5 coisas a considerar antes de desistir da sua mão de poker

Já temos conversado neste blog sobre a importância de fazer fold a tempo. Hoje veremos mais em detalhe que coisas analisar, perante a dúvida.

pre flop mulher

Como incluir a ação de fazer fold na sua estratégia de jogo?

O que é fazer fold no poker?

Fazer fold no poker é desistir de sua mão, devolvendo as cartas ao crupiê. Isto faz com que você perca participação na disputa do pote por essa rodada de apostas.

fold preflop homem

Também é importante tomar cuidado no jeito de devolver essas cartas, esperando o seu momento de atuar, e fazendo movimentos calculados para não revelar suas cartas ou qualquer informação antes de tempo aos outros jogadores que ainda estão ativos na partida. 

Que outros conceitos é bom conhecer antes do fold no poker?

O problema é que desistir de sua mão de poker pode ser bem difícil. Especialmente para os iniciantes ou jogadores recreativos. Poker é estratégia mais do que outra coisa, mas esse pouquinho de azar que resta, é o que incita a continuar jogando, esperando um golpe de sorte, mesmo se as probabilidades não estiverem a seu favor.

Os profissionais, porém, confiam mesmo é nas matemáticas. E para isto é importante conhecer dois conceitos fundamentais:

Poker Equity: Consiste numa medida expressa em porcentagem que indica a vantagem que um jogador tem sobre outro na hora de se envolver num pote. Relacionado com as cartas que tem e os outs possíveis para completar o jogo desejado, conhecer seu poker equity é uma forma estratégica de escolher ficar na partida ou descartar sua mão.

No poker online, em sites que nem a Bodog, é bem fácil consultar estas porcentagens. O aconselhável é que você possa estudar alguns cenários possíveis para que a matemática fique fácil na cabeça. Mas isto é matéria para outro artigo!

Expected Value: O EV é também um cálculo matemático que pode ter um valor positivo ou negativo. Este cálculo, baseado na análise de quanto você perderia se perdesse e quanto você ganharia se ganhasse, em relação às duas probabilidades de ganhar ou perder no longo prazo, ajuda a determinar se vale a pena ou não envolver-se no pote disputado.

Então, considere estas 5 coisas antes de fazer um fold em poker:

  • O momento do torneio:

Está apenas no começo? Ou Está perto da bolha? No começo do torneio, os blinds são mais baixos e você tem todas ou quase todas suas fichas, não seria tão problemático ser mais “loose”. Todavia, se estiver perto da bolha, pode valer a pena ficar mais “tight”.

  • Suas cartas:
  1. Antes do flop: Avalie o rango de mãos, e decida se sua mão é forte ou fraca.
  2. Depois do flop: Considere o poker equity e o expected value, se o EV for positivo, e o PE o acompanhar, fique mais um pouco com suas cartas, as probabilidades estão ao seu favor.

sete dois offsuite

  • A posição na mesa: Você é dos últimos a atuar? Considerar a posição na mesa influência na capacidade de fazer ou não um blefe se for necessário. Essa decisão depende não apenas de suas cartas, ou das cartas da mesa, mas também da informação recopilada sobre os outros jogadores e o pote a ser disputado. Será que está na hora de mentir um pouquinho?
  • O momento da jogada: Está chegando no river? Quantos outros jogadores estão envolvidos no pote? Quais são suas probabilidades de ganhar a mão? Dá para mentir um pouco mais?
  • Os stacks. Você pode se permitir jogar mãos medianas ou fracas? Qual é o stack efetivo a ser disputado? Como está o stack dos oponentes? A matemática está do seu lado para especular ou está na hora de ficar conservador?

Bônus track – Antes de fazer fold em poker considere isto

Quanto você conhece seus adversários? Quanto os seus adversários conhecem você? Poker é, sem dúvidas, um jogo de estratégia, isto é mais que estatísticas.

Sua imagem de jogador tight ou loose pode protegê-lo num blefe ou aposta de valor, por exemplo. Saber ler o oponente pode ajudá-lo a defender suas fichas, mesmo se as suas probabilidades não forem tão boas.

Apesar das dicas dadas acima, não existe um manual exato para saber foldar. Só com a prática que você saberá quando ficar com as cartas, e quando largá-las.

Rolar para cima