Robert Lewandowski, o craque aposta da Polônia no Catar 2022 Robert Lewandowski, o craque aposta da Polônia no Catar 2022 - Bodog Blog
Facebook
Instagram
Youtube
Bodog

Robert Lewandowski, o craque aposta da Polônia no Catar 2022

Robert Lewandowski, atual jogador do Bayern de Munique, é um dos melhores atacantes do século XXI e peça-chave da seleção polonesa, equipe que quer voltar aos seus velhos tempos em Copas do Mundo

Robert Lewandowski

Venha saber mais sobre um dos maiores artilheiros do futebol e jogador-chave da seleção polonesa na Copa do Mundo de 2022 no Catar, que será disputada de 20 de novembro a 18 de dezembro. Já conhece os estádios onde o torneio será disputado?

Lewandowski qatar 2022
Dados pessoais:

Nome: Robert Lewandowski
Data de nascimento: 21 de agosto de 1988
Local de nascimento: Varsóvia, Polônia
Idade: 33 anos
Estatura: 185 cm
Peso: 81 kg
Posição em campo: Centroavante
Equipe: Bayern de Munique, Alemanha
Número da camisa na seleção: 9

Prêmios:

Prêmios: Melhor Jogador do Mundo (2020, 2021) e Melhor Jogador da Europa (2020)

Robert Lewandowski consolidou uma carreira brilhante

O atacante da seleção polonesa representou 5 clubes ao longo da sua carreira:

  • Légia Varsóvia II (Polônia)
  • Znicz Pruszków (Polônia)
  • Lech Poznań (Polônia)
  • Borussia Dortmund (Alemanha)
  • Bayern de Munique (Alemanha)

Lewandowski estreou profissionalmente em 2005 jogando pelo time reserva do Legia Varsóvia. Depois de um bom desempenho na temporada 2006-2007 com o Znicz Pruszków, marcando 36 gols em duas temporadas, ele chamou a atenção de um dos clubes mais importantes de seu país, o Lech Poznań.

Em duas temporadas com o Lech Poznań, o atacante marcou 41 gols e deu 20 assistências, com uma média de 0,5 gol por jogo, e gols e assistências a cada 0,7 partida. Números impressionantes para um jovem de 22 anos.

Lewandowski futbol polonia

Como a liga de seu país estava muito pequena para ele, o Borussia Dortmund pegou o telefone e entrou em contato com Lewandowski para contratá-lo, em 2010. No clube alemão, e sob a direção de ninguém menos que Jurgen Klopp, ele explodiu: marcou 103 gols e deu 42 assistências em 167 jogos. Em outras palavras, marcou um gol a cada 0,6 jogo e um gol ou assistência a cada 0,8; ele praticamente comemorou um gol em cada partida.

Depois do prestígio de chegar à final da Liga dos Campeões com o Dortmund em 2013, Lewandowski foi para o lado do arqui-inimigo: o Bayern de Munique, seu clube atual. Ele ganhou vários torneios com a equipe da Baviera: Mundial de Clubes, ligas e copas nacionais, Liga dos Campeões e Supercopa Europeia.

E ganhou prêmios por si só. Ganhou como Melhor Jogador do Mundo pela FIFA duas vezes (2020 e 2021) e como melhor jogador do continente pela UEFA (2020).

No Bayern de Munique, Lewandowski só continua melhorando seus números. Por isso, faltam adjetivos para descrever seu desempenho. Nas 8 temporadas em que esteve, ele marcou 344 gols e deu 72 assistências em 375 jogos. Sua média de gols por jogo é de 0,91, enquanto sua média de gols e assistências é de 1,1.

Seu desempenho é de um jogador de primeiro nível internacionalmente. Será que não estamos diante do melhor centroavante do século XXI? O que você acha?

Lewandowski qatar 2022
Seus pontos fracos são:
  • Marcação
Suas melhores características são:
  • Finalizações
  • Chutes de curta e longa distância
  • Passes em profundidade
  • Jogo de costas para o gol
  • Toques de cabeça

Atualmente, seu valor de mercado é de 45 milhões de euros, segundo a Transfermarkt.

Lewandowski: o maior artilheiro da seleção polonesa

O que mais podemos dizer sobre o jogo e a habilidade de Robert Lewandowski diante do gol do adversário? Ele é o maior artilheiro de todos os tempos de sua seleção: marcou 74 gols e deu 25 assistências em 128 jogos. Sua média é de 0,58 gol por jogo.

Na seleção, sempre jogou como centroavante, sendo a referência de ataque, a quem as bolas devem chegar. No entanto, tem uma conta pendente com sua seleção, que espera um desempenho digno de uma Copa do Mundo da parte dele. Na Copa do Mundo do Catar 2022, ele buscará o que não conseguiu na Copa do Mundo da Rússia em 2018: comemorar um gol no maior torneio do futebol.

Lewandowski futbol polonia

Em 5 de outubro de 2017, teve a honra de se tornar o maior artilheiro de seu país, com uma vitória de 6 a 1 contra a Armênia. Nesse confronto, ele marcou 3 gols, chegando a 50 gols e quebrando o recorde de 48 gols de Wlodzimierz Lubanski do final da década de 80. Lubanski chegou a dizer que Lewandowski nunca quebraria seu recorde, mas se enganou, pois o jogador do Bayern de Munique não apenas o quebrou, mas também marca mais gols a cada jogo que passa.

O recorde que Lewandowski não conseguirá quebrar, a não ser que tenha um desempenho fora do normal nessa Copa do Mundo, será o de maior artilheiro da Polônia em Copas do Mundo, já que essa honra pertence atualmente a Grzegorz Lato, que marcou 10 gols.

Lewandowski terá que marcar gols na Copa do Catar 2022 se quiser que a Polônia passe de fase

Não há dúvidas de que Robert Lewandowski será escalado para viajar para a Copa do Mundo de 2022, pois é o jogador mais importante da seleção polonesa. E também está devendo seu primeiro gol em uma Copa do Mundo, algo que para um ambicioso atacante como ele certamente será uma motivação a mais.

Na Copa do Mundo do Catar 2022, a Polônia ficou no Grupo C com Arábia Saudita, México e Argentina. Se passar de fase, a Polônia jogará contra os classificados do Grupo D. Tudo indica que brigará pelo segundo lugar com a equipe da América do Norte e que a equipe da América do Sul ficará em primeiro lugar.

Caso se classifique em segundo, é provável que enfrente a França, uma das equipes mais fortes do torneio e que quer ganhar novamente o título.

Caso se classifique em primeiro, algo improvável, já que Polônia não vence mais de um jogo em uma Copa do Mundo desde a Copa do México em 1986, talvez enfrente a Dinamarca, a mais provável revelação da Copa do Mundo que está se aproximando.

A Polônia quer reviver os velhos tempos de Copas do Mundo no Catar 2022, pois nas décadas de 70 e 80 a equipe conseguiu ótimos resultados (dois terceiros lugares) e, geralmente, passava da fase de grupos. Lewandowski, cuja qualidade não está em xeque, terá que aproveitar as oportunidades diante do gol do adversário se quiser que seu país vislumbre as chances de passar de fase.