Vem aí o Campeonato Mundial de handebol!

Sede dos Jogos Olímpicos de 2020, o Japão já começa a receber algumas das principais competições esportivas do planeta em 2019. Depois da Copa do Mundo de rugby, é hora do Campeonato Mundial de Handebol Feminino. A competição acontece entre os dias 30 de novembro e15 de dezembro de 2019, em 5 cidades.

História

O Campeonato Mundial de Handebol feminino chega à sua 24ª edição em terras japonesas. A competição é dominada, desde sua criação, pelas equipes europeias. Em apenas duas das 23 edições já disputadas, o campeão não saiu do continente: Coreia do Sul, em 1990, e Brasil, em 2013.

jogo handebol profissional

O país com mais títulos do Mundial de Handebol é a Rússia, com quatro conquistas (2001, 05, 07 e 09), além de três títulos na época da União Soviética. Já a Noruega aparece com três títulos da competição, além de quatro vices, totalizando sete aparições em finais.

A atual campeã mundial de handebol é a França. A equipe venceu a competição de 2017, disputada na Alemanha, ao derrotar a Noruega na grande decisão. A França também disputou a final dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, mas ficou com a prata após ser derrotada pela Rússia. Continua a ganhar reconhecimento ao nível do Tênis ou do Voleibol. Falamos sobre isso recentemente durante as finais da ATP.

Seleção Brasileira

O Brasil foi o campeão mundial de handebol em 2013 sob comando do técnico dinamarquês Morten Soubak. O treinador assumiu o cargo em 2009 e foi o grande responsável por colocar o Brasil no mesmo patamar das grandes potências mundiais. Campeão pan-americano em 2011, o time caiu nas quartas de final no mundial do mesmo ano. Dois anos depois, com uma sequência de bons resultados e atletas em alguns dos principais times do Brasil. A seleção conseguiu uma campanha história até vencer a decisão contra a Sérvia, dona da casa, e ficar com o título mundial.

Agora, o técnico do Brasil é o espanhol Jorge Dueñas. O treinador manteve a base da equipe que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Lima, no Peru, para tentar repetir o feito de 2013 e recolocar o Brasil entre as grandes seleções do esporte mundial.

Grupos e fórmula de disputa

As 24 equipes classificadas para o Campeonato Mundial de Handebol feminino foram divididas em quatro grupos. As seleções se enfrentam dentro de suas chaves e as três primeiras avançam para a próxima fase.  Outros dois grupos serão formados e o primeiro e segundo de cada chave avança para a semifinal. A grande decisão ocorre no dia 15 de novembro, no Park Arena Kumamoto, em Higashi-ku.

historia brasil handebol

O grupo A conta com Holanda, Noruega, Sérvia, Eslovênia, Angola e Cuba; O Brasil está na chave B, considerada a mais forte do campeonato, ao lado de França, Dinamarca, Alemanha, Coreia do Sul e Austrália; No grupo C, estão Romênia, Hungria, Montenegro, Espanha, Senegal e Cazaquistão. Já o grupo D tem Rússia, Suécia, Japão, China, Argentina e Congo.

O Brasil estreia no Campeonato Mundial de Handebol feminino no dia 30 de novembro. A equipe vai à quadra contra a Alemanha, na cidade de Yamaga. Tudo da principal competição do handebol mundial você encontra no Bodog!

Rolar para cima