A atual seleção brasileira de vôlei masculino é comandada por Renan Dal Zotto e gerenciada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Também chamada de “os garotos de ouro”, hoje ela lidera o ranking FIVB (Federação Internacional de Vôlei) com 427 pontos, seguido pela Polônia, com 384 pontos.
Vamos conhecer um pouco mais dessa história escrita com talento e suor e entender porquê o voleibol masculino do Brasil é tão valorizado?
Conheça a seleção brasileira de voleibol masculino
Temas
O início
O primeiro resultado importante do voleibol masculino no Brasil foi em 1951. Com a conquista do Campeonato Sul-Americano. Nesta época nem existia a CBV.
Até o final da década de 70, o voleibol masculino não era tão expressivo por aqui.
A partir dos anos 80 ele começou a ganhar mais visibilidade através de conquistas como os Jogos Pan-Americanos de 1983. E as Olimpíadas de Los Angeles de 1984, ficando com a medalha de prata.
Neste período, os investimentos no marketing esportivo fizeram bastante diferença e a equipe ficou conhecida como a “Geração de Prata”.
Anos 90 e 2000
Em 1992, sob o excelente comando de José Roberto Guimarães, a seleção brasileira masculina de vôlei conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona. E fez o país torcer como nunca para o seu voleibol nacional.
Mas foi nos anos 2000, com a liderança do técnico Bernardinho, que a seleção de vôlei se tornou praticamente invencível. De 2001 a 2006, foram 20 grandes campeonatos disputados. Sendo que em 16 deles o Brasil foi campeão, ficando 3 vezes em segundo lugar e 1 vez em terceiro lugar. Alguns especialistas chamaram isso de “a última revolução tática do vôlei”.
Entre 2007 e 2016, a seleção ainda conquistou outros títulos como:
- Campeonato Mundial
- Liga mundial do vôleibol
- Copa dos Campeões,
- Copa do Mundo
- Campeonato Pan-Americano
- Sul-Americano
- Olimpíadas de 2016, disputadas no Brasil
A atualidade de a seleção brasileira de vôlei masculino
Hoje o voleibol é considerado o segundo principal esporte no coração dos brasileiros, perdendo apenas para o futebol.
Por conta da pandemia, as Olimpíadas de Tóquio que aconteceriam neste ano de 2020 foram canceladas e adiadas para 2021. Mas a seleção brasileira masculina de vôlei segue como favorita em busca da quarta medalha de ouro.
O técnico Renan Dal Zotto, que ocupou o lugar de Bernardinho que ficou nada menos que 16 anos à frente da seleção masculina de vôlei. Tem liderado esta campanha que visa tornar “os garotos de ouro” campeões mais uma vez.
A equipe
O elenco atual, de acordo com a última convocação realizada na disputa do Campeonato Mundial de 2018, conta com os seguintes jogadores:
Bruninho, Isac, Éder, Lucas, William El Mago, Wallace, Thales, Lipe, Maurício, Douglas, Carlos Eduardo, Lucas, Evandro e Maique.
Jogos Olímpicos de Tóquio
Com o cancelamento das olimpíadas de 2020, o Brasil conseguiu mais um ano para preparar seus jogadores de vôlei. A estréia da seleção de voleibol masculina nas próximas olimpíadas será contra a Tunísia. Sua chave conta ainda com jogos contra a Rússia, França, Estados Unidos e Argentina. Não é à toa que a chave é chamada de “Grupo da Morte”.