Silva, Diogo Jota, o zagueiro Pepe, o goleiro Rui Patricio, o volante João Moutinho e o jovem atacante João Félix (22 anos) do Atlético de Madrid.

A escalação mais provável para a Copa do Mundo seria Rui Patricio ou Diego Costa; João Cancelo, Pepe, Danilo, Nuno Mendes; William, João Moutinho; Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.

Copas conquistadas pela seleção de Portugal

A seleção portuguesa nunca ganhou uma Copa do Mundo, mas pode se orgulhar de ter ganhado a Eurocopa na França em 2016 e a Liga das Nações da UEFA em 2019. Além disso, foi vice-campeã da Eurocopa de 2004.

Entre seus maiores craques estão os lendários Eusébio da Silva, vencedor da Bola de Ouro em 1965, Luis Figo, vencedor em 2000, e Cristiano Ronaldo (5 vezes eleito melhor jogador do mundo). Outro jogador de destaque é Deco, campeão com o Barcelona.

Como está a Suíça para enfrentar Portugal?

A Suíça tem um futebol sólido há anos, embora ainda não tenha chegado à final. Os suíços conseguiram se classificar para a Copa do Mundo do Catar 2022 após uma grande campanha nas eliminatórias da UEFA, terminando no primeiro lugar do Grupo C, que compartilharam com a Itália, Irlanda do Norte, Bulgária e Lituânia.

Os suíços somaram 18 pontos (dois a mais que a Itália), com 5 vitórias e 3 empates. Eles não perderam e só sofreram dois gols. Atualmente, jogam na Liga das Nações e estão na lanterna do grupo com Portugal, Espanha e República Tcheca.

Análise da Suíça em outras participações em Copas do Mundo

A Suíça participou de 12 Copas do Mundo, e a edição do Catar 2022 é a quinta consecutiva. A última Copa do Mundo na qual ela não esteve presente foi Coreia-Japão 2002.

O desempenho dos suíços é discreto. Embora tenham conseguido o quinto lugar na Suíça em 1954, nunca passaram das quartas de final. No total, jogaram 37 partidas em Copas do Mundo, ganhando 12, empatando 8 e perdendo 17.

Copas do Mundo disputadas12
Copas do Mundo conquistadas 0 (5° en 1954)

Na Rússia em 2018, a Suíça chegou às oitavas de final, mas não conseguiu superar a Suécia, que os derrotou por 1 a 0 em 3 de julho.

Possível estrutura de jogo da Suíça

A Suíça mantém uma escalação uniforme, sem jogadores estrelas, mas com jogadores com experiência em grandes clubes do continente europeu. Sob o comando do técnico Murat Yakin, irmão do ex-jogador da seleção nacional Hakan Yakin, os suíços são sólidos na defesa e perigosos no ataque.

O sistema tático é geralmente 4-2-3-1 e dispõe do volante Xherdan Shaqiri, que jogará em sua quarta Copa do Mundo e é chamado de Messi dos Alpes. Ele disputou 106 jogos pela Suíça, marcando 26 gols e dando 16 assistências. O capitão é Granit Xhaka do Arsenal.

xherdan shaqiri suiza

A provável escalação para a Copa do Mundo do Catar poderia ser: Yann Sommer; Kevin Mbabu, Fabian Schär, Manuel Akanji, Ricardo Rodríguez; Granit Xhaka, Remo Freuler; Breel Embolo, Xherdan Shaqiri, Steven Zuber; Haris Seferovic.

Copas conquistadas pela seleção da Suíça

A Suíça não tem títulos oficiais da FIFA, mas é uma equipe que compete em pé de igualdade com as principais potências europeias e mundiais.

Além de chegar três vezes às quartas de final de Copas do Mundo, a Suíça teve um ótimo desempenho na Eurocopa em 2020, eliminando a França nas oitavas de final e terminando em sétimo lugar, após perder para a Espanha nos pênaltis nas quartas de final.

Previsões para o possível confronto entre Portugal e Suíça

A grande favorita para a partida entre Portugal e Suíça seria a equipe liderada por Cristiano Ronaldo. Embora haja paridade nessa fase, o vencedor será quem estiver no seu melhor momento, ou seja, os portugueses têm mais chances de vencer.

De qualquer forma, a Suíça sonha em chegar às oitavas de final, como já fez em Copas do Mundo anteriores; e eles têm potencial para isso.

Outros confrontos importantes da Copa do Mundo do Catar 2022

Além de Portugal e Suíça, as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022. contam com outros duelos emocionantes. Alemanha x Croácia é um deles, mas também pode haver uma ótima partida entre o Senegal e os Estados Unidos. Surpresas vêm por aí.

Senegal x Estados Unidos: uma possível partida das oitavas de final


Senegal USA Copa del Mundo 2022 1

Caso o Senegal vença o Grupo A (Catar, Equador e Holanda), a seleção enfrentará os Estados Unidos (Grupo B). Senegal x Estados Unidos aconteceria no Estádio Internacional Khalifa em Doha, em 3 de dezembro.

Alemanha e Croácia: possível confronto das oitavas de final


Alemania Croacia Copa del Mundo 2022

Duas potências podem se enfrentar nas oitavas de final do mundial: Alemanha x Croácia.  O encontro entre a tetracampeã Alemanha e a vice-campeã Croácia certamente dará muito o que falar.

A partida seria disputada no estádio Al Janoub, Al Wakrah ou Cidade da Educação dependendo das posições finais em cada grupo.

Rolar para cima