Como jogar Pontoon?

Você já ouviu falar em Pontoon? Se o nome lhe soar desconhecido, fique tranquilo, porque você vai entendê-lo facilmente. O Pontoon é uma variação do blackjack, o famoso 21 que atrai jogadores 24×7 ao cassino ao vivo do Bodog. Embora o jogo não traga uma regra oficial, sua jogabilidade é tão simples quanto o jogo que o derivou.

como jogar pontoon

Quer entender como se joga o Pontoon e suas principais diferenças do popular blackjack? Então é só continuar a leitura que nós preparamos um compilado das informações mais importantes sobre ele!

A origem do Pontoon

Como já foi amplamente divulgado, a origem do blackjack é francesa, sendo uma versão americanizada de um jogo chamado “vingt-et-un”, que é 21 em francês. O blackjack se tornou famoso na corte do rei Luis XV, e Napoleão Bonaparte tinha muito apreço por ele.

Muitos anos mais tarde, o Pontoon ganhou notoriedade por ser um dos principais jogos das forças armadas dos países de língua inglesa, e ganhou espaço até na web. Como suas regras não são bem definidas, é possível encontrá-lo com os nomes de Treasury 21, Paradise Pontoon e Jupiters 21.

Aprenda a jogar Pontoon

Embora o jogo não possua instruções oficiais, a maneira mais popular de jogá-lo é entre 2 e 8 participantes, com 1 baralho de 52 cartas. Se houver mais de 8 participantes na mesa, então é indicado o uso de 2 baralhos de 52 cartas cada.

Os valores das cartas são iguais aos do blackjack: o Ás vale 10 ou 11, o rei (K), a dama (Q) e o valete (J) valem 10, e as cartas numerais valem seu valor nominal. O objetivo é obter uma mão igual ou o mais próximo possível de 21, sem ultrapassá-lo.

Assim como no blackjack, no Pontoon também existe um banqueiro, e é contra ele que os demais jogadores apostam. Veja agora as principais diferenças entre o Pontoon e o blackjack.

Diferenças entre Pontoon e Blackjack

Até agora você viu muitas semelhanças entre os jogos, não é mesmo? Aqui nós listamos as diferenças principais entre um e outro, confira:

  • No Pontoon, as cartas do banqueiro ficam viradas para baixo, ocultas;
  • O banqueiro para com 17 pontos;
  • No caso de empate, a vitória é concedida ao banqueiro;
  • O jogador só pode parar quando somar 15 ou mais pontos.

Considerações importantes sobre o Pontoon

Se podemos dar uma dica aqui é: aproveite as oportunidades para ser banqueiro.

O banqueiro no jogo abre as cartas antes de todos para ver se fez um Pontoon, e como já falamos, em caso de empate a vitória é concedida à dele.

Se o banqueiro tiver um Pontoon no início da partida, ele expõe as suas cartas e recebe nada mais, nada menos, que o dobro da quantia apostada por cada jogador.

Se o banqueiro estourar e os demais apostadores também, quem ganha a partida é o banqueiro. Mas atenção: mãos com 20 ou menos pontos e menos de 5 cartas são classificadas na ordem dos valores dos pontos. Ou seja, quanto mais próximo de 21, melhor.

Viu só como o jogo é fácil? Então aproveite este passatempo delicioso e divirta-se!

Rolar para cima