Alemanha e Croácia podem se enfrentar nas oitavas de Catar 2022

As oitavas de final sempre reservam surpresas e grandes partidas, como a que poderia acontecer entre Alemanha e Croácia nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022.

Alemania Croacia Copa del Mundo 2022

A Alemanha quer uma revanche após o mau desempenho em Rússia 2018 contra a Croácia, que foi a revelação da última Copa do Mundo e não se deixa intimidar por nenhum rival, mesmo que na teoria seja superior.

Dados sobre o possível duelo entre Alemanha e Croácia em Catar 2022

Alemanha e Croácia chegariam às oitavas de final após classificar em seus respectivos grupos e protagonizariam um dos duelos mais esperados da Copa do Mundo do Catar 2022.

Data e horário5 de dezembro, às 12:00
EstádioEstádio Ras Abu Aboud (974)
Grupo y FaseOitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022

O Grupo F da seleção alemã é bem difícil, com Espanha, Coreia do Sul e Costa Rica, enquanto os croatas jogarão com Bélgica, Canadá e Marrocos no Grupo E.

Que dia e onde seria o jogo de Alemanha x Croácia?

Alemanha e Croácia disputariam o jogo pelas oitavas de final da Copa do Mundo Catar 2022 na segunda-feira, 5 de dezembro, no Estádio 974 Ras Abu Aboud, em Doha. É uma grande possibilidade para apostar na Copa do Mundo de 2022.

A que horas será o jogo entre Alemanha e Croácia?

A partida começaria às 12:00 do Brasil (18:00 do Catar).

Fase da partida Alemanha x Croácia

O encontro seria pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022.

Duelos anteriores entre Alemanha e Croácia

O histórico entre as seleções da Alemanha e Croácia conta com 8 jogos: 5 vitórias para os alemães e duas para os croatas. Houve um empate.

O duelo mais importante entre croatas e alemães favoreceu a seleção vermelha e branca e foi nada menos que nas quartas de final da Copa do Mundo de França 1998, em Lyon, onde a Croácia goleou por 3 a 0 e avançou para as semifinais.

Robert Jarni, Davor Suker e Goran Vlaovic foram os carrascos da Alemanha naquela tarde memorável para o futebol croata. Dois anos antes, na Eurocopa (1996), os alemães haviam vencido por 2 a 1 nas quartas de final no Old Trafford, em Manchester.

O último confronto entre as duas seleções foi na Eurocopa de 2008, com a Croácia vencendo a Alemanha por 2 a 1 no Grupo B.

Como chegaria a Alemanha ao jogo contra a Croácia?

A Alemanha tem que passar da primeira fase do Grupo E, que divide com Espanha, Costa Rica e Coreia do Sul.

Também teve um bom desempenho nas eliminatórias europeias e foi a melhor equipe do grupo com 27 pontos, nove a mais que a Macedônia. Venceu 9 jogos e perdeu apenas um.

alemania futbol equipo mundial

Outro dado a considerar é que a seleção de Hansi Flick marcou 36 gols e apenas sofreu 4 em 10 jogos.

Em março, disputou dois amistosos contra Israel (venceu por 2 a 0) e Países Baixos (1 a 1) e, em junho, participou da Liga das Nações da UEFA, com uma vitória de 5 a 2 contra a Itália e empates de 1 a 1 contra Inglaterra, Itália e Hungria.

Análise da Alemanha em outras copas do mundo

Quando falamos da Alemanha em copas do mundo, falamos de uma verdadeira potência. Os alemães foram quatro vezes campeões mundiais (1954, 1974, 1990 e 2014), Atrás do Brasil, é a seleção que mais disputou copas do mundo, com 20 participações.

A Alemanha disputou 109 jogos de Copa do Mundo, vencendo 67, empatando 20 e perdendo 22. O saldo total de gols é de 101, e é a segunda seleção que mais pontos somou, com 221.

Participações em Copas do Mundo20
Vitórias em Copas do Mundo4 (1954, 1974, 1990 e 2014)

Na última Copa do Mundo (Rússia 2018), a Alemanha teve o pior resultado de sua história, sendo eliminada na fase de grupos e terminando na 22ª posição. 

Possível escalação e estrutura do jogo da Alemanha

A Alemanha tem uma equipe predominantemente jovem, embora mantenha os experientes Manuel Neuer, Joshua Kimmich e Antonio Rüdiger, entre outros. As mudanças vêm das mãos do novo treinador, Hans Dieter Flick, sucessor de Joachim Löw, que dirigiu a seleção por muitos anos. 

A seleção alemã adota o clássico esquema tático 4-3-3, com muita solidez na defesa central (Niklas Süle e Rudiger), versatilidade no meio-campo com Leon Goretzka, Kimmich e Ilkay Gündogan e um ataque promissor com Serge Gnabry, Kai Havertz e Leroy Sané.

manuel neuer alemania fifa

Um dos destaques da seleção da Alemanha é o atacante do Chelsea Kai Havertz, que terá a responsabilidade de suceder Thomas Müller como artilheiro da equipe. O atacante de 23 anos disputou 25 jogos com a seleção alemã, marcando 8 gols e dando 10 assistências.

Prêmios conquistados pela seleção da Alemanha

A Alemanha é uma das seleções mais bem-sucedidas da história. É tetracampeã mundial e também disputou outras quatro finais, nas quais terminou como vice-campeã. Venceu a Eurocopa três vezes (1972, 1980 e 1996) e a Copa das Confederações em 2017, que foi disputada na Rússia.

Alguns dos melhores jogadores da história são Franz Beckenbauer e Karl-Heinz Rummenigge, duas vezes ganhadores do prêmio Bola de Ouro. Outros ganhadores do prêmio foram o atacante Gerd Müller, o zagueiro Lotha Matthäus e o líbero Mathias Sammer.

É assim que a Croácia chegaria ao duelo contra a Alemanha

Os croatas se classificaram no Grupo F, composto por Bélgica, Canadá e Marrocos. Para se classificar para a Copa do Mundo do Catar 2022, a Croácia teve que sofrer até o último jogo das Eliminatórias da UEFA. Os balcânicos derrotaram a Rússia por 1 a 0 e conseguiram classificação direta.

Tal como a Bélgica, disputa a Liga das Nações da UEFA e soma 7 pontos no grupo liderado pela Dinamarca (9). Sua vitória mais importante do ano foi contra a França, em Paris, por 1 a 0.  Nesta temporada, a seleção vermelha e branca disputou dois amistosos no Catar: empatou em 1 a 1 com a Eslovênia e venceu a Bulgária por 2 a 1.

Análise da Croácia em outras copas do mundo

A Croácia disputará apenas sua sexta Copa do Mundo em Catar 2022, mas já teve performances incríveis em sua curta carreira. Em sua primeira Copa do Mundo, em França 1998, a seleção croata fez sua estreia conquistando um merecido terceiro lugar ao derrotar os Países Baixos por 3 a 2.

Participações em Copas do Mundo6
Vitórias em Copas do Mundo0 (2° em Rússia 2018)

Em Rússia 2018 também fez história ao chegar à final, onde acabou perdendo para a implacável seleção francesa por 4 a 2. Curiosamente, nas duas vezes em que a Croácia disputou as semifinais, a França acabou levantando a taça.

Possível escalação e tática de jogo da equipe

A Croácia é uma equipe organizada taticamente, que sabe estreitar os espaços do rival e que tem um jogador de grande destaque, o meia Luka Modric.

O talento do Real Madrid é o líder de uma equipe que pode jogar com uma formação de 4-2-3-1 ou de 4-3-3. O treinador é Zlatko Dalic, o mesmo que liderou uma equipe sem tantas estrelas até a final de Rússia 2018.

mateo kovacic croatia futbol

Tem dois zagueiros confiáveis como Sime Vrsaljko e Domagoj Vida, um meio-campista versátil como Mateo Kovacic, que terá que substituir Ivan Rakitic, e o sacrificado Ivan Perisic, outro dos jogadores mais conhecidos da equipe balcânica.

Prêmios conquistados pela seleção croata

Embora a Croácia seja uma seleção nova, por ser um país separado da antiga Iugoslávia, têm obtido um bom desempenho nas competições de futebol. Foi vice-campeã mundial em Rússia 2018 e terceira em França 1998.

Além disso, chegou às quartas de final duas vezes na Eurocopa de Inglaterra 1996 e Áustria-Suíça 2008.

Se orgulha de contar com um jogador que ganhou a Bola de Ouro em 2018. Foi Luka Modric, também escolhido como um dos melhores da Copa do Mundo. Seu artilheiro histórico é Davor Suker, herói naquela Copa do Mundo de França 1998.

Previsões para o possível confronto entre Alemanha e Croácia

O único antecedente de duelo direto em uma Copa do Mundo foi a favor da Croácia, que venceu por 3 a 0 em França 1998, então a Alemanha sabe o que é sofrer contra os balcânicos. De qualquer forma, a seleção dirigida por Hans Flick têm jogadores melhores e são favoritos por causa de sua história.

luka modric croacia fifa

A Croácia chega com algumas baixas em relação ao vice-campeonato em Rússia 2018 e enfrentará uma Alemanha que já iniciou uma mudança geracional e promete criar novas estrelas.

Outros confrontos importantes da Copa do Mundo de 2022

Há outros duelos de destaque nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022. Alguns impensáveis, como Estados Unidos x Senegal, duas seleções que muitos acreditavam que seriam eliminadas na primeira fase.

Possível de confronto das oitavas de final: Senegal x Estados Unidos

Senegal USA Copa del Mundo 2022

Existe a chance de Senegal e Estados Unidos se enfrentarem nas oitavas de final se os africanos terminarem em primeiro no Grupo A. A partida seria disputada no Estádio Internacional Khalifa, às 12:00 do dia 3 de dezembro.

Possível confronto das oitavas de final: Suíça x Uruguai

Suiza Uruguay Copa del Mundo 2022

Suíça e Uruguai também podem se enfrentar nas oitavas de final em 4 de dezembro no estádio Al-Janoub, às 12:00 do Brasil.

Rolar para cima