João Félix a referência ofensiva de Portugal no Qatar 2022

João Félix promete ser um dos grandes jogadores dos próximos anos no mundo do futebol. A sua impressionante atuação no Benfica o marcou como uma das jovens promessas e até agora não desiludiu, embora ainda possa melhorar.

JOAO FELIX header
Na Copa do Catar 2022 será uma das principais ameaças ofensivas de Portugal em um grupo muito difícil, pois terá de substituir um dos melhores jogadores da história, Cristiano Ronaldo. Será que ele vai conseguir?
JOAO FELIX foto carnet

Dados pessoais:

Nome: João Félix Sequeira
Data de nascimento: 10 de novembro de 1999
Local de nascimento: Viseu, Portugal
Idade: 22 anos
Estatura: 181 cm
Peso: 72 kg
Posição em campo: Volante
Equipe: Atlético de Madrid, Espanha
Número da camisa na seleção: 23

Prêmios:

Prêmios: Golden Boy (2019), Globe Soccer Awards como jogador revelação (2019)

João Félix tem futuro promissor no Atlético de Madrid

O caso de João Félix é muito especial. Ele se destacou no Benfica em uma temporada em que, com apenas 18 anos, chamou a atenção no futebol pelo seu impressionante repertório de gols. Depois de ser transferido para o Atlético de Madrid, ele teve vários altos e baixos que fizeram o elenco espanhol questionar se deveriam ter pagado 120 milhões pelo Menino de Ouro.

No entanto, ninguém entra na elite do futebol e se torna grande aos 18 anos de idade se não tiver um talento real. O jovem craque estreou pelo Benfica em 18 de agosto de 2018, em uma temporada em que marcou gols de todas as cores e também se tornou o jogador mais jovem a marcar 3 gols em uma partida da Liga Europa.

Com a equipe de Lisboa disputou 42 jogos, marcou 20 gols e deu 11 assistências, números de um jogador maduro com carreira profissional ou de um jogador com enorme capacidade e talento.

joao felix

João Félix se encaixa no segundo caso. E é por isso que o Atlético de Madrid investiu ao máximo na jovem promessa. Em julho de 2019, o elenco espanhol pagou 126 milhões de euros e levou a joia do momento para casa.

Com Los Colchoneros, João Félix teve momentos contraditórios. Por um lado, ele mostrou seu grande talento, mas, por outro, teve dificuldades de se destacar como era esperado. Ele alternava entre o time titular e o banco de reservas, conforme o comando de Diego Simeone, apesar de estar claro que a temporada 2022/2023 será determinante para o seu destino com os rojiblancos.

Com o Atlético, ele já disputou 112 jogos, nos quais marcou 29 gols e deu 11 assistências, deixando indícios do que é capaz de fazer. Ele comemorou um título da liga.

No que diz respeito ao seu estilo de jogo, João Félix destaca-se pela grande mobilidade. Joga muito bem com e sem bola e movimenta-se de forma excelente em espaços vazios, seja para arrastar os marcadores ou para ganhar posição.

É um grande driblador, finalizador e auxiliar e tem um ótimo repertório de finalizações, pois bate bem com a direita, com a esquerda e com a cabeça. Seu grande ponto fraco é a marcação, razão pela qual Simeone sempre exige dele o máximo.

joao felix futbol

Seus pontos fracos são:
  • Contribuição defensiva
Suas melhores características são:
  • Passes-chave
  • Finalizações
  • Controle de bola
  • Velocidade
  • Dribles

Seu valor de mercado atual é de 70 milhões de euros, segundo a Transfermarkt.

João Félix deve assumir as funções de ataque de Portugal no Catar 2022

Com a sua seleção, João Félix estreou também muito jovem, aos 19 anos. Foi em uma partida contra a Suíça pela Liga das Nações da UEFA. Desde então, ele jogou 22 jogos com 3 gols e 1 assistência.

Na seleção, houve a mesma questão que no Atlético de Madrid: alternava atuando tanto no time titular quanto no reserva, embora seja uma das grandes cartas ofensivas dos portugueses.

Para o Catar 2022, João Félix será, sem dúvida, a principal ameaça ofensiva de Portugal, principalmente levando em conta que Cristiano Ronaldo está no final de carreira aos 37 anos.

joao felix futbol

Portugal vai precisar do talento do Menino de Ouro, porque eles estão em um grupo muito difícil, o Grupo H. A seleção terá que enfrentar nada mais nada menos que Uruguai, Coreia do Sul e Gana.

No papel, os favoritos a passar de fase são os próprios portugueses e os sul-americanos, uma equipe muito forte com excelentes jogadores que chegam com vontade de recuperar o título do passado.  Nessa partida, João Félix enfrentará seu companheiro de equipe José María Giménez, em um duelo em que sairão faíscas.

Caso passem de fase, os portugueses poderão enfrentar o Brasil, Sérvia ou Suíça, todos adversários muito fortes, especialmente os brasileiros, que querem ganhar a Copa pela sexta vez.

Acha que João Félix poderá assumir o posto de Cristiano Ronaldo e ser aquele que guiará o ataque de Portugal no Catar 2022?

Rolar para cima