O que é o “Gap Concept” no poker e como funciona?

À medida que você for avançando de nível como jogador de poker, irá esbarrar com novos conceitos para poder somar à sua estratégia. Já ouviu falar, por exemplo, do Gap Concept?

apostar gap concept poker
É possível que já tenha ouvido falar do Gap Concept, mas será que realmente sabe como usá-lo em seu favor?  No artigo de hoje vamos aprofundar nesse conceito e analisar seus usos práticos para jogar poker online ou ao vivo! Vamos lá!

O que é Gap Concept no poker?

Para começar, sendo que no poker iremos achar muitos termos em inglês, será bom esclarecer o que significa “gap”. Esta palavra refere-se à distância ou diferença existente entre elementos que estão relacionados entre si.

No poker, quando falamos de gap, em geral estamos nos referindo à brecha existente entre o rango de mãos de poker iniciais que são boas para fazer uma aposta, e aquelas mãos que são boas para pagar uma aposta.

como jogar gap conceito poker

Mas, calma, vamos definir o conceito numa oração bem clara, e depois analisar alguns exemplos para entendê-lo melhor. E, se você quiser ir um pouco além e estudar com mais detalhe essa teoria, pode ir atrás do livro  chamado Tournament Poker for Advanced Players, do David Sklansky.

O Gap Concept diz o seguinte: Você precisa de uma mão mais forte para pagar um aumento (Call a raise), da que você precisaria para aumentar uma aposta (fazer um raise). Explicado de outro modo, e ampliando um pouco o uso do conceito, poderíamos dizer que  você precisa de uma melhor mão para pagar uma aposta do que para fazer uma aposta em primeiro lugar.

Como funciona o Gap Concept no poker?

Você já deve conhecer quais são as melhores mãos iniciais no poker. Um par alto, ou cartas conectadas altas representam as melhores mãos iniciais possíveis (AA, AK, AQ, KK…). A escala vai decrescendo até chegar à pior mão inicial que pode obter no poker, que é o 2-7 desconectado.

Mas essa informação, saber se sua mão inicial é forte ou fraca, não é suficiente para tomar decisões no poker. É possível que sua mão seja boa o suficiente para fazer um raise, dependendo de sua posição na mesa e a dinâmica geral da partida, mas não seja o suficientemente boa para pagar um raise feito por outro jogador.

O gap concept, ajuda a interpretar rapidamente esse tipo de situação, analisando a distância que existe entre o rango de mãos que um jogador usaria em determinada situação: para fazer um raise, ou pagar um raise.

Como usar o Gap Concept para sua estrategia de jogo no poker?

O gap concept é usado, basicamente, para decidir se deve ou não deve envolver-se num pote quando há um raise antes de sua vez de jogar, ou se resulta uma boa ideia ser quem faz o primeiro raise.  Este conceito pode ser usado para decidir um fold, ou decidir entre um raise, um check ou um call, por exemplo. Também é possível usar o gap concept para fazer uma leitura do jogo do oponente e imaginar que tipo de mão possui.

poker apostar gap concept

Considerando que você precisa de uma melhor mão para pagar um raise do que para fazer um raise, você irá analisar quem apostou antes que você e desde que posição o fez. Se for um jogador loose, o seu gap de ação é menor, por tanto você poderia pagar com uma mão muito mais fraca da que precisaria para pagar a aposta de um jogador tight.

A modo de exemplo: Supondo que você está numa posição média, alguém faz um raise antes que você e esse jogador é um jogador tight, você irá imaginar que rango de mãos ele pode possuir para fazer dita aposta.

Você tem um AJ desconectado, paga ou não paga dito raise?  E se o jogador que fez o raise original é um jogador loose, paga ou não paga?

Claro que os stacks envolvidos, as situações de possíveis blefes, e muitos outros elementos podem interferir na sua decisão. Mas de acordo com o gap concept, na situação mencionada, você não duvidaria em pagar a um jogador loose, enquanto pensaria duas vezes contra o jogador tight.

Rolar para cima