Facebook
Instagram
Youtube
Spotify
Bodog

Final Libertadores 2018: Boca Juniors x River Plate superclássico

Boca Juniors x River Plate, os dois maiores times argentinos, se enfrentaram na grande final para decidir quem seria o campeão da Copa Libertadores 2018.

Boca Juniors x River Plate libertadores 2018

Boca Jr. x River Plate na final da Libertadores de 2018

Jogar uma Libertadores não é para qualquer time. A maior competição de clubes da América reúne os melhores times do continente. No torneio de 2018, 56 clubes entraram na disputa desde a fase inicial, que começou em janeiro com a Pré-Libertadores. A partir da fase principal, foram 230 jogos disputados, com 348 gols marcados, uma média de 1,49 gols por partida.

Foi a primeira vez que as duas equipes se enfrentaram numa final de Libertadores, mas o clássico argentino já foi disputado na competição continental outras vezes. Os dois times já garantiram bons jogos pelo torneio com destaque para os confrontos das quartas de final da Libertadores de 2000 e as oitavas de final de 2015.

Em 2000, com grande favoritismo do Boca, o River até venceu o primeiro jogo por 2 a 1, no Monumental. Mas depois, na Bombonera, acabou goleado por 3 a 0. Quinze anos depois, foi a vez do River dar o troco. O primeiro jogo terminou com um empate sem gols entre os dois times. Na volta, vitória do time da faixa vermelha por 1 a 0.

river copa libertadores 2018

Na história dos confrontos do Superclássico, o Boca Juniors leva vantagem sobre o rival com 133 vitórias contra 122 do River e 113 empates, em 368 jogos disputados.

Semifinais da Libertadores em ritmo de tango

Boca Juniors e River Plate tiveram que suar suas camisas para conquistar a classificação. As duas semifinais foram resolvidas em situações diferentes, mas com finais felizes para os argentinos.

No confronto com o Grêmio, o River Plate acabou surpreendido no primeiro jogo, em Buenos Aires, por 1 a 0. Na volta, na Arena Grêmio, o time de Porto Alegre até saiu na frente. Mas acabou sofrendo a virada nos minutos finais de uma partida com muita polêmica.

No segundo gol dos argentinos, de pênalti, o árbitro marcou a penalidade após um toque de mão de Bressan após a intervenção do VAR. O que gerou muita reclamação dos gremistas, que queriam a mesma marcação para um lance parecido. A outra reclamação foi quanto à participação do técnico do River, Marcelo Gallardo, que estava suspenso, mas dava orientações por rádio.

No confronto com o Palmeiras, o Boca Juniors se mostrou mais preparado nos dois jogos. Na Bombonera, o time azul e amarelo dominou a partida. Marcou dois gols no final da partida e construiu uma grande vantagem para o jogo de volta. No Allianz Parque, o Boca conseguiu surpreender nos contra-ataques e garantiu a classificação com 2 a 2.

River no embalo das vitórias

O River Plate chegou embalado para a grande decisão. Depois da virada espetacular diante do então campeão Grêmio, a equipe argentina estava pronta para buscar seu quarto título da Libertadores da América. Para isso, precisava manter o bom desempenho até ali na competição. Foram 6 vitórias em 10 partidas disputadas, três empates e apenas uma derrota.

fas river madrid 2018

Os atacantes Lucas Pratto, ex-São Paulo, e Borré eram os artilheiros do time com 3 gols cada. O River Plate não vencia a Libertadores desde 2015, data também do último título argentino na competição.

Boca, o ressurgimento de um gigante

O Boca Juniors sempre começa a disputa de uma Libertadores como favorito. Os seis títulos conquistados na competição e o peso da sua camisa sempre abalam os adversários em um confronto. Apesar de ter se classificado para a final, o Boca não teve vida fácil na edição de 2018 do torneio.

fas boca madrid 2018

O time não começou bem a competição e quase não se classificou para as oitavas de final. Empates com o Alianza Lima e Junior Barranquilla e a derrota para o Palmeiras em plena Bombonera quase complicaram a vida do time argentino, que teve que contar com ajuda do próprio Verdão para avançar à próxima fase.

Passado o susto, o Boca parecia que tinha acordado e embalou com três vitórias, dois empates e uma derrota. Para enfrentar o seu maior rival no Superclássico, o time contava com a boa fase do meia Pavón e do atacante Benedetto. Este último foi o destaque dos confrontos com o Palmeiras marcando dois gols na Bombonera e um no Allianz Parque.

Resultado da Final Boca Juniors x River Plate

Como se podia imaginar, as duas finais da Libertadores de 2018 entre Boca Juniors x River Plate foram marcadas por muitos problemas e polêmicas. Desde os primeiros minutos após a confirmação da disputa, torcedores e jogadores de ambas equipes começaram a se provocar nas redes sociais. Estava decretado o clima do jogo.

Para a primeira partida, marcada para o dia 10 de novembro, em Bombonera, tudo parecia tranquilo, exceto pela forte chuva que desabou sobre Buenos Aires no dia do jogo. A chuva foi tão intensa que a partida teve de ser transferida para o dia seguinte. Já sem chuva, o jogo foi extremamente disputado como era previsto. No fim, empate por 2 a 2.

O último e decisivo jogo deveria acontecer na semana seguinte, no estádio Monumental de Núñez. Porém, uma emboscada organizada por torcedores do River encurralou o ônibus do time do Boca Jr., que foi apedrejado, ferindo alguns atletas. Consequentemente, a partida foi cancelada.

Como foi definido o resultado?

Durante mais de uma semana houve grande impasse sobre onde e quando iria acontecer a grande final. Por fim, em uma decisão inédita, a Conmebol anunciou que a partida seria disputada no estádio do Real Madrid, na capital espanhola, para assegurar a integridade física dos jogadores, que não se sentiam seguros para realizar o jogo na Argentina.

estadio real madrid Boca Juniors x River Plate

Neste segundo jogo, disputado no dia 9 de dezembro, o River Plate não deu chances ao Boca Jrs. e venceu o seu maior rival pelo placar de 3 a 1, garantindo, assim, o seu quarto título da Libertadores.

Aposta na Copa Libertadores

Além do River Plate, muitas pessoas também saíram campeãs após a final da Copa Libertadores de 2018. Todos os que apostaram no River Plate campeão ganharam algum dinheiro. E você também pode ganhar: basta fazer sua aposta nos jogos da Libertadores.

Acesse agora o site da Bodog e faça seu cadastro grátis. Quem sabe você também será o campeão da Libertadores desta temporada!