Jiri Prochazka x Alex Pereira: detalhes da luta para apostar em UFC

O Brasil já foi um dos principais celeiros de campeões do UFC, o maior evento de MMA da atualidade. Porém, se somarmos todas as categorias do Ultimate, masculinas e femininas, apenas no peso-mosca Alexandre Pantoja detém o cinturão.

prochazka vs pereira

Essa é uma história que pode começar a mudar no UFC 295, com Alex Pereira lutando pela chance de conquistar o cinturão dos pesos meio-pesados, categoria que engloba os lutadores que pesam até 93 kg. O brasileiro enfrenta o tcheco Jiri Procházka, no combate que foi promovido a principal da noite depois da inesperada lesão de Jon Jones.

Onde acontecerá a luta entre Procházka e Pereira?

O UFC 295 teria como combate principal da noite o encontro de Jon Jones e Stipe Miocic pelo cinturão dos pesos-pesados, o mais prestigioso da organização. E, para uma luta desse tamanho, o Ultimate escolheu como palco o lendário Madison Square Garden em Nova York. Mesmo com o cancelamento do combate, o evento vai manter o mesmo local, sendo realizado em um dos palcos mais lendários do esporte em solo norte-americano.

LutaJiri Procházka x Alex Pereira
EventoUFC 295
LocalMadison Square Garden, Nova York
Data11 de novembro às 20h (horário de Brasília)
Cotas de ApostasVitória de Jiri Procházka cota de 2.25 Vitória de Alex Pereira cota de 1.667

A que horas será a luta Pereira x Procházka?

O UFC 295 terá 13 combates ao todo. O card preliminar da noite terá 8 lutas, enquanto o card principal terá mais 5 combates masculinos e femininos. Por conta do fuso-horário, o card preliminar irá começar no Brasil, de acordo com o horário de Brasília, às 20 horas.

Onde assistir ao vivo a luta Pereira x Procházka?

Desde o final do ano de 2022, o UFC e o Grupo Globo romperam uma parceria que durou mais de duas décadas. Por isso, em seguida, os combates do maior evento de MMA do mundo passaram a ser transmitidos para o Brasil por meio do Canal Combate.

Com o final também dessa parceria, o UFC lançou no Brasil o seu serviço próprio de streaming, que pode ser assinado pelo público nacional, o UFC Fight Pass. E será esse serviço que irá transmitir o UFC 295 para todo o Brasil com exclusividade.

Quem é Alex Pereira?

Alex Pereira, mais conhecido como Alex Poatan, é um lutador brasileiro de 36 anos, nascido em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e especialista em Kickboxing. Foi nessa modalidade que Poatan fez história nas lutas, sendo um dos maiores nomes do esporte.

alex pereira ufc

Poatan foi um dos maiores lutadores do Glory, evento de lutas em pé. Foi lá, por exemplo, que derrotou Israel Adesanya por duas vezes e foi justamente isso que o credenciou para ser contratado pelo UFC, onde acabou também com o reinado do nigeriano.

Foi assim que o brasileiro conquistou o título do peso-médio do UFC. Foi derrotado na revanche e resolveu subir de categoria para enfrentar lutadores mais pesados. Uma vitória contra Jan Blachowicz o credenciou para disputar o cinturão em uma nova categoria.

O que sabemos sobre Jiri Procházka?

Jiri Procházka é um lutador nascido na República Tcheca e bem mais jovem que o brasileiro, com apenas 31 anos de idade. Ao contrário de Poatan, Procházka concentrou toda a sua carreira nas lutas no MMA e tem um cartel muito maior do que o brasileiro nas artes marciais mistas.

Até aqui, o tcheco fez 33 lutas, com 29 vitórias, 3 derrotas e mais uma luta que terminou empatada.

jiri prochazka ufc

Procházka é ex-campeão do peso meio-pesado, tendo vencido o brasileiro Glover Teixeira em junho de 2022. Posteriormente, teve o cinturão retirado por conta de uma lesão de longa duração, não entrando mais em ação desde então.

Dentro do octógono, o lutador vive grande fase, já que não perde um combate desde o ano de 2015 e ainda está invicto desde que estreou no UFC: 3 vitórias em 3 combates.

História de Pereira e Procházka no UFC

Este será um combate entre dois ex-campeões do UFC. Poatan conquistou o título do peso-médio e agora tenta continuar a sua carreira em uma nova divisão de peso depois de perder o título para Israel Adesanya.

Já o tcheco Jiri Procházka tenta voltar ao lugar que um dia já lhe pertenceu, como grande campeão da divisão, e de onde saiu somente por conta de sua grave lesão. É a continuação de uma série de sucesso, já que antes de chegar ao Ultimate ele já era campeão do Rizin, no Japão.

Aliás, o combate entre Procházka e Poatan somente será com um cinturão em jogo justamente por causa de outra lesão, a do antigo campeão da categoria Jamahal Hill. Na primeira tentativa de estabelecer um novo campeão, um empate entre Magomed Ankalaev e Jan Blachowicz frustrou os planos do Ultimate.

Agora, teremos dois dos melhores lutadores do UFC frente a frente em um combate de 5 rounds, cujo vencedor levará mais um cinturão para casa.

Previsões para a luta entre Procházka e Pereira

Para apostar no UFC e sobretudo no UFC 295, é importante levar em consideração que Jiri Procházka, apesar de um longo período de invencibilidade, também vem de um período bastante longo de inatividade, o que acaba nunca sendo uma boa notícia para os lutadores.

Poatan tem apenas 10 lutas em sua carreira no MMA e, de suas 8 vitórias, conquistou 6 por nocaute. Procházka tem um cartel maior, com 33 lutas e, de suas 29 vitórias, 25 foram por nocaute. Desta forma, podemos esperar que o confronto se desenrole mais em pé do que no chão.

Uma aposta em Poatan para vencer por nocaute pode ser uma boa escolha, levando em consideração que Procházka pode sentir um pouco o ritmo da luta depois de tanto tempo afastado do octógono.

Demais lutas no card do UFC 295

Além da luta principal da noite, o UFC 295 terá mais 12 combates. Porém, somente duas lutas terão cinturão em jogo. Confira abaixo os demais combates do evento:

CARD PRINCIPAL

  • Peso-meio-pesado: Alex Poatan x Jiri Prochazka
  • Peso-pesado: Sergei Pavlovich x Tom Aspinall
  • Peso-pena: Pat Sabatini x Diego Lopes
  • Peso-palha: Mackenzie Dern x Jéssica Bate-Estaca
  • Peso-leve: Matt Frevola x Denoit Saint-Denis

CARD PRELIMINAR

  • Peso-mosca: Matt Schnell x Steve Erceg
  • Peso-palha: Tabatha Ricci x Loopy Godinez
  • Peso-leve: Jared Gordon x Mark O. Madsen
  • Peso-mosca: Kevin Borjas x Joshua Van
  • Peso-pena: Jamall Emmers x Dennis Buzukja
  • Peso-leve: Mateusz Rebecki x Nurullo Aliev
  • Peso-leve: Nazim Sadykhov x Viacheslav Borshchev
  • Peso-galo: Kyung Ho Kang x John Castañeda

Outro combate que chama atenção é o duelo entre Jéssica Andrade, a Jéssica Bate-Estaca, que é ex-campeã do UFC e encara a norte-americana Mackenzie Dern. Apesar de americana, Dern é filha de brasileiro e fala fluentemente o português, sendo uma das maiores estrelas do jiu-jítsu dentro do MMA.

O que considerar para apostar no UFC 295?

Antes de apostar no UFC 295, lembre-se que o combate principal da noite entre Poatan e Procházka será disputado em 5 rounds de 3 minutos cada. Todos os demais combates serão disputados em melhor de 3 rounds, também com 3 minutos cada.

Para a luta principal da noite, por termos um cinturão em jogo, não há nenhuma tolerância de peso durante a pesagem. Para os demais combates, há uma tolerância de uma libra.

Conclusão

Alex Poatan e Jiri Procházka terão a missão de fazer o combate principal de uma noite em que teríamos Jon Jones em ação. Uma grande responsabilidade, mas que esses dois strikers prometem tirar de letra na disputa pelo cinturão do peso meio-pesado.

prochazka vs pereira 1

Serão 5 rounds de muita emoção, nos quais um soco pode definir todo o futuro dos dois lutadores e da divisão, uma das mais interessantes do UFC nos últimos anos.

Rolar para cima