Rosario Central x Newells, o clássico de Rosario e a nova era canalla

O duelo mais importante da cidade de Rosario, Argentina, sempre dá o que falar. Leprosos e canallas têm uma longa história de confrontos. No último duelo entre estes dois grandes clubes, após um jogo equilibrado, o Newells Old Boys venceu o Rosario Central graças a um gol de Juan Manuel García, aos 51 minutos de jogo.

dt rosario tevez

Embora sempre haja uma oportunidade de revanche neste caso, a vitória leprosa marcou o fim de uma era para o Rosario Central e o início de um novo capítulo na história do clube.

A expectativa na cidade de Rosario a cada novo encontro entre Rosario Central e Newells é enorme e em cada bairro de uma das cidades mais importantes da Argentina fala-se desse duelo.

O clássico entre Rosario Central e Newell’s tem um peso muito importante no futebol sul-americano, sendo considerado um dos mais acirrados do continente pelo fervor dos torcedores.

Quando foi disputado o clássico Rosario Central x Newells pela última vez?

Em 20 de março de 2022, pela sétima rodada da Copa de la Liga Profesional do futebol argentino, Newells e Rosario Central se encontraram no estádio Gigante de Arroyito, na rodada dos clássicos interzonais.

PartidaRosario Central x Newell’s Old Boys
Data20 de março de 2022
CampeonatoCopa de la Liga Profesional Argentina – Fecha 7 – Interzonal
ResultadoRosario Central 0 – Newells Old Boys 1

Newells fez a festa com a vitória no clássico contra o Rosario Central como visitante e foi suficiente para ficar com um placar apertado.

Quando será a próxima partida entre Rosario Central e Newells?

No momento não há data para um novo encontro entre canallas e leprosos.

Qual foi a chave para a vitória de Newells contra Rosario Central?

No âmbito de um jogo equilibrado e com maior posse de bola do Rosario Central (60%), o Newells soube aproveitar um de seus três chutes a gol defendidos por Gaspar Servio para marcar o único gol do jogo, aos seis minutos do segundo tempo, por meio de Juan Manuel García, que antes havia acertado a trave de cabeça.

vecchio pablo perez central nob

O Rosario Central tentou empatar com o jogo de Emiliano Vecchio e Marco Ruben, mas não foi fino na hora de definir. Além disso, Gino Infantino teve uma situação clara, mas a bola passou por cima do gol.

No final, o Newells poderia ter aumentado a vantagem, mas García chutou mal de cara com Servio. A equipe de Javier Sanguinetti foi mais eficaz e venceu o clássico com justiça.

Qual foi a escalação de Newells no clássico contra o Rosario Central?

Newells foi jogar no Gigante de Arroyito com um esquema de 4-4-2 firme e o técnico Sanguinetti escalou o seguinte time.

Ramiro Macagno; Armando Méndez, Cristian Lema, Wilter Ditta e Martín Luciano; Juan Garro, Pablo Pérez, Julián Fernández e Francisco González; Nicolau Castro e Juan Manuel Garcia.

Marcos Portillo, Ramiro Sordo, Nazareno Manuel Fúnez e Marco Campagnaro entraram no segundo tempo.

Como estavam se saindo Rosario Central e Newells nessa última temporada?

Apostar no futebol argentino é sempre muito atraente, geralmente há muito em jogo entre os times e tanto o Rosario Central quanto o Newells não são uma exceção.

Ao analisar a situação atual das duas equipes, antes da última batalha em que se enfrentaram, se arriscou pelo visitante, que havia três jogos que não perdia na Copa de la Liga e estava bem posicionado para ficar entre os quatro primeiros em seu setor. O Rosario Central, por sua vez, tinha dupla pressão porque jogou em seu estádio e os torcedores deixaram o treinador, Cristian González, saber disso.

Os canallas perderam dois jogos consecutivos no Gigante de Arroyito na última temporada e a paciência dos torcedores do Rosario Central começava a se esgotar. Uma derrota para o Newells poderia desencadear o caos e a saída de ”Kily” González. E, infelizmente, foi exatamente esse o destino do ex-diretor técnico do Rosario Central.

kily gonzalez rosario central

Após o resultado do último confronto, “Kily” Gonzalez deixou o Rosario Central. E foi no dia 27 de março, cinco dias depois de sofrer a derrota contra seu eterno rival, que o Rosario Central recebeu Leandro Somoza como seu novo diretor técnico. Cuja campanha também não foi bem sucedida.

E em 21 de junho de 2022, quem assumiu como técnico do Rosario Central foi, nem mais nem menos, que Carlitos Tevez.

Há alguns meses, o Rosario Central não termina de se definir, e a campanha de Tevez esteve na corda bamba. Mas, por enquanto, tem Tevez por um tempo entre os canallas.

Como ficou o histórico de Rosario Central e Newells?

Em sua história, Rosario Central e Newells Old Boys se enfrentaram em um total de 175 jogos. Os canallas venceram 53 vezes, enquanto que os leprosos venceram 44 vezes. Empataram 78 vezes.

A diferença de dez jogos a favor do Rosario Central faz com que os torcedores do auriazul lembrem seus rivais do Newells disso todos os dias, embora, nas últimas três apresentações, o clássico da cidade de Rosario tenha terminado empatado.

marco ruben central newells

O Newells não vencia o Rosario Central desde o campeonato de 2016/17, quando ganhou por 1 a 0 no Gigante de Arroyito, com um gol de Maxi Rodríguez nos acréscimos.

O Rosario Central tem mantido uma vantagem prolongada sobre o Newells nos últimos anos. Se olharmos para trás, nos últimos dez confrontos, houve cinco vitórias dos canallas e apenas uma dos leprosos.

Em termos de partidas memoráveis do clássico de Rosário, encontramos a maior goleada histórica no futebol profissional argentino: 5 a 0 do Newells sobre o Rosario Central pelo Campeonato Argentino de 1941.

Rolar para cima