História da Copa do Mundo: Origem e como surgiu

Conhecer a história é saber o motivo das origens e da importância de alguma coisa. Para os apaixonados por futebol, a Copa do Mundo pode até parecer algo simples, afinal, já é habitual no calendário esportivo.

No entanto, com o passar do tempo as coisas mudam e geram características e uma cara nova. Esse processo aconteceu com o mundial de seleções e houve uma época em que nada existia e foi aí que o primeiro torneio entrou em campo.

Você que gosta de saber tudo sobre futebol precisa fazer essa viagem no tempo conosco e conhecer a origem da Copa do Mundo.

Origem e surgimento da Copa do Mundo

A quase cem anos atrás o campeonato se estabelecia pela Federação Internacional de Futebol Associado, mais conhecida como FIFA. Anteriormente, o esporte era parte dos Jogos Olímpicos, ainda assim, a Fifa tentava realizar uma competição à parte habilitada para todas as federações associadas.

primeira copa mundo fifa uruguai

No entanto, as tentativas foram muitas e as dificuldades pela distância entre os países pioraram o cenário. Somente em 1930 é que finalmente esse grande projeto saiu do papel e foi executado.

A sede da primeira Copa do Mundo foi escolhida de uma forma muito interessante. Já que, o Uruguai havia sido campeão por 2 anos consecutivos nas Olimpíadas e completava 100 anos de sua Independência.

Decidindo pelo Uruguai, muitos países da Europa não puderam comparecer ao evento, ainda assim tiveram boas jogadas com quem pode comparecer. Entre estes países estavam:  Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia.

Uruguai 1930: A primeira Copa do Mundo FIFA

Escolhido o lugar e os participantes, era só colocar a mão na massa para ter um bom espetáculo. Além de 4 países europeus, foram somados mais 9 participações das Américas, sendo eles:  Estados Unidos, México, Brasil, Uruguai, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Argentina. Somando um total de 13 equipes mundiais.

As primeiras fases foram grupos entre 4. Depois com Uruguai, Iugoslávia, Estados Unidos e Argentina chegando às semifinais. Vencedores com o mesmo placar de 6×1, os dois times da América do Sul foram para o embate final. Por fim, no dia 30 de julho o Uruguai foi campeão do mundo e levantou a taça, que na época se chamava Taça Jules Rimet.

Crescimento da Copa do Mundo

Para apostar na Copa do Mundo já sabemos que as estatísticas são muito importantes. Por isso, vamos dar uma olhadinha em como a quantidade de possibilidades de enfrentamento aumentou desde os 13 times da primeira Copa.

Na edição seguinte, em 1934, só somaram mais 3 países, ficando com um total de 16. Já em 1938 ocorreu uma pequena queda para 15 equipes.

Nos anos seguintes, houve pausa por causa da guerra, e em 1950 o Brasil foi a sede. Em campo acabou perdendo a taça para o Uruguai.

Entre os anos de 1954 e 1978 foi estabelecida a quantidade de 16 participantes e se equilibrou assim por um tempo. Até que, em 1982 foram disputadas 24 vagas por muitos países.

apostar fifa copa mundo

O mesmo processo seguiu até 1994 nos Estados Unidos e passou a ser 32 seleções na edição sediada pela França de 1998. Esse mesmo modelo seguiria até as datas atuais e de forma muito consolidada. No entanto, há expectativas que em 2026 o número total de seleções suba para 48.

Curiosidades sobre história da Copa do Mundo

Muitas mudanças aconteceram e não foi só no número de participantes. A Copa do Mundo pode ser uma caixinha de surpresas e cheia de curiosidades para o espectador. Veja algumas curiosidades interessantes nestas 21 edições até agora.

200 mil pessoas assistiram a final no Maracanã – Copa 1950

O recorde de espectadores foi marcado na final Brasil x Uruguai. Nunca o Maracanã viu tantas pessoas juntas para ver o país sede fazer suas jogadas finais em busca da vitória.  Infelizmente não foi o resultado esperado, com o Uruguai sendo bicampeão, porém tivemos a chance de ver a seleção canarinha em campo, marcando assim a história do país.

Recorde de gols numa mesma Copa

Até hoje ninguém quebrou o recorde feito pelo artilheiro de 1958, Just Fontaine. O francês marcou 13 gols em apenas uma edição da Copa do Mundo. Infelizmente sua garra para tentar a vitória não levou seu país à final, sendo eliminado pelo Brasil nas Semifinais.

Brasil: único país que participou de todas as Copas do Mundo

O Brasil faz justiça a seu apelido como melhor do mundo e detentor de 5 títulos mundiais. Isso porque ele marcou presença em todas as competições. Curiosamente, em 1938, a Argentina puxou um boicote pela realização da Copa em solo europeu, porém isso não deteve os Brazucas que chegaram na França para participar.

Copa 1950: os jogadores passaram a usar camisas numeradas

Apesar de ter sido utilizado anteriormente, inclusive em outras copas do mundo, a numeração só passou a ser obrigatória a partir de 1950, a Fifa exigiu que os jogadores tivessem a numeração em seu uniforme e assim foi feito até os dias atuais. 

Como surgiu a Copa do Mundo feminina?

Originalmente somente os homens poderiam estar em campo, porém uma coisa que sabemos é que as mulheres não ficaram para trás e em algum momento tomam as rédeas para si, exigindo o seu direito de estar em qualquer esporte. Por isso, não poderíamos deixar de falar da origem dessa outra competição importante.

apostar copa fifa feminina

Apesar de terem um futebol arte como o dos homens, sua chance de brilhar só aconteceu 61 anos depois. Em 1991, as mulheres vestiam suas chuteiras e entravam em campo na China. Nesse momento, somente 12 participantes estavam presentes sendo elas:  Nigéria, China, Japão, Taipé Chinês, Brasil, Nova Zelândia, Dinamarca, Alemanha,  Itália, Noruega, Suécia e Estados Unidos.

Quais os maiores campeões da Copa do Mundo Feminina?

Em 9 edições foram consagradas apenas 4 equipes e, infelizmente, o Brasil não está entre elas. A maior quantidade de títulos vai para os Estados Unidos com 4 premiações e logo em seguida a Alemanha com 2. Ainda no pódio é possível ver Noruega e Japão com 1 título cada.

Quais foram as Copas do Mundo Feminina?

A copa do mundo foi realizada em 6 países diferentes, contando com 2 edições feitas em um mesmo local. Sendo elas: as edições de 91 e 2007 na China e duas edições em 99 e 2003 nos Estados Unidos. Já outras contam com apenas uma única vez em seus territórios. Sendo em 95 realizada na Suécia, em 2011 na Alemanha, em 2015 no Canadá e em 2019 na França.

Quem ganhou a última Copa feminina?

A última vitória no mundial aconteceu em 2019, em uma disputa entre os Países Baixos e os Estados Unidos. Nesta edição, o país norte americano saiu vitorioso com um placar de 2×0 e se consagrou tetracampeão mundial.

Rolar para cima