Kelvin Gastelum: biografia e estatísticas do lutador MMA

O UFC pode ser considerado como o responsável por popularizar o MMA e levar o esporte para um público novo. E entre todas as estratégias criadas pela companhia presidida por Dana White, o Reality Show “The Ultimate Fighter” pode ser considerado como a principal.

lutador kelvin gastelum

Foi por meio do TUF que grandes nomes chegaram ao UFC. E entre todos os grandes nomes que passaram pelo Reality Show, um dos que merece mais destaque é o de Kelvin Gastelum.

Campeão mais jovem em toda a história do programa, Gastelum faz bonito dentro do octógono mais famoso do mundo e mesmo não atravessando uma boa fase ainda é um dos lutadores mais populares do peso-médio do UFC.

Quem é Kelvin Gastelum?

Kelvin Gastelum completa neste ano de 2023 nada menos do que uma década como lutador do UFC. Gastelum tem atualmente 31 anos e nasceu em uma das cidades que mais respira MMA em todo o  território dos Estados Unidos, San José, na Califórnia.

Uma das grandes curiosidades sobre Kelvin Gastelum é o fato de ele ser um grande fã de música brasileira. O norte-americano é fã confesso de Wesley Safadão e a sua playlist traz outros nomes famosos por aqui como Charlie Brown Jr. e Natiruts.

A explicação para isso é mais simples do que parece: apesar de ser americano e ter vivido sempre nos Estados Unidos, Gastelum sempre foi cercado por diversos companheiros de treino brasileiros. Foram esses companheiros que lhe apresentaram nossa cultura.

O lutador faz parte da equipe Kings MMA e fez a sua estreia nas artes marciais mistas ainda bem jovem, com 19 anos em 2010. Invicto com um cartel com cinco vitórias em cinco lutas, foi convidado a participar em 2013 da 17ª temporada do The Ultimate Fighter.

Kelvin Gastelum no UFC

Mas se engana quem pensa que Gastelum entrou no UFC com facilidade. O lutador foi apenas o último a ser escolhido para fazer parte do time do polêmico Chael Sonnen, um dos treinadores daquela edição.

lutador mma ufc

E para se tornar o campeão mais jovem do Reality Show do UFC teve que vencer na final um dos lutadores que chamaram mais a atenção nos últimos tempos: o jamaicano Uriah Hall.

Para termos uma ideia do poder de nocaute de Hall, basta lembrar que ele ganhou o singelo apelido de “homem-ambulância” depois de suas incríveis performances dentro da casa do TUF.

Gastelum entrou para o UFC e passou a competir na divisão dos meio-médios, com limite de peso de até 77kg. Porém, logo foi forçado a subir de divisão depois de falhar na pesagem três vezes.

No peso-médio, lutando contra adversários de até 84kg, Gastelum teve um grande desempenho. E vitórias contra nomes importantes como Michael Bisping, Ronaldo Jacaré e Vitor Belfort o credenciaram para disputar o cinturão interino contra Israel Adesanya.

A luta contra Adesanya foi épica e considerada como o melhor combate do ano de 2019. Porém, Gastelum foi derrotado e isso iniciou uma série péssima em sua carreira: atualmente o lutador acumula cinco derrotas em seus últimos seis combates.

Estatísticas do Kelvin Gastelum

Kelvin Gastelum iniciou no MMA com uma vitória por nocaute contra José Sanchez em dezembro de 2010. Em sua sexta luta da carreira já fez a estreia pelo UFC, justamente na grande final do The Ultimate Fighter contra Uriah Hall.

arena ufc mma

Gastelum ainda se manteve invicto por um bom tempo, conhecendo a sua primeira derrota apenas quando encontrou Tyron Woodley pela frente no UFC 183. Essa foi a 11ª luta da carreira do norte-americano. Nesse período fez a festa de quem era fã de apostar no UFC.

A única luta sem resultado de Kelvin Gastelum aconteceu no Brasil, mais precisamente em Fortaleza. O americano venceu Vitor Belfort com um nocaute ainda no primeiro round, mas acabou sendo flagrado no exame antidoping pelo uso de maconha.

O lutador veio ao Brasil mais uma vez, em 2018 para o UFC 224. Dessa vez fez a luta da noite contra Ronaldo Jacaré e acabou vencendo por decisão dividida dos árbitros.

Atualmente o cartel de Kelvin Gastelum traz 25 combates com 16 vitórias, 8 derrotas e o combate contra Vitor Belfort, que foi considerado como sem resultado. Tem seis vitórias por nocaute, seis por decisão dos árbitros e quatro por finalização.

As melhores lutas de Kelvin Gastelum

Apesar de passar por um momento ruim em sua carreira, Kelvin Gastelum não pode ser acusado de ser um lutador sem atrativos para o público.

Além de ser o campeão da 17ª temporada do Reality Show The Ultimate Fighter, Gastelum já conquistou por quatro vezes o prêmio de luta da noite e também por três vezes o prêmio de performance da noite.

Também foi eleito o lutador revelação do ano em 2014 no World MMA Awards e diversos veículos de mídia elegeram o seu combate contra Israel Adesanya como a luta do ano de 2019.

Adesanya x Gastelum

O chefão do UFC Dana White não é um homem que se espanta fácil ou que distribui elogios com facilidade. Porém, ao assistir o combate entre Israel Adesanya e Kelvin Gastelum no co-evento principal do UFC 236, Dana resumiu como “um dos melhores combates que viu na vida”.

E o presidente do Ultimate parece não ter sido o único a ficar impressionado com o desempenho dos dois lutadores. Os respeitados sites MMA Junkie, MMA Fighting, Cageside Press e Wrestling Observer Newsletter elegeram a luta como a melhor do ano de 2019.

Os dois lutadores deram tudo de si dentro do octógono, mas Adesanya acabou vencendo e conquistando o título interino do peso-médio por decisão unânime dos árbitros.

Kennedy x Gastelum

Tim Kennedy é um verdadeiro herói para o público norte-americano. O lutador nascido na Califórnia servia ao exército dos Estados Unidos em tempo integral enquanto lutava MMA profissionalmente.

Kennedy estreou no MMA em 2001 e chegou a disputar sem sucesso o cinturão do Strikeforce por duas vezes antes de chegar ao UFC.

Por lá fez grandes lutas, incluindo o último combate de sua carreira contra Kelvin Gastelum no UFC 206 em dezembro de 2016. Gastelum, no entanto, não deu chances para o adversário e venceu por nocaute técnico no terceiro round do combate.

Conclusão

O norte-americano Kelvin Gastelum surpreendeu o mundo ao derrotar o franco favorito Uriah Hall na grande final do The Ultimate Fighter, conseguindo aos 21 anos se tornar o campeão mais jovem da história do TUF.

E o futuro mostrou mesmo que Gastelum era um lutador mais completo que Hall, já que ele venceu nomes importantes do esporte como Michael Bisping e Ronaldo Jacaré, além de ter conseguido uma disputa de cinturão interino contra Israel Adesanya.

Gastelum tem um estilo empolgante de luta e mesmo estando em má fase sempre atrai a atenção do público em todas as vezes que entra no octógono.

Rolar para cima