Education City um estádio para dar aulas de futebol no Catar 2022

O Education City é um estádio localizado em uma área no Catar dedicada ao conhecimento, pois nas redondezas há universidades e instituições científicas. No entanto, entre 20 de novembro e 18 de dezembro, a sabedoria passará pelo que acontece dentro de suas instalações e com 22 jogadores correndo atrás de uma bola.

FOTO 1 education city

Sem dúvida, os arredores tornam este estádio especial, mas isso não é o único fator de destaque. Vamos falar sobre os diferenciais do Estádio Education City: sua construção, sua sustentabilidade e seu legado.

Education City: um estádio para valorizar

O Education City está localizado em Rayán, cidade do centro-leste do país com mais de 700 mil habitantes. Está localizado em uma região onde ficam as principais instituições educacionais e científicas do país, que fazem parte da Fundação Qatar.

Foi inaugurado em 15 de junho de 2020 e teve um investimento estimado de 700 milhões de dólares. Tem capacidade para 45.350 espectadores e receberá oito jogos da Copa do Mundo 2022: seis da fase de grupos, um das oitavas de final e um das quartas de final.

Foi projetado pelo estúdio Fenwick Iribarren Architects e é apelidado de “diamante do deserto” por sua fachada única. Assim como os diamantes, seu design busca representar qualidade, durabilidade, beleza e resistência.

Localização

Mapa education city

Seus triângulos formam padrões geométricos particulares que mudam de cor ao longo do dia; à noite, a fachada mostra um show de luzes coloridas.

Além disso, o estádio tem a particularidade de se elevar nas laterais para causar um efeito interessante no campo. Isso ajuda com duas questões principais:

  • o sistema de refrigeração avançado.
  • a proximidade dos espectadores com o campo.

Na região, há sete universidades de prestígio internacional, centros de pesquisa pioneiros e estruturas de um desenho muito particular, entre as quais se destacam:

  • A Biblioteca Nacional do Catar, projetada por Rem Koolhaas
  • O edifício Minaretein (mesquita do complexo estudantil)
  • O Jardim Botânico Corânico
  • O centro de equitação Al-Shaqab.
  • O Golf Club, que tem o sistema de avaliação de tacadas Trackman e seu campo de 33 buracos.
  • O Oxygen Park.
  • O Museu Sheikh Faisal Bin Qassim
  • A pista de corrida de camelos Al Shahaniya.

Education City: construído com material reciclado

O Education City recebeu três prêmios da Organização do Golfo para Pesquisa e Desenvolvimento: uma classificação de cinco estrelas na certificação de Design e Construção do Sistema Global de Avaliação da Sustentabilidade (SGAS); a classificação A* na categoria de Gestão da Construção do SGAS; e certificação de acordo com o Índice de Eficiência Energética Sazonal do GSAS.

Destaca-se que utilizou um sistema de construção inteligente, em que 55% do material utilizado são provenientes de fontes sustentáveis e 28% são materiais reciclados, o que minimiza a pegada de carbono.

Assim como estádios como Al Bayt e Al Thumama, tem um sistema de refrigeração de última geração para que torcedores e jogadores não sofram com o calor.

Ele contém sensores de dióxido de carbono que garantem uma ventilação adequada e a qualidade do ar no interior, enquanto o sistema de irrigação eficiente minimiza o consumo de água. Tudo isso é monitorado por um sistema em tempo real.

Além disso, espécies de plantas nativas e resistentes à seca foram plantadas em 75% da paisagem. O local onde fica o recinto foi bem pensado, principalmente do ponto de vista da acessibilidade para pessoas com deficiência. Os torcedores terão apenas de se deslocar um pouco para chegar aos lugares, desfrutando de caminhos sombreados e arborizados.

Após o encerramento da Copa do Mundo de 2022 no Catar, o estádio terá capacidade para 20 mil pessoas e será usado para atletismo universitário e pela seleção feminina do país. Os assentos que restarem serão doados a países que precisem de infraestrutura esportiva.

Os jogos que serão disputados no Education City

Este estádio sediará oito jogos da Copa do Mundo, incluindo um das oitavas de final e um das quartas de final. Ele terá a honra de receber seleções de alto nível, como Uruguai, Portugal e França.

FOTO 2 education city

Entre as principais partidas a serem disputadas, destaca-se a partida entre Uruguai e Coreia do Sul, no dia 24 de novembro. Os uruguaios chegam fortes à Copa do Mundo e têm possibilidade para passar de fase; enquanto os sul-coreanos buscarão surpreender.

Outra grande partida que poderá ser apreciada no Education City será a entre Tunísia e França, no dia 30 de novembro. Os franceses querem ser novamente campeões, enquanto os tunisianos viajam com o objetivo de conquistar a vitória na Copa do Mundo.

Por último, o jogo entre Portugal e Coreia do Sul, no dia 2 de dezembro, também é um destaque. Os europeus são os favoritos de seu grupo.

Confira o calendário de jogos que serão realizados no Estádio da Cidade da Educação.

DataPartidaFase
22 de novembroDinamarca x TunísiaGrupo D
24de novembroUruguai x Coreia do SulGrupo H
26 de novembroPolônia x Arábia SauditaGrupo C
28 de novembroCoreia do Sul – GanaGrupo H
30 de novembroTunísia x FrançaGrupo D
2 de dezembroCoreia do Sul x PortugalGrupo H
6 de dezembro1° Grupo F x 2° Grupo EOitavas de final
9 de dezembroVencedor partida 53 x Vencedor partida 54Quartas de final

O Education City será um estádio em que as seleções buscarão dar lições umas às outras, além de mostrar toda a sua sabedoria com a bola.

Qual equipe você acha que é mais capaz de exibir todo o seu conhecimento nesse estádio?

Rolar para cima