Tudo o que você deve saber sobre a seleção brasileira de vôlei masculino

A atual seleção brasileira de vôlei masculino é comandada por Renan Dal Zotto e gerenciada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Também chamada de “os garotos de ouro”, hoje ela lidera o ranking FIVB (Federação Internacional de Vôlei) com 427 pontos, seguido pela Polônia, com 384 pontos.

selecao brasileira volei masculino

Vamos conhecer um pouco mais dessa história escrita com talento e suor e entender porquê o voleibol masculino do Brasil é tão valorizado?

Conheça a seleção brasileira de voleibol masculino

O início

O primeiro resultado importante do voleibol masculino no Brasil foi em 1951. Com a conquista do Campeonato Sul-Americano. Nesta época nem existia a CBV.

Até o final da década de 70, o voleibol masculino não era tão expressivo por aqui.

A partir dos anos 80 ele começou a ganhar mais visibilidade através de conquistas como os Jogos Pan-Americanos de 1983. E as Olimpíadas de Los Angeles de 1984, ficando com a medalha de prata.

Neste período, os investimentos no marketing esportivo fizeram bastante diferença e a equipe ficou conhecida como a “Geração de Prata”.

Anos 90 e 2000

Em 1992, sob o excelente comando de José Roberto Guimarães, a seleção brasileira masculina de vôlei conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona. E fez o país torcer como nunca para o seu voleibol nacional.

jose roberto guimaraes volei

Mas foi nos anos 2000, com a liderança do técnico Bernardinho, que a seleção de vôlei se tornou praticamente invencível. De 2001 a 2006, foram 20 grandes campeonatos disputados. Sendo que em 16 deles o Brasil foi campeão, ficando 3 vezes em segundo lugar e 1 vez em terceiro lugar. Alguns especialistas chamaram isso de “a última revolução tática do vôlei”.

Entre 2007 e 2016, a seleção ainda conquistou outros títulos como:

  • Campeonato Mundial
  • Liga mundial do vôleibol
  • Copa dos Campeões,
  • Copa do Mundo
  • Campeonato Pan-Americano
  • Sul-Americano
  • Olimpíadas de 2016, disputadas no Brasil

A atualidade de a seleção brasileira de vôlei masculino

Hoje o voleibol é considerado o segundo principal esporte no coração dos brasileiros, perdendo apenas para o futebol.

Por conta da pandemia, as Olimpíadas de Tóquio que aconteceriam neste ano de 2020 foram canceladas e adiadas para 2021. Mas a seleção brasileira masculina de vôlei segue como favorita em busca da quarta medalha de ouro.

renan zotto selecao volei

O técnico Renan Dal Zotto, que ocupou o lugar de Bernardinho que ficou nada menos que 16 anos à frente da seleção masculina de vôlei. Tem liderado esta campanha que visa tornar “os garotos de ouro” campeões mais uma vez.

A equipe

O elenco atual, de acordo com a última convocação realizada na disputa do Campeonato Mundial de 2018, conta com os seguintes jogadores:

Bruninho, Isac, Éder, Lucas, William El Mago, Wallace, Thales, Lipe, Maurício, Douglas, Carlos Eduardo, Lucas, Evandro e Maique.

Jogos Olímpicos de Tóquio

Com o cancelamento das olimpíadas de 2020, o Brasil conseguiu mais um ano para preparar seus jogadores de vôlei. A estréia da seleção de voleibol masculina nas próximas olimpíadas será contra a Tunísia. Sua chave conta ainda com jogos contra a Rússia, França, Estados Unidos e Argentina. Não é à toa que a chave é chamada de “Grupo da Morte”.

Rolar para cima