Os maiores vencedores do Campeonato Paulista

campeonato paulista

Os vencedores do Campeonato Paulista 2020 — ou Paulistão, para os íntimos — estão chegando apenas à metade da primeira fase. Muitos jogos e muita bola ainda vai rolar até conhecermos o campeão Paulista desta temporada, no dia 27 de abril, data da grande final do Paulistão 2020.

Maiores ganhadores do Paulistão

Para te ajudar, o Bodog, novo patrocinador do torneio te mostrará mais um pouco da história deste charmoso campeonato regional. Um dos mais antigos do Brasil. Veremos quais são os maiores vencedores do Paulistão.

gabriel dudu corinthians palmeiras vencedores do Campeonato Paulista

Corinthians, o maior campeão

O clube paulistano, fundado em 1910, é o maior vencedor do torneio de futebol brasileiro. O time possuí nada menos que 30 canecos do estadual. Atual tricampeão paulista (2017, 2018 e 2019).

Este ano, o Timão tentará conquistar o tetracampeonato — o 31º, no total —. Igualando o feito do extinto Club Athletico Paulistano, único time a conseguir essa façanha. Este tabu já dura pouco mais de 100 anos.

corinthians

Até o momento, muitos clubes já tentaram alcançar esta marca, inclusive o próprio Corinthians, no começo da década de 1950, mas sem sucesso. A tarefa não é fácil. Embora o clube tenha uma boa equipe e um bom treinador. Nesta temporada o Campeonato Paulista parece ser um dos mais equilibrados dos últimos anos. Vejam os vencedores do Campeonato Paulista que mais foram lembrados e por quê.

O Santos de Pelé

Famoso, sobretudo, por ser o time do maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, o time da baixada santista tem, até esta temporada, 22 títulos paulistas, sendo a mais recente conquista em 2016.

O Santos possui uma das histórias mais bonitas do futebol brasileiro e, quiçá, do futebol mundial. A gloriosa década deste grande clube foi os anos de 1960, no qual a equipe de Pelé, Pepe e Coutinho conquistou todos os títulos possíveis com seu jogo vistoso. Influenciou definitivamente as gerações seguintes do futebol mundial. Não por acaso, este time do Santos, bicampeão mundial e da Libertadores, está no panteão do futebol mundial como um dos melhores times de todos os tempos.

Como não podia ser diferente, nos anos 1960, o Santos também dominou o cenário do futebol paulista. Em dez anos, de 1960 a 1969, o clube conquistou um total de 8 títulos paulistas. Apenas o Palmeiras de Ademir da Guia conseguiu o feito de romper esta hegemonia nos anos de 1963 e 1966 como um dos mais vencedores do Campeonato Paulista.

Palmeiras e Luxemburgo… Os vencedores do Campeonato Paulista?

O Palmeiras é o segundo maior campeão paulista, empatado com o Santos, com 22 conquistas. Na fila desde 2008, o Verdão vem para esta temporada sob o comando de Wanderley Luxemburgo. A busca de ser o segundo maior vencedor isolado. A aposta neste treinador também é uma aposta pelo resgate dos anos de glória que o Palmeiras viveu com Luxemburgo em 1993 e 1994.

Torcida Palmeiras

O Palmeiras, conhecido nesta época como Palmeiras Parmalat pelo seu vínculo com a empresa italiana de laticínios que havia investido uma quantidade enorme de dinheiro no clube, dominou o futebol nacional e regional. Consagrando-se bicampeonato brasileiro e bicampeão paulista, um tabu ainda vigente.

São Paulo e sua tradição

Dentre os quatro principais clubes paulistanos, o São Paulo é o time há mais tempo sem conquistar o Paulistão, ademais de ser o clube com menos títulos, 21 no total. Sua última conquista foi no ano de 2005, sob a direção do técnico Émerson Leão.

O título paulista daquele ano foi o momento inaugural dos gloriosos anos subsequentes do clube. Embora não tenha conquistado novamente o Campeonato Paulista, o São Paulo consagrou-se campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes (2005) e um inédito tricampeonato brasileiro (2006, 2007 e 2008). Por esta razão, o São Paulo vê o campeonato paulista como um amuleto da sorte.

Rolar para cima