A primeira Copa do Mundo

A primeira Copa do Mundo de Futebol ocorreu em 1930, no país que na época estava em alta no esporte. Realizada no Uruguai, a primeira edição do torneio tinha formato bastante diferente do conhecido atualmente.

primeiro campeonato do mundo

Além de outros tempos, as dificuldades de locomoção e outras questões sócio-políticas são fatores que determinaram o número de países participantes.

Ao todo, 13 equipes participaram do torneio, sendo todas pertencentes ou à Europa ou ao continente americano. O Uruguai, país sede, foi o campeão.

Quando foi a primeira Copa do Mundo?

No dia 13 de julho do ano de 1930 aconteceu a primeira Copa do Mundo. Ao todo, a competição durou 17 dias, com final realizada no dia 30 de julho do mesmo ano, entre Argentina e Uruguai. Os antecedentes diretos da Copa do Mundo estão relacionados ao sucesso das edições dos torneios olímpicos de futebol, nos Jogos Olímpicos, nos anos de 1924 e 1928.

Sob gestão da FIFA, a Federação Internacional de Futebol Associação (criada em 1904), os torneios olímpicos de futebol de 1924 e 1928 obtém grande sucesso e são propulsores para uma reunião do Congresso da Federação. Ainda em 1928, é decidido que uma competição de futebol mundial será realizada.

Onde foi a primeira Copa do Mundo?

Em 1928 o Uruguai é eleito o país sede para a primeira edição da Copa do Mundo. O país latino-americano havia sido bicampeão do torneio olímpico de futebol de 1924 e 1928. Além disso, em 1930 completaria 100 anos de sua independência, e vivia o melhor momento do futebol a nível mundial, sendo destaque entre as seleções.

uruguai primeira copa

O governo Uruguaio também custeou as passagens e a hospedagem das delegações de todas as equipes participantes do evento. Em 1930, as dificuldades para viagens intercontinentais eram incontavelmente maiores que agora, e isso foi fator determinante para o número de seleções participantes.

Países que participaram da primeira Copa do Mundo

Diferente do formato atual de 32 equipes, a primeira Copa do Mundo conta com apenas 13 equipes. Questões econômicas e políticas motivaram as seleções europeias a não participar do evento.

Não haviam eliminatórias, e qualquer um dos 46 países associados na Federação podia participar. Os 13 países participantes foram divididos em 4 grupos, da seguinte forma:

  • Grupo 1: Argentina, Chile, México e França.
  • Grupo 2: Brasil, a já extinta Iugoslávia e Bolívia.
  • Grupo 3: Peru, Romênia e o anfitrião Uruguai.
  • Grupo 4: Paraguai, Estados Unidos e Bélgica.

Quem ganhou a primeira Copa do Mundo?

A primeira edição do torneio foi vencida pelo país mais forte no futebol da época, anfitrião do torneio, o Uruguai. Em final que ocorreu em 30 de julho de 1930, no Estádio Centenário, localizado na cidade de Montevidéu, o Uruguai venceu a seleção da Argentina pelo placar de 4 a 2.

Pela tradição e garra, a seleção do Uruguai figura entre as mais visadas da competição, porém tem seu último título no ano de 1950. Atualmente, outras seleções assumem o favoritismo para a edição da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Países como o Brasil, que é o maior vencedor da competição, e times de tradição como Alemanha, França, Argentina, Espanha, são boas opções se você quiser apostar na Copa do Mundo.

copa do mundo qatar

Na Bodog você pode conferir as melhores estatísticas sobre os jogos envolvendo cada uma das 32 seleções participantes da edição do Mundial que ocorre em 2022. Além disso, pode conferir matérias especiais e apostar com segurança nos jogos da Copa do Mundo.

Rolar para cima