Os vencedores do Campeonato Paulista 2020 — ou Paulistão, para os íntimos — estão chegando apenas à metade da primeira fase. Muitos jogos e muita bola ainda vai rolar até conhecermos o campeão Paulista desta temporada, no dia 27 de abril, data da grande final do Paulistão 2020.
Temas
Maiores ganhadores do Paulistão
Para te ajudar, o Bodog, novo patrocinador do torneio te mostrará mais um pouco da história deste charmoso campeonato regional. Um dos mais antigos do Brasil. Veremos quais são os maiores vencedores do Paulistão.
Corinthians, o maior campeão
O clube paulistano, fundado em 1910, é o maior vencedor do torneio de futebol brasileiro. O time possuí nada menos que 30 canecos do estadual. Atual tricampeão paulista (2017, 2018 e 2019).
Este ano, o Timão tentará conquistar o tetracampeonato — o 31º, no total —. Igualando o feito do extinto Club Athletico Paulistano, único time a conseguir essa façanha. Este tabu já dura pouco mais de 100 anos.
Até o momento, muitos clubes já tentaram alcançar esta marca, inclusive o próprio Corinthians, no começo da década de 1950, mas sem sucesso. A tarefa não é fácil. Embora o clube tenha uma boa equipe e um bom treinador. Nesta temporada o Campeonato Paulista parece ser um dos mais equilibrados dos últimos anos. Vejam os vencedores do Campeonato Paulista que mais foram lembrados e por quê.
O Santos de Pelé
Famoso, sobretudo, por ser o time do maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, o time da baixada santista tem, até esta temporada, 22 títulos paulistas, sendo a mais recente conquista em 2016.
O Santos possui uma das histórias mais bonitas do futebol brasileiro e, quiçá, do futebol mundial. A gloriosa década deste grande clube foi os anos de 1960, no qual a equipe de Pelé, Pepe e Coutinho conquistou todos os títulos possíveis com seu jogo vistoso. Influenciou definitivamente as gerações seguintes do futebol mundial. Não por acaso, este time do Santos, bicampeão mundial e da Libertadores, está no panteão do futebol mundial como um dos melhores times de todos os tempos.
Como não podia ser diferente, nos anos 1960, o Santos também dominou o cenário do futebol paulista. Em dez anos, de 1960 a 1969, o clube conquistou um total de 8 títulos paulistas. Apenas o Palmeiras de Ademir da Guia conseguiu o feito de romper esta hegemonia nos anos de 1963 e 1966 como um dos mais vencedores do Campeonato Paulista.
Palmeiras e Luxemburgo… Os vencedores do Campeonato Paulista?
O Palmeiras é o segundo maior campeão paulista, empatado com o Santos, com 22 conquistas. Na fila desde 2008, o Verdão vem para esta temporada sob o comando de Wanderley Luxemburgo. A busca de ser o segundo maior vencedor isolado. A aposta neste treinador também é uma aposta pelo resgate dos anos de glória que o Palmeiras viveu com Luxemburgo em 1993 e 1994.
O Palmeiras, conhecido nesta época como Palmeiras Parmalat pelo seu vínculo com a empresa italiana de laticínios que havia investido uma quantidade enorme de dinheiro no clube, dominou o futebol nacional e regional. Consagrando-se bicampeonato brasileiro e bicampeão paulista, um tabu ainda vigente.
São Paulo e sua tradição
Dentre os quatro principais clubes paulistanos, o São Paulo é o time há mais tempo sem conquistar o Paulistão, ademais de ser o clube com menos títulos, 21 no total. Sua última conquista foi no ano de 2005, sob a direção do técnico Émerson Leão.
O título paulista daquele ano foi o momento inaugural dos gloriosos anos subsequentes do clube. Embora não tenha conquistado novamente o Campeonato Paulista, o São Paulo consagrou-se campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes (2005) e um inédito tricampeonato brasileiro (2006, 2007 e 2008). Por esta razão, o São Paulo vê o campeonato paulista como um amuleto da sorte.