Facebook
Instagram
Youtube
Bodog

O que é e como calcular o Expected Value (EV)  no Poker?

Há muitos tipos de jogadores de poker, sem dúvidas, e cada um pode ter um estilo ou interesse particular no jogo. Há jogadores que curtem  tanto jogar presencial quanto jogar poker online, há jogadores recreacionais, e os há profissionais. Também há  jogadores que estão apenas conhecendo os fundamentos deste esporte mental, e querem saber mais.
homem calculadora

Para todos eles, é bom entender, saber calcular e usar o conceito do EV, ou Expected Value. Neste artigo vamos ver de que se trata o famigerado EV, como é possível calculá-lo e como incluí-lo na sua estratégia de jogo.

O Que o Expected Value no poker?

O Expected Value no poker é um cálculo matemático que te permite analisar quais são as probabilidades de que a mão que você está disputando seja lucrativa para você no longo prazo. Ou seja, se tem mais chances de ganhar ou perder dinheiro no caso particular.

Com outras palavras, em base a quanto você ganharia se ganhasse, e quanto você perderia se perdesse, tendo em conta suas probabilidades de ganhar e perder essa mão particular, você obterá um resultado positivo ou negativo que poderá utilizar como bússola para tomar decisões importantes.

Obtendo um EV positivo você saberá que as probabilidades de lucrar a partir do pote disputado superam as probabilidades de perder dinheiro. Desta forma, o cálculo do EV ajuda a tomar decisões mais conscientes na hora de se envolver ou não num pote, mas qual é a fórmula para calcular o Expected Value?

Como calcular o Expected Value no poker?

A fórmula para calcular o EV depende de quatro informações que precisamos conhecer.

  • A: Quanto dinheiro você pode ganhar no pote específico a ser disputado
  • B: Quais são suas probabilidades de ganhar (para isso precisa conhecer as probabilidades de sua mão ser a vencedora no caso particular analisado)
  • C: Quanto dinheiro você pode perder em dito pote.
  • D: Quais são suas probabilidades de perder no caso particular analisado.
como calcular expected value

Daí você fará um cálculo simples ( A*B – C*D). Isso dará um resultado que pode ser positivo ou negativo, o que veremos expressado geralmente como +EV ou -EV. Mas, o que fazer com esse resultado?

Para que serve calcular o Expected Value no poker?

Uma vez que você obtém o resultado da fórmula, interpretar o resultado é bem simples.

Se o resultado do EV for positivo, então você pode apostar com mais confiança na sua mão. Se for negativo, as probabilidades não o acompanham.

Os jogadores profissionais costumam utilizar esse cálculo para tomar decisões importantes. Se vale a pena se envolver em um pote, o seguinte passo na estratégia é pensar de que modo agir: com uma aposta agressiva, fazendo uma aposta de valor, jogando de forma conservadora? Tudo depende da situação.

No caso contrário, com EV negativo, também é preciso a tomada de decisões: Será que é para desistir logo da mão? Será que dá para blefar?

jogador de poker

Como tudo no poker, cada ação realizada depende de vários fatores. Mas, sem dúvidas, dominando as matemáticas, o panorama geral da partida ou da jogada particular analisada, fica muito mais clara. Em consequência, cada decisão a ser tomada também fica mais fácil.

Se você for iniciante pode ser que tanto cálculo lhe pareça um pouco enrolado, mas como diz o ditado, é a prática que faz o mestre.