Makhachev x Volkanovski (UFC 284)

O último grande evento realizado pelo UFC teve um sabor bastante agridoce para a torcida brasileira. De um lado, a alegria de ver o maior evento de MMA do mundo retornar ao Brasil após uma longa pausa de quase três anos sem lutas do Ultimate em terras tupiniquins.

makhachev x volkanovski

Por outro lado, tivemos a grande frustração de ver Glover Teixeira e Deiveson Figueiredo perdendo suas disputas de cinturão, além de Maurício Shogun sendo nocauteado na última luta de sua carreira.

Mas isso já é passado e, menos de um mês depois, o UFC já se prepara para ir ao outro lado do mundo para realizar o UFC 284, evento que colocará frente a frente simplesmente o número um e o número dois do ranking peso-por-peso da organização: Alexander Volkanovski e Islam Makhachev.

Detalhes da luta Makhachev x Volkanovski

O combate entre o russo Islam Makhachev e o australiano Alexander Volkanovski será a luta principal do UFC 284, que acontecerá na RAC Arena em Perth, na Austrália. O confronto será válido pelo peso-leve da organização e será a primeira defesa de cinturão do campeão Makhachev.

perth arena

Além dessa disputa de cinturão do peso-leve, o UFC 284 terá outras doze lutas com a presença de dois brasileiros, ambos no card preliminar: Kleydson Rodrigues enfrenta o australiano Shannon Ross pelo peso-mosca e Elves Brener encara o russo Zubaira Tukhugov pelo peso-leve.

LutaIslam Makhachev x Alexander Volkanovski
EventoUFC 284
Data e horário11 de Fevereiro, às 20h (horário de Brasília)
Cotas de ApostasVitória de Islam Makhachev: cota de 1.25 Vitória de Alexander Volkanovski: cota de 4.10

Mesmo sendo realizado na Austrália, o evento não terá grandes alterações de horário para o Brasil, com o card preliminar começando às 20 horas, de acordo com o horário oficial de Brasília. Já o card principal deverá começar à meia-noite.

Quanto ao local, também conhecida como Perth Arena, a RAC Arena tem uma capacidade aproximada para 15 mil espectadores e recebe um evento do UFC pela segunda vez em sua história. O primeiro foi o UFC 221, em 2018, um evento bastante controverso.

Na luta principal da noite, Yoel Romero nocauteou Luke Rockhold no terceiro round, mas não ficou com o cinturão do peso-médio por ter falhado na pesagem no dia anterior, ficando 2.7 libras (cerca de 1,2kg) acima do limite de peso da categoria.

O que sabemos sobre Makhachev e Volkanovski

No combate principal do UFC 284, será a primeira vez que o russo Islam Makhachev colocará o seu cinturão em jogo desde que o conquistou no UFC 280, em outubro do ano de 2022, ao vencer o brasileiro Charles “do Bronx” Oliveira.

Como adversário, o russo terá Alexander Volkanovski, que luta em casa e chega com o status de atual campeão da divisão dos pesos-pena, título que conquistou em 2019 e já defendeu por quatro vezes com sucesso: duas contra Max Holloway, uma contra Brian Ortega e uma contra Jung Chan-Sung.

Volkanovski é o atual líder do ranking peso-por-peso do UFC, o ranking que engloba todos os lutadores da organização, independentemente de sua categoria de peso. Contra Makhachev tenta conquistar o seu segundo cinturão.

Para movimentar a divisão dos pesos-pena, como o seu campeão não irá colocar o título em jogo por um tempo, o UFC irá promover também no UFC 284 uma disputa de título interino, com Yair Rodríguez e Josh Emmett se enfrentando no co-main event da noite em Perth.

Perfil de Alexander Volkanovski no UFC

Alexander Volkanovski é o principal nome do MMA na Austrália atualmente. Então, nada mais natural do que ser o escolhido para encabeçar o retorno do UFC ao país. A última vez que o Ultimate esteve em terras australianas foi em outubro de 2019, na derrota de Robert Whittaker para Israel Adesanya.

alexander volkanovski

Conhecido como “The Great”, Volkanovski é o atual campeão dos pesos-pena e ostenta um cartel com apenas uma derrota em 26 combates. Essa derrota completa 10 anos em maio. De lá para cá, ele conseguiu nada menos do que 22 vitórias consecutivas.

O lutador estreou pelo UFC em 2016, vencendo Yusuke Kasuya por nocaute. Essa foi a única luta do australiano no peso-leve dentro do Ultimate, fazendo o retorno para o peso-pena já na luta seguinte, quando também venceu Mizuto Hirota.

História do lutador Islam Makhachev

A fase de Volkanovski é muito boa, mas o mesmo pode ser dito também do russo Islam Makhachev. O russo é treinado por aquele que muitos consideram o melhor peso-leve de todos os tempos: Khabib Nurmagomedov, que encerrou a sua carreira no auge, ainda invicto.

islam makhachev

Makhachev tem um cartel com 23 vitórias e apenas uma derrota: no UFC 192 quando sofreu um nocaute avassalador do brasileiro Adriano Martins ainda no primeiro round. A luta entre os dois aconteceu em 2015, e desde então o campeão acumula 11 vitórias consecutivas.

Como não poderia deixar de ser, o russo é um especialista em Sambo, tendo conseguido 11 de suas vitórias por finalização. Em seu último combate, inclusive, conseguiu finalizar o brasileiro Charles do Bronx, o maior finalizador da história do UFC e um dos maiores representantes do jiu-jitsu brasileiro no MMA.

Previsão da luta UFC 284

O combate principal do UFC 284 promete grandes emoções por conta dos lutadores envolvidos: dois dos melhores atletas do Ultimate na atualidade. Mas veja aqui algumas dicas para apostar no UFC, neste evento particular:

Islam Makhachev é favorito para vencer, pois está acostumado a desafiar lutadores maiores do que Volkanovski. Já o australiano, além de se adaptar a um novo peso, precisa também vencer um lutador maior do que os que enfrenta habitualmente.

O confronto deve ter muitas emoções, com diversas tentativas de queda do Makhachev contra o seu adversário. Portanto, uma vitória do russo por decisão unânime dos árbitros depois de bons 5 rounds de luta parece uma previsão bastante realista para quem quiser apostar no UFC.

Conclusão

Estamos apenas no início do ano de 2023, mas o UFC já nos presenteia com o seu segundo evento numerado do ano e com a terceira disputa de cinturão da temporada. E mesmo que muitos não comentem isso, teremos o confronto dos líderes do ranking peso-por-peso da organização.

Vale a lembrança de que neste ano o Ultimate está de casa nova no Brasil e o UFC 284 será transmitido pelo UFC Fight Pass, serviço de streaming do próprio Ultimate que estreou no Brasil em janeiro.

É uma mudança significativa para o modo a que estávamos acostumados a assistir ao UFC há mais de uma década, já que o Canal Combate não tem mais os direitos de transmissão do maior evento de MMA da Terra.

Rolar para cima