Combate ao vivo: Bellator vs UFC?

A batalha entre UFC e Bellator é antiga. Possivelmente desde que o segundo evento foi criado, já que ambos são organizações de MMA – do inglês mixed martial arts, traduzido para o português como artes marciais mistas (AMM). Especialmente na era online do internet está ficando cada vez mais claro que o UFC e Bellator está definindo a tendência.

ufc bellator x mma

Enquanto o Ultimate Fighting Championship tem vinte e cinco anos de idade, o Bellator MMA nasceu há apenas onze anos. Ainda que representem o mesmo esporte, as duas fundações se reforçam como rivais, tendo o UFC como vencedor em números e conquistas.

Bellator x UFC

A história do Bellator

Na ocasião, os eventos do Bellator eram focados principalmente em torneios. O vencedor era revelado como o primeiro desafiante pelo título de sua categoria de peso e premiado com um cheque de cem mil dólares. Confira por que muitos anseiam pela sua pesagem, onde as coisas acontecem sempre. Confir

bellator bjorn rebney

Hoje, estes torneios deixaram de existir. O Bellator – do latim, Guerreiro – utiliza o mesmo sistema de embates da maioria dos eventos de MMA. O combate ao vivo é transmitido pela Spike TV nos EUA, pela Fox Sports Brasil no Brasil e pelo Viva no Reino Unido e na Irlanda.

bellator most wins michael chandler mma

A regra é do enfrentamento dos lutadores em um ringue circular com três rounds de cinco minutos. No caso de decisão de título e luta principal, são cinco rounds de cinco minutos. As lutas são definidas por: desqualificação, finalização, nocaute, nocaute técnico e decisão do júri.

Ele detém o recorde por poucos segundos em um nocaute, e embora muitos falem sobre como é fácil, suas brigas são todas consideradas tecnicamente superiores.

ryan bader atual campeao mma bellator

Os atuais campeões do Bellator são: Ryan Bader – EUA (categorias Pesado e Meio-Pesado); Rafael Lovato Jr. – EUA (Médio); Douglas Lima – Brasil (Meio-Médio); Patricio Pitbull – Brasil (Leve e Pena); Kyoji Horiguchi – Japão (Galo). Na categoria feminina, temos as vencedoras: Julia Budd – Canadá (Pena) e Ilima-Lei MacFarlane – EUA (Mosca).

Como começou o UFC

Fundado por Art Davie e Rorion Gracie e presidido pelo ex-pugilista americano Dana White, o UFC nasceu em Las Vegas no ano de 1993. Inicialmente, a ideia era criar um torneio mata-mata com oito competidores.

royce gracie primeiro campeao ufc

Batizada como “War of the Worlds” (Guerra dos Mundos), a competição foi inspirada por uma série de vídeos produzidos pela família Gracie no Brasil. Nestes vídeos, os alunos do Gracie Jiu-Jitsu derrotavam mestres de artes marciais de diversos tipos, como karatê, kung fu e kickboxing, compondo uma espécie de luta livre. A WOW Promotions e o canal de pay-per-view SEG produziram o primeiro evento, batizando-o de The Ultimate Fighting Championship.

O início da MMA

Nasceu, então, um novo esporte: o MMA. Imprimindo novas regras à luta livre, o MMA baniu cortes e dedos no olho e reprimiu movimentos como puxar o cabelo, cabeçadas, ataques na região genital e “pescar”. Hoje, os lutadores se enfrentam em ringues octogonais, em três assaltos de cinco minutos. Em decisões de títulos e lutas principais, são cinco assaltos de cinco minutos, sem golpes baixos.

fight live watch

A luta é decidida por: desqualificação ou desclassificação; finalização ou submissão; nocaute; nocaute técnico; decisão médica; interrupção do árbitro; lesão; desistência; decisão do júri; decisão por pontos.

A UFC e seus inícios

Desde 2001, os telespectadores de todo o mundo têm a possibilidade de acompanhar o UFC nos canais de pay-per-view. Construindo um grande império, o UFC já comprou e incorporou organizações rivais como Pride, World Extreme Cagefighting e Strikeforce.

ufc cinturao

Os atuais campeões do UFC na categoria masculina são: Stipe Miocic – EUA (Peso-Pesado); Jon Jones – EUA (Peso-Meio-Pesado); Israel Adesanya – Nigéria (Peso-Médio); Kamaru Usman – Nigéria (Peso-Meio-Médio); Khabib Nurmagomedov – Rússia (Peso-Leve); Max Holloway – Havaí (Peso-Pena); Henry Cejudo – EUA (Peso-Galo e Peso-Mosca).

As campeãs femininas são: Amanda Nunes – Brasil (Peso-Pena e Peso-Galo); Valentina Shevchenko – Quirguistão (Peso-Mosca); Weili Zhang – China (Peso-Palha).

O MMA e os meios de comunicação

Desde que surgiu, o MMA ganhou grande atenção da mídia. Os canais de televisão exibem as lutas de combate ao vivo, com um enorme número de espectadores. Isso porque, desde o seu surgimento, como uma evolução da luta livre e adaptação a outras lutas, como capoeira e jiu-jitsu, somaram-se os públicos.

jon jones campeao peso meio pesado ufc

Alguns lutadores ganharam status de celebridades, com grandes nomes de destaque. Entre eles, despontam lutadores como; Anderson Silva; Jon Jones; Georges St. Pierre; Demetrious Johnson; José Aldo; Daniel Cormier; Randy Couture; Chuck Liddell; Conor Mcgregor; Bj Penn; Vitor Belfort; Tito Ortiz; Khabib Nurmagomedov; Cris Cyborg; Royce Gracie; Cain Velasquez; Stipe Miocic; Matt Huges; Ronda Rousey; Tj Dillashaw; Minotauro; Dominick Cruz; Lyoto Machida; Marco Ruas; Joanna Jedrzejczyk.

Embora as ligas nacionais em todo o mundo continuem a prosperar, tanto o UFC quanto o Bellator continuam sendo os mais reconhecidos. Neste sentido, há mais de um brasileiro que se destaca não só a nível profissional, mas também a nível júnior.

Assistir combate ao vivo. Qual é melhor: UFC ou Bellator?

Embora representem o mesmo esporte, cada franquia conta com seus lutadores exclusivos e transmissões em diferentes canais. Não há dúvidas de que o UFC receba maior exposição e, consequentemente, tenha mais fãs espalhados pelo mundo. Mas isso não tira a importância da luta e dos fãs de MMA, que buscam também outros eventos para acompanhar online.

Independentemente da sua preferência pelo UFC ou Bellator, você acompanha tudo no Bodog! Há muitos jogos para desfrutar além da luta.

Rolar para cima