Sem dúvida treinar Jiu Jitsu é uma boa decisão. Sabe aquele esporte que oferece vantagens para além do aspecto físico, trazendo também grandes lições para a vida pessoal? Pois é, esse é o jiu-jitsu. A prática é bastante associada ao aprimoramento das habilidade de defesa pessoal, fortalecimento do corpo e da mente, controle da respiração, aumento do bem-estar e, sobretudo, formação de caráter. Não é à toa que vemos diversas escolas usando o jiu jitsu para ensinar crianças e jovens noções de sociabilidade, respeito e disciplina.
E toda essa confiança – e esperança, por assim dizer – na arte marcial vem do fato de que o jiu jitsu tem origem secular baseada na cultura japonesa. O próprio nome já explica bem no que se fundamenta a modalidade. Jiu-jitsu vem do japonês jūjutsu, que significa “arte suave”. Ou seja, força não é a palavra de ordem aqui; o foco se dá na técnica do lutador, que realiza gestos de alavanca, torção e pressão para usar o golpe do oponente contra ele mesmo, dominá-lo e levá-lo ao chão.
Das escolas de samurai para as salas de aula e arenas de luta do mundo todo, o esporte conquistou milhares de pessoas e se tornou símbolo de resistência e resiliência, principalmente depois de grandes atletas mostrarem suas habilidades no MMA (UFC) e em especial no Brasil, onde se aperfeiçoou e ficou conhecido como brazilian jiu jitsu. Leia mais sobre a origem do jiu-jítsu neste outro texto que publicamos! Por aqui, vamos nos ater a listar alguns dos benefícios que o jiu jitsu traz para o corpo e a mente.
Temas
- 1 1. Ter disciplina e organização na vida
- 2 2. Desenvolver a paciência
- 3 3. Controlar a ansiedade
- 4 4. Aprender a frustrar-se
- 5 5. Socializar e conhecer pessoas
- 6 6. Exercitar-se fisicamente por completo
- 7 7. Formar parte de algo maio
- 8 8. Aprender técnicas de autodefesa
- 9 9. Evitar a baixa autoestima
- 10 10. Melhorar a formação mental
1. Ter disciplina e organização na vida
Assim como na vida, a prática desta arte marcial também vai exigir uma boa dose de disciplina e organização para alcançar o resultado que deseja, já começando pelo traje de kimono, que deve estar sempre arrumado para que se possa continuar lutando. Se, no dia a dia, é difícil colocar isso em prática, com o jiu-jitsu, será uma maneira quase natural de treinar essas habilidades.
2. Desenvolver a paciência
Cada fase é muito bem treinada, pensada e executada, desde as graduações para conseguir as faixas de jiu jitsu até as competições. Por isso, exercitar a paciência é uma das maiores vantagens de um lutador. E essa virtude, com certeza, será ótima para todos os outros aspectos da vida.
3. Controlar a ansiedade
Esse tópico se relaciona diretamente com o anterior, afinal, quando se aprende a esperar, a ansiedade acaba sendo controlada com mais facilidade. Além disso, a técnica de “arte suave” foca bastante na respiração, o que oxigena melhor o cérebro, te levando a tomar melhores decisões.
4. Aprender a frustrar-se
Por ser um esporte estratégico, muitas vezes, o competidor não sabe o que o outro fará e nem se o seu golpe dará certo, por isso, pode acabar se frustrando. Mas uma lição extremamente importante deve ser aprendida: se acabar sendo derrubado, levante e continue a lutar. Exatamente como devemos fazer diante de qualquer adversidade da vida!
Jiu-jitsu é uma arte democrática. Todo mundo pode praticar, seja de qualquer idade, gênero, classe social ou profissão. Isso faz com que a sala de aula seja uma verdadeira junção de tribos, onde todos são iguais e passam a ter uma boa relação de amizade e respeito.
6. Exercitar-se fisicamente por completo
As caídas no chão são constantes e os movimentos são bastante precisos, por isso, cada treino é como se fosse uma aula de exercício para o corpo todo. O gasto calórico é alto, tonifica músculos e melhora a capacidade cardiovascular.
7. Formar parte de algo maio
Uma sensação unânime entre os praticantes é que aqueles que são unidos pelo kimono formam um grupo sólido em qualquer lugar do planeta. O sentimento de pertencimento de uma comunidade global é o que faz com que a arte marcial se perpetue firme e forte por séculos.
8. Aprender técnicas de autodefesa
Como dissemos no início do texto, o jiu jitsu é bastante famoso por melhorar os reflexos e as técnicas de autodefesa, considerado, inclusive, como o melhor do mundo nesse quesito! Nem precisamos falar o quanto isso pode ser útil para lidar com adversidades que podem surgir no dia a dia.
9. Evitar a baixa autoestima
Estar no controle da situação e tomar decisões certeiras ajuda a trabalhar a autoconfiança, o que, por sua vez, melhora a autoestima.
10. Melhorar a formação mental
O esporte é tão completo que, de um jeito ou de outro, acaba auxiliando na formação mental do praticante. São anos e anos para conseguir chegar num estágio de receber uma faixa preta, por exemplo, o que oferece tempo suficiente para treinar todos os benefícios que citamos acima.