Qual é o verdadeiro significado das cartas do baralho?

Seja num ambiente com vários jogadores ou apenas uma dupla, um jogo de mesa é garantia de diversão, distração e boas risadas, não é mesmo? E os mais populares jogos são jogados com baralho, que está tão inserido em nossas vidas que nem sequer percebemos…
jogos populares significado baranho

Quer um exemplo? Você já deve ter ouvido alguém dizer (em ocasiões cotidianas) que tinha “uma carta na manga”, ou então, que deu “a cartada final”. Ou aquela expressão gostosa de ouvir que é “Ele(a) é do seu naipe!”.

Neste artigo, nós trazemos para você o significado das cartas e outras curiosidades. Preparado? Então vamos lá!

O significado das cartas

Existem baralho espanhol, mas o baralho mais comum é o francês, que conta com 52 cartas que representam a quantidade de semanas de 1 ano todo. Curioso, né? Mas você ainda não viu nada.

A sequência de Ás (A) a Rei (K) tem um total de 12 cartas, que representam os meses do ano.

E se você somar todas as cartas do baralho, atribuindo o valor de 1 para o curinga, a soma é de 365, que é o número total de dias de 1 ano inteiro.

Chocado? Tem mais.

As cores dos naipes vermelho e preto simbolizam o dia e a noite e, conforme nos conta a história, os naipes simbolizam as estações do ano, sendo Ouros a primavera, Paus o verão, Copas o outono e Espadas o inverno.

Ah, e para você que fala que o baralho não tem número 1: ele tem, sim!

Ás em latim significa 1; por isso que após a carta Ás vem a carta 2.

as significado baralho

Por que o rei de copas não tem bigode?

Não existe uma explicação para isso, mas a história do baralho nos conta duas teorias:

  • Teoria 1: porque o Rei (K) de Copas seria o mais puro dos 4 Reis do baralho. É como se a barba feita fosse sinal de bondade, sabe? Se esta explicação não faz sentido para você, ainda temos mais uma.
  • Teoria 2: porque em um dos lotes impressos o rei de Copas saiu sem bigode, por pura distração dos operários. E pelo jeito ninguém se importou com isso…

O que significa o curinga das cartas de baralho?

A primeira impressão do curinga, ou joker, foi no ano de 1860 e a intenção era criar uma carta trunfo no baralho, gerando novas possibilidades dentro do jogo.

Há jogos em que ele é retirado do baralho. Em outros, ele está presente, tendo atribuições de valores diferentes conforme o tipo de jogo.

E para finalizar, mais uma curiosidade sobre o baralho!

Esperamos que tenha gostado de aprender as curiosidades sobre o baralho e, para fechar em grande estilo, nada melhor que um pouco mais de conhecimento!

As figuras dos Reis no baralho já foram representadas por personalidades históricas como, por exemplo:

  • A figura do Rei de Paus teria uma atribuição enérgica, representando Alexandre O Grande;
  • O Rei de Espadas traria uma figura autoritária, representando o rei Davi de Israel;
  • O Rei de Ouros representaria a nobreza e estaria associada a Júlio César;
  • O Rei de Copas teria sua figura associada à dignidade, sendo representado por Carlos Magno.

reis significado baralho
E se você quiser ver de perto as cartas do baralho, você pode acessar o Bodog e ainda se divertir com todos os jogos de mesa que oferecemos!

Rolar para cima