O Estádio Internacional Khalifa se prepara para receber a Copa do Mundo Catar 2022

O Estádio Internacional Khalifa, o mais antigo do Catar e sede da seleção local, será um dos mais importantes da Copa do Mundo 2022, que será disputada de 20 de novembro a 18 de dezembro.

Landing Estadios INTERNACIONAL JALIFA FOTO 1

Com um design que busca respeitar a rica história deste estádio, o Khalifa tem um lugar especial no coração dos catarianos. No entanto, ele foi preparado para a Copa do Mundo utilizando tecnologias de última geração e tendo em mente o seu legado.

Quer conhecer os segredos do Estádio Internacional Khalifa?

Khalifa: um projeto que respeita sua própria história.

 O Estádio Internacional Khalifa é a sede oficial da seleção de futebol do Catar, localizado na capital Doha, na região leste do país, que tem mais de 1,7 milhão de habitantes.

Ele foi inaugurado em 1976, mas foi reformado para a Copa do Mundo entre 2014 e 2017, com um investimento de aproximadamente 374 milhões dólares. É um estádio com muita história no país, já que foi sede

  • dos Jogos Asiáticos de 2006,
  • da final da Copa da Ásia em 2011
  • e do Campeonato Mundial de Atletismo em 2019.

Conta com uma capacidade para 45.416 espectadores e receberá oito jogos da Copa do Mundo 2022: seis da fase de grupos, um das oitavas de final e o jogo pelo terceiro e quarto lugar.

Localização

Landing Estadios INTERNACIONAL JALIFA ESTADIO

Ele foi projetado por Roger Taillibert e Dar Al-Handasah e seu exterior se destaca pela forma moderna com arcos duplos que procuram representar a continuidade e o abraço dos fãs do futebol. Embora os arcos façam parte da construção original, eles agora apresentam uma ampla cobertura que se estende abaixo deles, complementando o controle climático adicional proporcionado pelas tecnologias de refrigeração.

O Estádio Khalifa está localizado dentro do complexo Doha Sports City, que reúne várias instalações esportivas de medicina especializada em esportes e centros de pesquisa e educação. Por estar localizado no centro de todas as sedes da Copa do Mundo Catar 2022, ele terá um papel muito importante no torneio, pois seu avançado sistema de transporte fará da competição a mais bem conectada da história.

Nos arredores existem diferentes estruturas interessantes, como o Centro Aquático Hamad, o shopping Villaggio, o centro esportivo Aspire Dome e o The Torch Doha, um edifício muito alto que foi construído para os Jogos Asiáticos de 2006 e que impressiona pelo seu futurismo.

Khalifa: um estádio com prêmios internacionais em sustentabilidade

O Khalifa conta com um sistema de refrigeração inteligente que reduz o consumo de energia, o que também impacta nos sistemas de iluminação e encanamento.

Além disso, foi o primeiro estádio do mundo a receber uma classificação de quatro estrelas do Sistema Global de Avaliação de Sustentabilidade (GSAS), mérito que o Al Thumama também tem. Basicamente, o objetivo era reduzir a pegada ecológica do estádio para ter menos impacto ambiental.

Landing Estadios INTERNACIONAL JALIFA FOTO 2

Após o encerramento da Copa do Mundo, o Khalifa estará à disposição do público com diversos serviços, como:

  • o Hospital de Medicina Esportiva, um Centro Médico de Excelência da FIFA.
  • o Aspire Dome, um pavilhão esportivo.
  • o Hamad Aquatic Centre.
  • o Aspire Park.
  • Os centros esportivos especializados para mulheres.

Além disso, o estádio faz parte da Aspire Academy, que se concentra no desenvolvimento de potenciais superestrelas do mundo todo, dando oportunidades para os jovens explorarem seu talento.

Os jogos que serão disputados no Estádio Internacional Khalifa

Esta sede receberá oito jogos da Copa do Mundo, incluindo um das oitavas de final e o jogo que decide o terceiro e quarto lugar.

Uma das partidas mais importante será entre Alemanha e Japão no dia 23 de novembro. Os alemães chegam querendo se recuperar do baque que sofreram quatro anos atrás, enquanto os asiáticos estão em busca um milagre para passar de fase.

Outro duelo importante que será realizado no Khalifa é entre Espanha e Japão no da 1 de dezembro. Os espanhóis querem fazer jus ao seu favoritismo no grupo.

Confira o calendário de jogos que serão realizados no Estádio Internacional Khalifa.

DataEncuentroFase
21 de novembroInglaterra x IrãGrupo B
23 de novembroAlemanha x JapãoGrupo E
25 de novembroHolanda x EquadorGrupo A
27 de novembroCroácia x CanadáGrupo F
29 de novembroEquador x SenegalGrupo B
1 de dezembroJapão x EspanhaGrupo E
3 de dezembro1° Grupo A x 2° Grupo BOitavas de final
17 de dezembroPerdedor da partida 61 x Perdedor da partida 62Terceiro lugar

O estádio com mais história do Catar se veste de gala para receber o torneio mais importante do mundo. Por esse motivo, ele foi reestruturado e remodelado para proporcionar o máximo de conforto para os espectadores e jogadores.

Que jogo você gostaria de ver no mítico Internacional Khalifa?

Rolar para cima