Facebook
Instagram
Youtube
Spotify
Bodog

Taekwondo: Regras de um esporte popular no México

Com mais de 50 anos de história em solo mexicano, essa arte marcial está ganhando cada vez mais adeptos. Além de ser uma das modalidades olímpicas em que o México mais teve sucesso, pessoas de todas as idades praticam o esporte em todos os cantos do país atualmente. Confira neste artigo um pouco mais sobre as regras e a realidade do taekwondo nesse país.

arte marcial taekwondo

O que é o taekwondo?

O taekwondo é uma arte marcial moderna Surgiu na Coreia do pós-guerra, em 1955, e foi criado pelo general Choi Hong Hi. O general desenvolveu essa nova disciplina unindo a antiga arte coreana do taekkyon com o karate-do japonês.

Durante as Olimpíadas de Seul, em 1988, foi apresentado em uma exibição e, mais tarde, foi reconhecido como um esporte olímpico nos Jogos Olímpicos de Sydney, no ano 2000.

Regras do taekwondo

No taekwondo, o objetivo é nocautear o adversário ou gerar pontos dando golpes no tronco ou na cabeça. Não é permitido dar golpes abaixo da cintura do adversário. Os chutes somam pontos se dados no tronco ou na cabeça, mas os socos unicamente no tronco.

Área de combate

A área de combate no taekwondo é dentro de um tatame, é octogonal e tem um diâmetro de 8 metros por 8 metros. Já o tatame completo tem um diâmetro de 12 metros por 12 metros.

Duração de uma luta de taekwondo

A duração de uma luta de taekwondo pode variar dependendo da federação que organiza a competição, mas o mais comum é que seja disputada em 3 rounds de um minuto cada, com 30 segundos de descanso entre eles.

duracion combate taekwondo

Pontuações do taekwondo

As pontuações no taekwondo são as seguintes:

  • 1 ponto para um soco válido no peitoral
  • 2 pontos por um chute válido no peitoral
  • 4 pontos para um chute giratório válido no peitoral
  • 3 pontos para um chute válido na cabeça
  • 5 pontos para um chute giratório válido na cabeça
  • 1 ponto para o adversário por cada falta cometida

Penalizações no taekwondo

As penalizações no taekwondo são chamadas de Gam-jeon e são determinadas pelo árbitro.

Como é o equipamento do taekwondo?

O equipamento utilizado no taekwondo é composto pelas seguintes peças:

Faixas de taekwondo

As faixas ou cinturões de taekwondo são usados em volta da cintura para prender a roupa. A cor depende do nível de experiência do praticante.

cintas taekwondo

Uniforme do taekwondo

O uniforme do taekwondo é chamado de Dobok e é composto de uma calça e uma jaqueta.

Capacete, peitoral e proteções

Para a prática do taekwondo é necessário o uso de equipamentos de proteção, que incluem: capacete, peitoral ou colete, protetores de antebraço, canela e tronco, protetor de pé, virilha e mãos.

taekwondo

Taekwondo no México

O taekwondo é um esporte muito praticado na América Latina e, principalmente, no México. Há um número crescente de pessoas que optam por aprender este estilo de combate em detrimento de outros. É provável que isso seja consequência direta da visibilidade da disciplina tanto nos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos quanto nas competições de artes marciais mistas, como o UFC.

Estrelas do taekwondo mexicano nos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos

Dentro do primeiro grupo, hoje podemos destacar Briseida Acosta, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019 e Carlos Sansores, ganhador de uma medalha no Campeonato Mundial de Taekwondo de 2019, duas no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo (2018 e 2021) e de uma medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano de 2021.

Taekwondistas mexicanos no UFC

No segundo grupo, atualmente, dezenas de lutadores dominam a arte do taekwondo nas melhores competições de artes marciais mistas.

yair rodriguez mexico

Sem dúvida, quem tem mais destaque é Yair “Pantera” Rodríguez. Ele tem um recorde de 11-1 em lutas profissionais de artes marciais mistas e atualmente está se consolidando como um dos melhores lutadores da categoria peso-pena no UFC. Yair é faixa preta em taekwondo e é conhecido por seus chutes giratórios, retos e duplos no ar.

Outros lutadores de taekwondo que lutam no UFC e que merecem destaque são Will Campuzano e Henry Cejudo, também campeão olímpico de Taekwondo em Pequim 2008.

Graças ao alto nível técnico dos lutadores mexicanos, agora é o momento oportuno para fazer apostas no UFC, e você pode encontrar os detalhes de cada evento no site do Bodog.

Graças a todas as virtudes dessa arte marcial, atualmente o taekwondo continua ganhando seguidores e adeptos tanto no México como no restante da América Latina e, com isso, vemos o surgimento de novos talentos na disciplina.