Ahmad Bin Ali, um estádio às portas do deserto no Catar 2022

O Estádio Ahmad Bin Ali será um dos oito estádios do  Mundial do Qatar 2022, que será disputada entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

Landing Estadios AHMAD BIN ALI FOTO 1

Projetado para homenagear o Catar e a cultura islâmica, o estádio transformou o antigo em novo e tem como objetivo proporcionar uma experiência única tanto do lado de dentro como de fora. Ele também tem características nunca antes vistas em um estádio de futebol.

Conheça os segredos desta espetacular construção e mergulhe na cultura do Catar.

Ahmad Bin Ali destaca a beleza cultural do Catar

O Estádio Ahmad Bin Ali está localizado na cidade de Rayan, que fica na parte central do país e tem uma população de mais de 700 mil habitantes. É o lar do Al Rayyan, equipe da Liga do Catar.

Embora tenha sido inaugurado em 2003, foi demolido em 2015 para sediar a Copa do Mundo. Com um investimento estimado em 200 milhões de dólares, foi reconstruído a partir de 2016 e reaberto em 2020. Ele tem capacidade para acomodar 44.740 espectadores e receberá sete partidas: seis da fase de grupos e um das oitavas de final.

Localização

Landing Estadios AHMAD BIN ALI ESTADIO

Foi projetado pela Patter Design. A fachada do local foi criada para representar questões-chave da cultura do Catar e da arquitetura islâmica. Os padrões são semelhantes às formas geométricas da arquitetura da área, e sua impressionante complexidade reflete o artesanato do Catar.

Representa os valores familiares, a flora, a fauna, a beleza do deserto e o comércio local e internacional, elementos que estão integrados numa espécie de escudo que procura demonstrar força e unidade.

Essa homenagem não se limita à construção do estádio, pois as instalações ao redor também são uma homenagem ao país, com estruturas em forma de dunas de areia, complementadas por um cinturão verde que circula o estádio. Ele conta com ciclovias e trilhas para caminhadas e 125 mil metros quadrados de espaços verdes.

Dentro do estádio há um centro comercial, conectado à cidade por uma moderna linha de trem de alta velocidade.

Um estádio que transformou o velho em novo

O atual estádio Ahmad Bin Ali toma o lugar do antigo estádio que havia no local. Mais de 80% dos materiais de construção foram reutilizados ou reciclados na construção do novo estádio. Além disso, as árvores ao redor do antigo local foram preservadas com o objetivo de replantá-las no futuro e minimizar o impacto sobre o meio ambiente.

Landing Estadios AHMAD BIN ALI FOTO 2

Como é costume na construção de estádios para a Copa do Mundo do Catar 2022, foram implementadas medidas de eficiência energética e hídrica. As reduções na pegada de carbono também foram alcançadas devido à conexão do metrô com a cidade, o que significa menos movimento de veículos para o local do evento.

El Ahmad Bin Ali, como o Al Janoub, foi projetado e construído segundo parâmetros de sustentabilidade. Após a Copa do Mundo, a parte superior e quase metade dos 40 mil assentos serão destinados a projetos de desenvolvimento do futebol no exterior.

O estádio menor, após o torneio, será feito sob medida para as necessidades da equipe Al Rayyan.

Partidas a serem jogadas no Ahmad Bin Ali

Ahmad Bin Ali sediará sete partidas da Copa do Mundo, incluindo uma das oitavas de final.

Entre as partidas a serem disputadas, destaca-se a de 29 de novembro entre Inglaterra e País de Gales, duas equipes com potencial para avançar para a próxima rodada, que discutimos neste artigo, que é particularmente digna de destaque.

O outro grande jogo será entre a Croácia e a Bélgica em 1º de dezembro, que promete ser uma partida que definirá o topo do grupo, como discutimos neste artigo.

Confira a programação dos jogos a serem disputados no Ahmad Bin Ali

DataPartidaFase
21 de novembroEUA x País de GalesGrupo B
23 de novembroBélgica x CanadáGrupo F
25 de novembroPaís de Gales x IrãGrupo B
27 de novembroJapão x Costa RicaGrupo E
29 de novembroPaís de Gales x InglaterraGrupo B
1 de dezembroCroácia x BélgicaGrupo F
3 de dezembro1° Grupo C – 2° Grupo DOitavas de final

O Ahmad Bin Ali abrirá suas portas para os espectadores na esperança de aproximá-los da cultura e tradição islâmica e do Catar através de seu belo design.

Mas não para por aí, pois o mais importante é o que vai acontecer no campo, onde as emoções dos torcedores farão vibrar este estádio. Qual jogo você gostaria de ver no Ahmad Bin Ali?

Rolar para cima