Poker HUD: saiba o que é isso

Embora certas ferramentas possam ser muito úteis para quem gosta de jogar poker online, há outras que trazem certas vantagens consideradas pouco honestas. Este é o caso dos Poker HUDs, que vamos falar neste artigo. Os HUDs são programas de computador desenvolvidos para auxiliar jogadores de poker nas análises de partidos. No entanto, como podem ser usados simultaneamente à partida, os dados proporcionados por este software dão certas vantagens ao usuário.
jogar poker online

Já conhecia os Poker HUDs? Se ainda não sabe o que é, venha conferir. Se você já sabe, mas quer descobrir porque a Bodog não permite o uso desta ferramenta nos seus torneios, te convidamos também a ler o nosso texto.

O que é o Poker HUD?

A sigla HUD significa, em inglês, heads up display, ou seja, monitor de alerta. Basicamente, o HUD é um software desenvolvido para rastrear, ler e interpretar os arquivos de informações de poker guardados em seu computador durante uma partida. A partir da coleta destes dados, o programa traduz toda a informação para uma linguagem estatística, que é exibida na tela do usuário.

Com base nestas estatísticas, o jogador pode prever os movimentos de seus adversários e, assim, elaborar estratégias mais eficientes e até personalizadas. Os HUDs mais avançados processam milhares de informações em questão de segundos, o que, claramente, traz muitas vantagens ao jogador que estiver usando.

Embora os HUDs mais modernos sejam ferramentas pagas e caras, hoje é relativamente fácil encontrar versões gratuitas na internet. Muitas vezes, inclusive, já vêm incorporados a outras ferramentas de aprendizagem ou de auxílio no Poker. Mesmo que estas versões grátis sejam mais limitadas, elas também dão certa vantagem ao seu usuário.

Por que o Poker HUD pode ser desonesto?

Ainda que os HUDs não sejam ilegais, podemos, sim, considerá-los como algo desonesto. E é bastante fácil entender o motivo: se o objetivo do poker é criar uma interação humana, no qual as pessoas disputam estratégias criadas a partir de suas experiências e inteligência, o HUD intervém nesta base mais importante. Portanto, usar o HUD numa mesa de poker é como trocar seu braço por um biônico numa disputa de queda de braço.

Obviamente, este é um assunto polêmico que gera muitas paixões. Mas o que queremos deixar claro é que, aqui, nós buscamos manter o poker com os pés fincados em suas raízes. Mesmo que o poker online seja uma forma virtual de jogar, que siga sendo uma disputa entre pessoas e que o único sistema tecnológico seja a plataforma que permite conectar jogadores de várias partes do mundo.

poker hud
Por esse motivo, a Bodog criou o Fair Play Bodog. Há mais de 10 anos, nós tentamos fazer nossos torneios de poker o mais honesto e justo possível, proibindo o uso de HUDs e com o máximo de segurança e transparência. Além disso, somos a única plataforma de poker com mesas 100% anônimas. Isso garante a igualdade entre os jogadores.

Conclusão

Não é uma questão de ser contra os HUDs, mas de ser contra as vantagens que esta ferramenta traz quando usada durante uma mesa. Há outras situações que o HUD pode ser útil. Por exemplo, após um torneio, o HUD pode te auxiliar a compreender qual foi a dinâmica da mesa; mostrar se você tem mais facilidade para jogar com certos tipos de jogadores e te ajudar a encontrar possíveis equívocos em sua estratégia.

Rolar para cima