Outro boom no poker, o mais esperado no mundo

Ao que tudo indica, está chegando um novo boom no mundo do poker. O primeiro estouro aconteceu entre os anos de 2003 e 2006, período em se tornou um jogo significativamente mais popular. Nesta etapa que durou quatro anos, estima-se que o número de jogadores de poker online dobrou a cada ano. Com isso, se popularizou o Texas Hold’em e as outras variações do jogo.

poker popular

Para 2020, a expectativa é que aconteça um novo evento de crescimento. Devido a um aumento na popularização, com a combinação da inteligência artificial e as novas possibilidades de apostar, o pôquer ganhará mais fama com prêmios cada vez maiores.

O que é o poker boom?

É estimado que entre 1998 e 1999 começou-se a jogar com mais frequência e intensidade. O filme Rounders (em português, Cartas na Mesa) – lançado em 1999 – levou o jogo das telas de cinema às mãos dos jogadores.

O filme, somado à introdução do poker online em sites especializados, gerou o primeiro boom. Nesta época, começaram também as transmissões televisivas de campeonatos. Na ocasião, os eventos da World Series of Poker (WSOP) eram gravados a cada verão e transmitidos no final do ano.

poker torneos

Pouco tempo depois, no ano de 2003, inaugurou com grande sucesso a temporada do World Poker Tour na TV a cabo americana. Em maio do mesmo ano, o jogador amador Chris Moneymaker venceu o Main Event do WSOP.

Chris Moneymaker foi o vencedor por meio de um torneio satélite na sala de poker online do PokerStars. Ele foi um dos 839 participantes do evento de 2003, que teve um crescimento aproximado de 200 novos inscritos em relação ao campeonato do ano anterior. Este número representava o dobro dos 393 participantes do torneio de 1999.

boom poker social

Já em 2004, o Main Event triplicou a quantidade de inscritos, recebendo 2.576 pessoas. Desde então, os números de jogadores e prêmios só aumentaram. O Main Event de 2006 teve 8.773 competidores, cerca de 14 vezes a mais do que na edição de 2002, antes do boom.

Somado aos outros fatores, com o bloqueio da temporada de 2004/2005 da National Hockey League, a ESPN passou a exibir integralmente a programação. Tudo isso favoreceu a explosão do pôquer por todo o mundo.

Está começando um novo boom de poker no mundo?

Tudo leva a crer que está despontando um novo boom no mundo. A popularização através do poker online possibilita ter cada vez mais pessoas que saibam como jogar bem. Todos os países ao redor do planeta o ampliam como um jogo recreativo, além do aumento nas possibilidades de apostar.

Na América Latina e no Brasil, o pôquer se organizou esportivamente, recebendo campeonatos mundiais regulamentados. Além disso, todas as modalidades apresentam a possibilidade de jogar poker online, com chances reais de receber prêmios em dinheiro.

O poker online fará a diferença?

Todo mundo pode jogar poker! O jogo de estratégia e habilidade entrou para seleto grupo de Esportes Mentais em 2010 – junto com Bridge, Dama, Go e Xadrez. Com a possibilidade de jogar online, os jogadores ganharam um competidor à altura: a inteligência artificial.

boom en el poker online

Isso possibilita que, tanto no computador, quando em aplicativos de celular, é possível estar conectado para competir contra pessoas do mundo todo, desafiando as estratégias mentais e multiplicando os prêmios.

O novo boom do poker online começa na América Latina?

A América Latina – assim como o Brasil – pode abrigar o início do novo boom. Isso porque as terras latinas são o berço de feras que dão verdadeiras aulas de como jogar bem e, inclusive, vivem do esporte.

O Brasil, por exemplo, tem nomes importantes como: João Simão, Alexandre Gomes, Felipe Mojave, André Akkari e Rafael Moraes. Estes títulos reverberam pelo mundo e podem iniciar o próximo boom.

Você joga pôquer? A sua melhor jogada pode estar aqui, no Bodog.

Rolar para cima