Ranking dos melhores lutadores do UFC atualmente

O UFC é o maior evento de MMA do mundo, e grande parte desse sucesso se sustenta em duas bases estabelecidas pela companhia: tentar contratar os melhores lutadores do mundo e dar aos fãs exatamente as lutas que eles desejam ver. Por isso, um dos nomes mais importantes da companhia é o seu matchmaker, o responsável por “casar” os combates e escolher quem serão os lutadores que irão se enfrentar a cada evento do UFC.

ufc melhores lutadores

Esse posto foi ocupado por muitos anos por Joe Silva e hoje é dividido entre dois nomes tão importantes quanto: Sean Shelby e Mick Maynard. Um bom termômetro que esses dois usam para marcar os combates do Ultimate, além do apelo da mídia, é o ranking do UFC, criado em 2013 para dar um pouco mais de transparência para essas escolhas de lutas.

O início do Ranking UFC

O ranking do UFC, como já mencionado, nasceu em 2013, como uma criação do presidente Dana White. Segundo White, esse ranking foi criado para facilitar o entendimento do esporte para os novos torcedores e fãs casuais. Afinal, ainda segundo o CEO do UFC, em todos os esportes sempre existiram rankings, então faria sentido também ter um no Ultimate.

Porém, nessa mesma entrevista em que criou o ranking do UFC, Dana White também deixou claro que as lutas continuariam sendo marcadas de acordo com a vontade da companhia e dos matchmakers, ou seja, o ranking não tem influência direta nisso.

Como funciona o Ranking do UFC?

O UFC atualmente, quando considerados apenas os homens, possui 9 rankings diferentes. Os oito primeiros são divididos para cada categoria de peso: moscas, galos, penas, leves, meio-médios, médios, meio-pesados e pesados.

lutadores mma ufc

Há também o ranking peso por peso, no qual os lutadores das mais diversas categorias estão misturados. Do mesmo modo, há o ranking peso por peso feminino.

Entre as mulheres, entretanto, há apenas outros três rankings por peso: palha, mosca e galo. O peso-pena, que traz a brasileira Amanda Nunes como a campeã, não tem um ranking atualmente.

O ranking do UFC é escolhido por jornalistas de todas as partes do mundo, eleitos pela própria companhia. Esse ranking é atualizado 24 horas após cada um dos eventos organizados.

Os critérios para escolha dependem de cada jornalista, mas podem passar por adversários enfrentados pelo lutador e a dificuldade que ele teve para finalizar as suas últimas lutas.

Top 10 melhores lutadores de UFC da atualidade

Para cada uma das categorias, o campeão é ranqueado acima de todos os outros lutadores. Caso exista um campeão interino, ele será o primeiro colocado do ranking, seguido dos principais desafiantes. Estes são quase sempre as melhores opções para apostar no UFC.

10 melhores lutadores do UFC na atualidade
Jon Jones
Alexander Volkanovski
Islam Makhachev
Leon Edwards
Kamaru Usman
Israel Adesanya
Alex Poatan
Charles do Bronx
Aljamain Sterling
Brandon Moreno

Já o ranking peso por peso do UFC, segue critérios mais subjetivos, mas atualmente os jornalistas de todas as partes do mundo apontam estes lutadores como os melhores da organização, independentemente de sua categoria de peso.

Jon Jones

O norte-americano Jon Jones já é considerado por muitos como o maior lutador de MMA de todos os tempos. Porém, o que o campeão tem de talentoso, também tem de problemático fora do octógono.

jon jones ufc

Jones é o maior campeão da história dos pesos meio-pesados, e em toda a sua carreira nunca foi derrotado por ninguém. A única derrota em seu cartel foi por conta de uma cotovelada ilegal em Matt Hamill em 2009, o que acabou resultando em uma desclassificação.

No mais, foram 27 vitórias e uma luta sem resultado. E, por sinal, essa luta sem resultado foi vencida e teve o resultado alterado posteriormente, por conta do exame antidoping.

Jones retornou recentemente, depois de mais de 3 anos longe dos octógonos, e mostrou que ainda é um dos melhores: venceu Ciryl Gané e conquistou o cinturão dos pesos-pesados, a categoria mais nobre do MMA.

Alexander Volkanovski

O australiano Alexander Volkanovski tem 34 anos e é o atual campeão do peso-pena do UFC, desde que derrotou Max Holloway em 2019. Ironicamente, na ocasião, essa foi eleita como a grande zebra do ano no MMA. Foi quando apresentou ao mundo quem é Alexander Volkanovski.

alexander volkanovski ufc

Volkanovski tem, em toda a sua carreira no MMA, 27 lutas com 25 vitórias e duas derrotas. O seu grande trunfo é nunca ter sido derrotado lutando no peso-pena, já que suas duas derrotas foram quando ele lutou nas categorias de cima, os pesos meio-médios e os leves.

Islam Makhachev

O russo Islam Makhachev tem 31 anos e é atualmente o campeão do peso-leve do UFC. Makhachev é treinado pelo ex-campeão Khabib Nurmagomedov e conquistou o cinturão ao vencer o brasileiro Charles do Bronx.

islam makhachev ufc

Islam Makhachev tem um cartel com 24 vitórias e apenas uma derrota, tendo derrotado, em seu último combate, justamente o australiano Alexander Volkanovski, em uma superluta na casa do seu adversário, em Perth, na Austrália.

Leon Edwards

O jamaicano com nacionalidade inglesa, Leon Edwards, tem 31 anos e é o atual campeão do peso meio-médio do UFC, divisão de peso que abriga os lutadores até 77kg. Conquistou o cinturão contra Kamaru Usman no UFC 278, e se defendeu com sucesso contra o mesmo Usman no UFC 286, em março deste ano.

leon edwards

Leon Edwards tem um cartel com 21 vitórias, 3 derrotas e uma luta sem resultado, quando em 2021 acertou o olho de Belal Muhammad acidentalmente, impedindo o adversário de continuar no combate.

Kamaru Usman

O ex-campeão do peso meio-médio Kamaru Usman é nigeriano e tem 35 anos de idade. Antes de perder o cinturão para Leon Edwards, havia defendido o título com sucesso por nada menos do que cinco vezes.

kamaru usman ufc

Dono de um estilo de luta bastante agressivo, Usman tinha, até então, apenas uma derrota na carreira, contra Jose Caceres em sua segunda luta como profissional, em 2013. Com as duas derrotas para Edwards, tem atualmente 20 vitórias e 3 derrotas em seu cartel.

Israel Adesanya

Israel Adesanya é um dos maiores nomes da história do MMA, um dos campeões mais dominantes do peso-médio do Ultimate, depois de Anderson Silva. Adesanya é nigeriano e tem 33 anos atualmente.

israel adesanya ufc

O lutador veio do Kickboxing e chegou a acumular 20 vitórias e nenhuma derrota em seu cartel, até que tentou conquistar o cinturão dos meio-pesados contra Jan Blachowicz, sem sucesso. A segunda e última derrota de sua carreira foi no UFC 281, contra Alex Poatan.

Alex Poatan

O lutador Alex Poatan é o primeiro brasileiro da lista, e apresenta, até o momento, uma carreira meteórica no UFC. Poatan é paulista, de São Bernardo do Campo, tem 35 anos e conta com um cartel com 7 vitórias e duas derrotas.

alex poatan ufc

Poatan chegou no UFC com o status de principal desafiante de Israel Adesanya, por ter derrotado o nigeriano no Kickboxing, e fez valer a fama de algoz, derrotando-o novamente no UFC 281.

Infelizmente, o reinado de Poatan durou pouco como campeão do UFC, já que foi nocauteado no UFC 287, na revanche, e já devolveu o cinturão para Adesanya, prometendo agora subir de divisão e lutar entre os meio-pesados.

Charles do Bronx

Charles Oliveira mostrou ao mundo quem é Charles do Bronx ao conquistar o cinturão do UFC no peso-leve. O brasileiro tem 33 anos e é paulista, tendo nascido na cidade litorânea do Guarujá.

charles do bronx

Charles é especialista no jiu-jítsu e é o lutador com mais finalizações na história do UFC, além de ter nada menos do que doze prêmios de melhor performance da noite.

O brasileiro defendeu o título do UFC por uma vez com sucesso, e na segunda defesa, apesar da vitória, foi destituído do título por não bater o peso. Na sequência, acabou sendo derrotado por Islam Makhachev, o atual campeão dos pesos-leves.

Aljamain Sterling

Aljamain Sterling, apesar de sua descendência jamaicana, é norte-americano, tendo nascido em Long Island, no estado de Nova York. Sterling tem 33 anos e é o atual campeão dos pesos-galo do UFC.

aljamain sterling ufc

Sterling tem um cartel com 22 vitórias e apenas 3 derrotas em sua carreira, estando em uma série invicta de 8 combates. Já defendeu o seu cinturão  com sucesso por duas vezes e no próximo combate irá enfrentar o ex-campeão Henry Cejudo, que abandonou a aposentadoria.

Brandon Moreno

O “The Assassin Baby” Brandon Moreno é mexicano e, aos 29 anos, é o atual campeão dos pesos-mosca do UFC. Protagoniza na atualidade uma grande rivalidade contra o brasileiro Deiveson Figueiredo, também ex-campeão da divisão. Os dois já se enfrentaram 4 vezes.

brandon moreno ufc

Moreno tem um cartel com 21 vitórias e seis derrotas, além de já ter acumulado dois empates, o resultado mais improvável dentro de uma luta de MMA.

Os brasileiros que estão na lista dos melhores lutadores do UFC

O Brasil já teve uma série de lutadores brasileiros entre os melhores da história no UFC. Nomes lendários, como Anderson Silva, José Aldo, Junior Cigano, Fabrício Werdum e muitos outros já ostentaram o cinturão de campeões de suas respectivas categorias.

Melhores lutadores brasileiros no UFC
Anderson Silva
Amanda Nunes
Victor Belfort
José Aldo
Rodrigo Minotauro
Junior Cigano
Fabrício Werdum

Porém, neste momento, entre as categorias masculinas, o esporte passa por uma entressafra em nosso país, já que não temos nenhum brasileiro como campeão do UFC na atualidade.

Os compatriotas que estão mais próximos disso são Alex Poatan e Charles do Bronx, que em um passado não muito distante eram campeões do Ultimate.

Entre as mulheres, a principal representante do país na atualidade é Amanda Nunes, que ainda ostenta os títulos de campeã do peso-pena e do peso-galo.

Como apostar no UFC?

Entender como funcionam as apostas no UFC é a chave para aumentar ainda mais a emoção de cada evento e conseguir lucrar enquanto acompanha os melhores lutadores do mundo em ação. Para apostar no UFC, você encontra uma série de mercados a cada combate, começando por tentar escolher quem será o vencedor da luta em questão.

Nesse caso, as odds apontam qual será o seu lucro, em caso de acerto, ao mesmo tempo em que apontam a probabilidade de o resultado acontecer. Dessa forma, quanto menor for a cota de um lutador, maiores são as chances dele de vencer.

aposta ufc online

Além disso, é possível fazer uma série de outras apostas, como tentar prever quantos rounds terá a luta ou como ela será finalizada: por decisão dos árbitros, por nocaute ou por submissão.

Conclusão

O UFC é o maior evento de MMA do mundo, e apesar de os brasileiros não estarem vivendo uma grande fase dentro da organização, historicamente, em número de títulos, estamos atrás apenas dos norte-americanos.

jones jon luta

Entre os maiores lutadores da atualidade, o maior destaque fica por conta de Jon Jones, que voltou de um longo período de inatividade e já conquistou o título da divisão mais nobre de peso, os pesos-pesados.

Além de Jones, a lista conta com outros campeões bastante dominantes, como são os casos de Adesanya e de Volkanovski. Não deixe de observar estes lutadores e apostar nas principais lutas, aqui na Bodog.

Rolar para cima