Thomas Partey terá que mostrar todo o seu potencial no Catar 2022

Thomas Partey tem uma marca excelente no mundo do futebol ao representar duas equipes tão importantes como o Atlético de Madrid e o Arsenal, mas a sua progressão parece ter ficado estagnada com os gunners.

Thomas Partey Ghana
Se ele quiser brilhar no Catar 2022, terá que recuperar a boa atuação na equipe rojiblanca. Só assim poderá ser o líder de que Gana precisa na Copa do Mundo, em um grupo muito complexo para os africanos. Você acha que ele vai dar conta da tarefa?
Thomas Partey Ghana

Dados pessoais:

Nome: Thomas Teye Partey
Data de nascimento: 13 de junho de 1993
Local de nascimento: Odumase Krobo, Gana
Idade: 29 anos
Estatura: 180 cm
Peso: 77 kg
Posição em campo: Volante
Equipe: Arsenal, Inglaterra
Número da camisa na seleção: 5

Prêmios:

Não tem

Partey e uma carreira em ascensão no futebol europeu

Thomas Partey, ou Yakubu como foi renomeado após se converter ao Islã em 2022, estreou profissionalmente aos 21 anos quando defendeu as cores do Mallorca da Espanha, clube ao qual havia sido emprestado pelo Atlético de Madrid, a que pertencia.

Com a equipe da ilha, ele jogou 38 partidas, marcou 5 gols e ainda deu 3 assistências. Seu bom desempenho fez com que, após uma temporada, voltasse ao colchonero emprestado novamente, dessa vez para Almería. Nos Indálicos, disputou 31 jogos, com 4 gols no seu livro de registros.

Para a temporada 2015/2016 regressou definitivamente ao Atlético de Madrid, onde permaneceu até 2020/2021, e no qual esteve presente em apenas 3 jogos antes de ser vendido. Nos rojiblancos disputou 188 jogos, com 16 gols e 12 assistências.

Thomas Partey Ghana

Além disso, nos colchoneros foi expulso apenas uma vez, com dois cartões amarelos. Ou seja, para um volante, Partey é extremamente dedicado. De fato, em mais de 320 jogos disputados profissionalmente, ele foi expulso apenas 4 vezes e nunca por um cartão vermelho direto.

Sob o comando de Diego Simeone, obteve três títulos importantes: uma liga espanhola, uma Liga Europa e uma Supercopa Europeia.

Para a temporada 2020/2021, Partey foi para o Arsenal da Inglaterra, que pagou 40 milhões de euros na sua contratação. Ele jogou 62 partidas desde então, com 2 gols e 4 assistências. Até o momento, pode-se dizer que não atendeu às expectativas dos gunners.

No que diz respeito ao seu estilo de jogo, Partey destaca-se sobretudo pela sua notável marcação no meio-campo, fazendo uma excelente cobertura e posicionamento defensivo. Além disso, tem uma grande capacidade de subir para o ataque quando a jogada exige e tem um grande chute de longa distância.

O mais importante é a verticalidade e profundidade de seus passes, algo que no futebol de hoje é muito valorizado para um jogador em sua posição. De qualquer forma, ele é um excelente jogador de futebol.

Thomas Partey Ghana

Seus pontos fracos são:
  • Passes em profundidade
Suas melhores características são:
  • Contribuição defensiva
  • Marcação
  • Coberturas
  • Chutes de longa distância

Seu valor de mercado atual é de 38 milhões de euros, segundo a Transfermarkt.

Partey terá sua primeira experiência em Copas do Mundo no Catar 2022

Com a seleção ganesa, Partey disputou 38 jogos, marcou 12 gols e deu 6 assistências, números muito bons com a camisa de seu país.

Ele jogou vários torneios pela seleção na África, mas nunca participou de uma Copa do Mundo. Por isso, no Catar 2022, enfrentará sua primeira experiência no mundial.Com certeza será uma experiência inesquecível para o volante, que tentará aproveitar ao máximo.

Thomas Partey

Claro que não será fácil, já que Gana terá que enfrentar Portugal, Uruguai e Coreia do Sul pelo Grupo H, que está muito difícil e equilibrado.

Embora tudo possa indicar que europeus e sul-americanos manterão as duas vagas para a próxima fase, Gana sempre luta nas Copas do Mundo, apesar de estar neste momento em um profundo processo de mudança de gerações.

De qualquer forma, os africanos querem revanche contra os uruguaios após a recordação da partida das quartas de final na África do Sul 2010, quando ficaram às portas das semifinais em um jogo que ficará para a história por sua definição dramática.

Gana terá que enfrentar um Portugal que está em estado de graça e com um time de alto nível : , e um Uruguai com uma grande geração e que está em busca da glória no Catar 2022. 

Caso passem de fase, os africanos enfrentarão o Brasil, Sérvia ou Suíça, todos rivais muito fortes, principalmente os brasileiros que querem ganhar a Copa pela sexta vez.

Você acha que Thomas Partey pode levar Gana a mais uma quarta de final da Copa do Mundo?

Rolar para cima