Biografia de Glover Teixeira, ex-campeão do UFC

Glover Teixeira já foi considerado como a maior promessa do Brasil para reconquistar o cinturão do peso meio-pesado do UFC, categoria que reúne os lutadores que pesam até 93 kg.

luta glover teixeira

E, por mais que tenha demorado mais do que o planejado, realmente cumpriu as expectativas. Vamos conhecê-lo!

Quem é Glover Teixeira?

Em um passado não muito distante a divisão dos meio-pesados era a favorita dos brasileiros por ser dominada por dois lutadores do nosso país: Lyoto Machida e Maurício Shogun. O que ninguém previa era o surgimento do maior fenômeno do MMA de todos os tempos: Jon Jones.

Ironicamente, a nossa maior esperança de recuperar o cinturão sequer podia entrar nos Estados Unidos depois de ter sido deportado por entrar ilegalmente em terras norte-americanas: Glover Teixeira.

O brasileiro vinha em uma sequência incrível de 15 combates sem derrotas e ostentava o título de campeão do Shooto sul-americano quando começou a chamar a atenção do Ultimate.

ufc belt teixeira

O mineiro de Sobrália tem 42 anos e escreveu o seu nome na história de diversas maneiras:

  • É o segundo lutador mais velho a conquistar um cinturão do UFC na história;
  • É o lutador mais velho a conquistar o título do UFC pela primeira vez;
  • Foi o quarto brasileiro a conquistar o título dos meio-pesados.

Ex-campeão do UFC Glover Teixeira

Depois de ser perdoado pelo governo norte-americano Glover Teixeira fez a sua estreia no UFC em 2012 no UFC 146, evento que teve uma defesa de cinturão de Júnior Cigano como combate principal da noite.

E precisou de apenas 1:53 no octógono mais famoso do mundo para mostrar que realmente era um grande lutador, derrotando Kyle Kingsbury com um katagatame.

A sequência boa terminou apenas em uma derrota para Jon Jones no UFC 172 em 2014, adiando o sonho de Glover de ser o campeão do UFC.

O título veio apenas em outubro de 2021 após uma finalização contra o então campeão Jan Blachowicz. Infelizmente a alegria durou pouco e logo na primeira defesa de cinturão acabou derrotado pelo tcheco Jiri Prochazka.

Glover Teixeira no MMA

Apostar no UFC em uma luta de Glover Teixeira sempre foi garantia de muitas emoções. Desde que entrou no maior evento de MMA do mundo o brasileiro acumulou 16 vitórias e apenas 6 derrotas.

glover teixeira luta

Glover é um especialista em jiu-jítsu, sendo faixa preta 2º grau. O brasileiro é até hoje o recordista de finalizações na divisão dos meio-pesados do UFC com 7 vitórias desse tipo.

As melhores lutas de Glover Teixeira

O brasileiro já é um verdadeiro veterano nas artes marciais mistas. O mineiro estreou no MMA com derrota no extinto WEC em 2002, e desde então acumulou altos e baixos em sua carreira, conquistando o título do Shooto Sul-americano e também do UFC.

Apesar da derrota no último combate, não dá para negar que mesmo aos 42 anos de idade Glover vive o melhor momento de sua carreira por conta dos combates recentes.

Teixeira x Blachowicz

O auge da carreira de Glover Teixeira realmente foi a conquista do cinturão, com uma finalização contra o polonês Jan Blachowicz.

Blachowicz era o grande favorito da noite por vir de uma série de 5 vitórias consecutivas, além de ter sido o lutador que conseguiu derrotar Israel Adesanya pela primeira vez em sua carreira.

Mesmo assim, Glover chocou o mundo com uma finalização no segundo round.

Teixeira x Prochazka

A alegria de Glover Teixeira poderia ser completa, não fosse um mata-leão encaixado por Jiri Prochazka faltando 30 segundos para o fim do combate.

Glover vinha melhor na luta e poderia ter mantido o cinturão caso não tivesse sido surpreendido pelo adversário no finalzinho do combate válido pelo UFC 275.

Teixeira x Santos

Outro combate de destaque da carreira de Teixeira foi contra o também brasileiro Thiago Santos, o Thiago Marreta.

Marreta vinha de uma disputa de cinturão contra Jon Jones, onde foi derrotado por decisão dividida. Muitos analistas inclusive deram a vitória para o Brasileiro.

Mas Glover não se intimidou com isso e venceu com um mata-leão no terceiro round.

Teixeira x Smith

Antes disso, Glover tinha entrado em ação em um dos primeiros eventos do UFC pós-pandemia em Jacksonville na Flórida e conseguiu uma vitória depois de uma verdadeira guerra contra o ex-desafiante ao título Anthony Smith.

O brasileiro venceu com um nocaute técnico e levou o prêmio de performance da noite.

Conclusão

Glover Teixeira ainda é a maior esperança de cinturão para o Brasil no UFC e terá uma chance de reconquistar o título contra Jiri Prochazka.

Falta apenas o Ultimate oficializar a data dessa revanche, que provavelmente deve acontecer no UFC 282 em 10 de dezembro em Las Vegas.

Rolar para cima