A origem dos jogos de cartas

Assim como o macarrão, a pólvora e o papel-moeda, a China parece ser o berço das cartas de jogos. Algumas lendas apontam que as cartas foram inventadas antes do século X por mulheres que viviam em haréns e que, para matarem seu tédio, desenvolveram jogos que utilizavam papéis grafados de símbolos.

jogar baccarat

Da China para o mundo

Pela sua antiguidade, é muito difícil saber ao certo a origem das cartas. Mas se os chineses parecem ser os responsáveis por essa invenção, cabe aos árabes o mérito por sua popularização. Saindo da Ásia e seguindo ao leste em direção ao norte da África, os muçulmanos atravessaram o Estreito de Gibraltar e, pela Península Ibérica, chegaram à Europa com bolsas cheias de cartas de jogos. Desde aí, elas seguiram atravessando mares e terras.

A popularização e a proibição dos jogos de cartas

Os muitos tipos de jogos de cartas sempre foram populares. O mesmo aconteceu com os jogos de cartas que por onde passavam ganhavam popularidade, mas eram igualmente duramente reprimidos. Há registros de proibições de jogos de cartas desde 1277, em Florença. Sua proibição nos dá dicas de como ele se expandiu: há registros de proibições de jogo de baralhos desde 1387 em Castilha, sendo que em 1400 já estavam proibidos em muitos dos territórios onde hoje são Alemanha, França, Suíça e Países Baixos.
vinte e um classic blackjack

O baralho de naipes e sua simbologia

Parece que a configuração do baralho de naipes atual tem a origem ainda na idade média com a diminuição do baralho de 72 para 52 cartas. Essa configuração permite uma simbologia que faz referência ao ano solar. A quantidade de cartas corresponde à quantidade de semanas em um ano; já os quatro naipes representam as estações. Assim como cada estação tem 13 semanas, cada naipe tem 13 cartas.

Além das cartas de valores de 1 a 10, temos as cartas grafadas com imagens de valete, dama e rei. Se respectivamente trocarmos as imagens pelos valores 11, 12 e 13, ao se somar os pontos de todas as cartas o resultado é 91, que representa os 91 dias de cada estação. Assim, a soma de todos os pontos do baralho tem como resultado 364, que são todos os dias do ano menos 1.

Um dos jogos de cartas mais famoso do mundo

Ainda que alguns apontem a China com seus primeiros jogos de cartas, ou a Pérsia com o jogo “As Nas” como sendo as inventoras do poker, parece ser o jogo “Poque”, trazido por imigrantes franceses que em 1840 desembarcaram nos portos de New Orleans, foi o verdadeiro antecessor ao nosso poker. Em primeiro lugar, além do nome ser muito parecido com o do poker, neste jogo de cartas ainda era possível apostar e blefar de forma muito parecida com a do poker de forma geral e em especial a modalidade Texas Hold’em.

ganhar classic tri card poker

O poker como esporte

Em 2010, a International Mind Sports Association (IMSA) reconheceu o poker como um esporte da mente, assim como o xadrez e o bridge. Definitivamente o poker não é o esporte com mais gastos de calorias, mas há quem defenda que, além de saber usar as cartas, o poker exige análises sobre a psique humana que dificilmente poderiam ser reproduzidas por uma máquina, como acontece com o xadrez.

Ficou com vontade de jogar cartas? Entre agora mesmo no site do Bodog, registre-se de forma gratuita e desfrute dos melhores jogos de cartas online!

Rolar para cima