Facebook
Instagram
Youtube
Spotify
Bodog

História do taekwondo: um esporte moderno baseado em uma cultura milenar

Embora o taekwondo seja um esporte conhecido por muitas pessoas, poucas sabem sobre suas origens e raízes. Todos os fãs de artes marciais mistas, especialmente aqueles que costumam fazer apostas no UFC, já testemunharam a eficácia do taekwondo em competições desse estilo. Neste artigo, contaremos um pouco sobre a história dessa popular disciplina.
asociacion taekwondo deporte moderno

Onde e quando surgiu o taekwondo?

A arte marcial do taekwondo surgiu em 1955 e foi fundada pelo então general Choi Hong-hi em Seul, capital da Coreia do Sul. O general Choi desenvolveu a disciplina depois de passar oito meses na prisão durante a ocupação japonesa na Coreia. Para isso, ele uniu uma antiga arte marcial coreana chamada “taekkyon” com a disciplina japonesa de karate-do.

História do taekwondo como esporte oficial

Como já mencionamos, o taekwondo nasceu em 1955, mas só foi reconhecido como esporte em 1988. Naquela época, a Coreia estava realizando os Jogos Olímpicos de Seul 1988. Tanto lá quanto nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992, a arte marcial taekwondo foi classificada como esporte de exibição.

Por fim, durante os Jogos Olímpicos de Sydney 2000 o taekwondo foi reconhecido como esporte olímpico oficial, permitindo que os atletas que faziam sucesso na disciplina ganhassem medalhas olímpicas.

Associações de taekwondo

A seguir, vamos explicar algumas diferenças nas regras do taekwondo que as diversas associações ou federações têm em relação às competições que organizam.

taekwondo deporte moderno

Federação Mundial de Taekwondo (WTF)

Esta organização nasceu levando em consideração vários ensinamentos de artes marciais de diferentes mestres da Coreia do Sul, que uniam as disciplinas tradicionais coreanas com artes marciais de outros países, como Japão ou China. Esses mestres fundaram umas das mais prestigiadas casas de artes marciais da Coreia.

Essa federação de taekwondo foi oficialmente consolidada como tal em 1973. Nesse mesmo ano, a WTF organizou o primeiro torneio mundial de taekwondo.

Associação Coreana de Taekwondo (KTA)

Em 1959, vários dos mestres fundadores das escolas de artes marciais coreanas concordaram em criar a KTA. Graças ao prestígio de seu cargo no exército, o general Choi foi eleito presidente da associação pelos dirigentes das outras escolas. Suas tentativas de promover a disciplina não deram certo devido à pobreza na Coreia do pós-guerra.

taekwondo ift deporte moderno

Academia Mundial de Taekwondo, Kukkiwon

Em 1977 foi formado o Kukkiwon, após um consenso entre as diferentes escolas de taekwondo. Esse instituto foi criado para funcionar como a casa internacional do taekwondo, e isso é muito importante, pois naquela época foi a instituição oficialmente homologada para entregar as faixas pretas obtidos na disciplina.

Federação Internacional de Taekwon-Do (ITF)

O general Choi fundou a organização de taekwondo conhecida como ITF na década de 1960, após uma bem-sucedida turnê de exibição de taekwondo pela Europa e América. Esse processo foi de vital importância para o esporte, pois fez com que ele ganhasse popularidade fora da Ásia.

O taekwondo nos dias de hoje

Concluindo, temos que mencionar que, hoje em dia, o taekwondo é um esporte muito popular, inclusive fora da Ásia. Existem várias organizações e cada uma tem regras sutilmente diferentes nas competições, e, assim, o atleta pode escolher a que mais gosta.