Al Janoub o estádio com o design mais futurista do Catar 2022

A Copa do Mundo do Catar 2022, que será disputada de 20 de novembro a 18 de dezembro, prometeu estádios espetaculares, com designs únicos e instalações de primeira. O Al Janoub é a prova disso.
Landing Estadios AL JANOUB FOTO 1

O projeto espetacular desse estádio deu vida a uma construção única que presta homenagem a uma parte importante da tradição do Catar. Além disso, graças ao seu sistema de refrigeração, os espectadores e jogadores não sentirão o forte calor da região. Quer saber mais sobre ele?

Al Janoub presta homenagem à tradição marítima de Al Wakrah

O Estádio Al Janoub está localizado em Al Wakrah, uma cidade costeira de 87.970 habitantes no leste do país e a segunda cidade mais populosa do país árabe, depois da capital, Doha. Atualmente é a sede do Al Wakrah Sport Club, um clube de futebol da mesma cidade em que foi fundado em 1959 e que joga na Liga do Catar.

O estádio tem uma superfície de grama natural e capacidade para 40 mil espectadores. O investimento foi estimado em 286 milhões de dólares e receberá sete partidas: seis jogos da fase de grupos e um das oitavas de final.

Localização

Landing Estadios AL JANOUB ESTADIO

Foi projetado pelo arquiteto iraquiano britânico Zaha Hadid, que se inspirou nas velas das bagalas (grandes barcos árabes) usadas pelos pescadores e caçadores de pérolas da região.

Seu telhado curvilíneo tem como objetivo celebrar a história marítima da cidade de Al Wakrah, enquanto as vigas arqueadas que sustentam o telhado evocam o casco de um navio.

A construção começou em 2016 e foi concluída em 2019. Foi inaugurado em 16 de maio daquele ano na final da Copa Amir.

Um estádio com um design monumental

Como o Al Bayt, o estádio de que falamos neste artigo, o Al Janoub apresenta tecnologia patenteada de refrigeração que utiliza energia de forma eficiente para refrigerar o estádio, tornando-o adequado para uso durante todo o ano.

O design foi projetado para desempenhar um papel importante na manutenção do conforto dos fãs. De fato, a análise do microclima teve impacto na forma do estádio, sendo a aerodinâmica e a sombra gerada pelo teto fundamentais para o controle da temperatura.

Landing Estadios AL JANOUB FOTO 2

 Ao redor do estádio, foram desenvolvidos espaços verdes com um parque com mais de 800 árvores e vegetação que requer baixo consumo de água. O espaço terá passeios a cavalo, pistas de corrida e ciclovias.

Foi projetado não apenas para visitantes estrangeiros, mas também para os moradores locais usarem depois, pois terá:

  • Uma escola
  • Pistas de ciclismo, equitação e atletismo
  • Restaurantes
  • Mercados
  • Ginásios
  • Salão de festas de casamento

Quando o torneio terminar, ele será parcialmente desmontado, pois contém uma bancada modular que permite a desmontagem de metade das cadeiras com o objetivo de transferi-las para um país que necessite de infraestrutura esportiva.

Por esse motivo, sua capacidade pode ser reduzida em até 20 mil lugares após a Copa do Mundo, o que tornará o estádio perfeitamente adequado às necessidades locais.

Os jogos a serem disputados em Al Janoub

Al Janoub receberá sete partidas da Copa do Mundo, incluindo uma partida das oitavas de final.

Entre os jogos a serem disputados, destaca-se o entre França e Austrália no Grupo D, em 22 de novembro. Os franceses tentarão repetir sua glória, enquanto os australianos procurarão fazer um bom torneio.

Outra partida muito boa a ser disputada neste local será entre Gana e Uruguai no Grupo H, duas equipes em situações diferentes, mas ambas buscando avançar para a próxima rodada. Os africanos chegam com uma equipe em transição, enquanto o Uruguai tem uma geração muito forte e procurará fazer a diferença  A partida será disputada no dia 2 de dezembro.

Confira a programação dos jogos a serem disputados em Al Janoub

DataPartidaFase
22 de novembroFrança x AustráliaGrupo D
24 de novembroSuíça x CamarõesGrupo G
26 de novembroTunísia x AustráliaGrupo D
28 de novembroCamarões x SérviaGrupo G
30 de novembroAustrália x DinamarcaGrupo D
2 de dezembroGana x UruguaiGrupo H
5 de dezembro1º Grupo E x 2º Grupo FOitavas de final.

O projeto do Al Janoub é diferente de todos os estádios do mundo. Suas modernas instalações e tecnologia de ponta garantem um conforto nunca antes visto.

Além do mais, receberá grandes jogos do torneio. Que seleções você acha que vencerão neste espetacular estádio?

Rolar para cima