Al Thumama: um dos estádios mais imponentes para o Campeonato Mundial de Futebol do Qatar 2022

O estádio Al Thumama terá a honra de sediar a segunda partida da Copa do Mundo do Catar 2022. O evento será disputada entre 20 de novembro e 18 de dezembro. Com um design incrível, este local procura estar na vanguarda de Doha, a cidade sede.

Landing Estadios AL THUMAMA FOTO 1

Com instalações de primeiro nível, o Al Thumama procura dar ao usuário uma experiência inesquecível dentro e fora do campo devido às qualidades que tem. Este estádio em particular se destaca por ser sustentável e utilizar energia solar. Mas este não é o único segredo que ele esconde… Você quer saber mais? Fique ligado!

Al Thumama é uma homenagem a uma vestimenta típica do Catar

O estádio Al Thumama está localizado na cidade de Doha, a capital do Catar, localizada no leste do país e lar de mais de 1,7 milhão de habitantes. Foi inaugurado em 22 de outubro de 2021, quando foi sede da final da Copa Amir entre os clubes Al Rayyan e Al Sadd.

Envolveu um investimento estimado em 340 milhões de dólares, tem uma capacidade de 40 mil espectadores e receberá oito partidas da Copa do Mundo de 2022: seis da fase de grupos, um das oitavas de final e um das quartas de final.

Localização

Landing Estadios AL THUMAMA FOTO 2 copia

É o primeiro estádio projetado por um arquiteto do Catar, Ibrahim Mohammed Jaidah, que foi inspirado por um turbante tradicional do Catar. Na verdade, o revestimento branco do estádio é uma homenagem a esse tipo de ornamento de cabeça usado por menores.

O estádio reflete a herança cultural do Catar, mas também o aspecto futurista de uma cidade de vanguarda como Doha. O design complexo e a estética complementam perfeitamente o passado e o futuro do mundo árabe. Além disso, seu nome vem de uma árvore típica da região, com a finalidade de honrar os recursos naturais.

No interior, o Al Thumama tem vestiários muito modernos não vistos em outros estádios ao redor do mundo, que contam com:

  • salas de recuperação
  • uma área interna de aquecimento
  • jacuzzis
  • saunas
  • uma área de oração

Além disso, o estádio tem um hotel boutique dentro de suas instalações.

A construção recebeu o prêmio MIPIM/Architectural Review Future Project 2018 na categoria esporte e estádios. Além disso, ganhou um prêmio de melhor projeto nas categorias de instalações esportivas e estádios em construção, também concedido no evento acima mencionado. Esse prêmio reconhece as inovações tecnológicas utilizadas para o projeto e construção, e o cuidado e ligação com o meio ambiente.

Energia solar,: o principal diferencial do estádio Al Thumama

O estádio tem a particularidade de que seu sistema de refrigeração será gerado a partir da energia solar, que poderá manter a temperatura em torno de 20 graus Celsius.

Além disso, o Al Thumama tem um projeto ecológico que garante uma economia de 40% de água doce em comparação com qualquer outro estádio do mundo. A água reciclada é utilizada nos mais de 50mil metros quadrados de espaço verde ao redor do estádio, com vegetação nativa e 400 árvores cobrindo 84% da paisagem.

Nos arredores está o Parque de Conscientização Kahramaa, um complexo de caráter futurista que resgata a história das árvores de uma forma educativa. O objetivo é aumentar a conscientização sobre a conservação de água e energia. Utiliza exposições de realidade virtual, vídeos 3D e jogos interativos.

Landing Estadios AL THUMAMA FOTO 2

A área ao redor do local foi fundamental para a candidatura do Catar para sediar a Copa do Mundo de 2022, pois demonstrou um compromisso com inovação e sustentabilidade. De fato, ela tem uma série de unidades comerciais e de varejo para garantir que a área se torne um centro de exercício e atividade.

Além disso, o local tem uma certificação 4 estrelas do Sistema Global de Avaliação de Sustentabilidade (GSAS). Neste contexto, seu centro de energia foi renovado para atender aos mais recentes padrões de eficiência.

Quando a Copa do Mundo do Catar 2022 terminar, a capacidade do estádio será reduzida pela metade e os assentos retirados serão doados a países que necessitem de infraestrutura esportiva, como será o caso de outros estádios como Ahmad Bin Ali e Al Janouba. O estádio reduzido será sede de jogos de futebol e outros eventos esportivos.

Partidas a serem jogadas no Al Thumama

O Al Thumama sediará oito jogos da Copa do Mundo, incluindo um das oitavas de final e um das quartas de final. Será a sede da primeira partida da Copa do Mundo, disputada entre Senegal e Holanda, duas equipes que disputam o primeiro lugar do grupo. Confira como os africanos e europeus estão entrando no torneio.

Também é interessante observar nesta fase a partida entre Espanha e Costa Rica em 23 de novembro. Os europeus têm todas as chances de progredir, enquanto os centro-americanos procurarão causar um grande impacto.

Confira a programação dos jogos a serem disputados em Al Thumama.

DataPartidaFase
21 de novembroSenegal x HolandaGrupo A
23 de novembroEspanha x Costa RicaGrupo E
25 de novembroCatar x SenegallGrupo A
27 de novembroBélgica x MarrocosGrupo F
29 de novembroIrã x EUAGrupo B
1 de dezembroCanadá x MarrocosGrupo F
4 de dezembro1º Grupo D x 2º Grupo COitavas de final.
10 de dezembroVencedor partida 55 x Vencedor partida 56Quartas de final.

Espectadores e jogadores poderão desfrutar do Estádio Al Thumama durante quase toda a Copa do Mundo. Um cenário único para o torneio esportivo mais importante do mundo.

O Al Thumama vai roubar muitos holofotes desta edição. O que você acha deste incrível estádio?

Rolar para cima