Conheça o impressionante Estádio Lusail, palco da final da Copa do Mundo Catar 2022

O Estádio Lusail será a grande estrela em termos de instalações esportivas na Copa do Mundo do Catar 2022, que acontecerá entre 20 de novembro e 18 de dezembro, já que será o palco da final do torneio.
FOTO 1lusail

Não restam dúvidas de que não há nenhum outro estádio no mundo como o Lusail, não só por causa do investimento multimilionário, mas também pela tecnologia de ponta que impactará os espectadores.

Venha saber mais sobre o estádio projetado para receber a final da Copa do Mundo e conheça seus luxos.

O Estádio Lusail celebra o patrimônio e a cultura do Catar

O impressionante estádio Lusail está localizado na cidade insular de mesmo nome, a 15 quilômetros da capital Doha. A cidade tem cerca de 200 mil habitantes e conta com uma marina, áreas comerciais e shopping centers, um centro de entretenimento, casas, campos de golfe, escolas, centros médicos e mesquitas.

Ele foi inaugurado em 22 de novembro de 2021 e envolveu um investimento estratosférico de cerca de 2 bilhões de dólares, com capacidade para 80 mil espectadores para receber 10 jogos da Copa do Mundo 2022: seis da fase de grupos, um das oitavas de final, um das quartas de final, um das semifinais e a final. O Lusail é o maior estádio da Copa do Mundo de 2022.

Localização

mapa lusail

As belezas e os detalhes desse estádio não são poucos. Ele foi projetado pelos arquitetos britânicos Foster + Partners, que incorporaram tecnologias sofisticadas e um design marcante, inspirando-se nas tradicionais lanternas “fanar”, que refletem a herança e a cultura do Catar.

O exterior do estádio tem uma elegante cor dourada que pretende mostrar, com o passar do tempo, o artesanato em metal envelhecido. O estádio conta com uma borda ondulada e detalhes complexos que remetem a itens decorativos históricos.

Além disso, terá uma cobertura de última geração em técnicas de engenharia e construção, pois foi feito com materiais selecionados para dar sombra: admitirá a quantidade certa de luz solar para nutrir a grama do campo. Se as condições climáticas forem complexas, a parte central pode ser fechada.

Dentro do estádio, a tecnologia utilizada conta com uma parede de som com teto curvo e laterais que transformarão a respiração dos torcedores em um caldeirão de pressão.

Lusail sediará a final da Copa do Mundo 2022 e depois será totalmente readaptado

O Estádio Lusail terá um telhado coberto por painéis solares que fornecerão eletricidade não só ao estádio, mas também às áreas próximas. Além disso, terá um sistema de refrigeração para suportar altas temperaturas, como é o caso de outros estádios, como o Estádio Education City.

A localização do estádio possibilitou trabalhar a sustentabilidade desde o início. O recinto está conectado ao metrô de Doha e também há ônibus nas proximidades.

O Lusail também reciclará água para irrigar as plantas ao redor. O sistema inteligente de detecção de vazamentos e a instalação de acessórios eficientes permitem economizar 40% mais água doce do que em outros estádios.

Após o encerramento da Copa do Mundo, a maioria dos 80 mil assentos serão removidos e doados para projetos esportivos em todo o mundo. O estádio passará então por uma transformação radical para se transformar em:

  • Um centro comunitário de escolas
  • Moradias
  • Lojas
  • Cafeterias
  • Clínicas de saúde
  • Instalações esportivas

Os assentos que restarem serão colocados nas varandas ao ar livre das novas casas.

Os jogos que serão disputados no Estádio Lusail

O Estádio Lusail será o que mais receberá partidas da Copa do Mundo, onde serão disputadas 10 partidas, incluindo a mais importante: a final da Copa do Mundo Catar 2022.

Além do jogo principal, das oitavas de final, das quartas de final e de uma das semifinais, o Lusail receberá grandes partidas como a entre Uruguai e Portugal no dia 28 de novembro. Certamente, será o duelo que definirá o líder do grupo. Os uruguaios chegam com tudo para o torneio, e os portugueses têm uma equipe cheia de estrelas.

FOTO 2 lusail

Além disso, sediará o encontro entre Brasil e Sérvia no dia 24 de novembro. Os brasileiros chegam como um dos principais favoritos para vencer o torneio, enquanto os sérvios lutarão pelo segundo lugar do grupo.

Outra grande partida que o estádio receberá será a de Argentina e México no dia 26 de novembro. Os argentinos estão em um grande momento coletivo, enquanto os mexicanos, mais incertos, buscarão o segundo lugar no grupo.

Confira o calendário de jogos que serão realizados no Estádio Lusail:

DataPartidaFase
22 de novembroArgentina x Arábia SauditaGrupo C
24de novembroBrasil x SérviaGrupo G
26 de novembroArgentina x MéxicoGrupo C
28 de novembroPortugal x UruguaiGrupo H
30 de novembroArábia Saudita x MéxicoGrupo C
2 de dezembroCamarões x BrasilGrupo G
6 de dezembro1° Grupo H x 2° Grupo GOitavas de final
9 de dezembroVencedor partida 49 x Vencedor partida 50Quartas de finall
13 de dezembroVencedor partida 57 x Vencedor partida 58Semifinais
18 de dezembroVencedor partida 61 x Vencedor partida 62Final

O Estádio Lusail é o maior estádio do Catar, com uma impressionante capacidade para 80 mil espectadores. Esse estádio terá a honra de sediar a final da Copa do Mundo, mas também é impressionante o que será feito com ele quando o torneio acabar.

Quais seleções você acha que jogarão a final da Copa do Mundo de 2022 neste cenário incrível?

Rolar para cima