Fluminense x Boca Juniors pela final da Libertadores

Fluminense x Boca Juniors disputarão a grande final da Copa Libertadores de 2023 no dia 4 de novembro, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

fluminense vs boca

Aqui, você saberá tudo sobre o confronto que coloca argentinos e brasileiros frente a frente e terá todas as informações de grande importância para apostar na Copa Libertadores.

Onde assistir à final entre Boca e Fluminense?

A grande final da Conmebol Libertadores 2023 tem início às 17:00 (GMT-3 – horário de Brasília) e poderá ser acompanhada ao vivo tanto em canais de TV aberto quanto pagos.

Na TV aberta, você poderá acompanhar a transmissão pela Rede Globo. Já nos canais fechados, as duas opções de streaming são ESPN e Conmebol TV.

Histórico do confronto direto entre Boca e Fluminense

Ao longo dos anos, Fluminense e Boca Juniors mediram forças exclusivamente pela Copa Libertadores, no total foram seis partidas disputadas com equilíbrio nos resultados: 2 vitórias brasileiras, 2 vitórias argentinas e 2 empates.

Quartas de final da Libertadores 2012

A última vez que estiveram frente a frente foi no ano de 2012, quando se encontraram quatro vezes na mesma edição: as duas primeiras pelo Grupo 4, com vitória do Fluminense na Bombonera por 1 x 2 com gols de Deco e Fred e derrota no Rio por 0x2, gols de Cvitanich e Sánchez Miño.

Ambos se classificaram para a próxima fase do torneio. Com isso, o segundo encontro ocorreu pelas quartas de final. O resultado foi a classificação argentina, com uma vitória mínima na Bombonera por 1×0 e um empate em 1×1 no Maracanã, sequência que eliminou o Flu do torneio.

Como o Boca chega à final?

A equipe xeneize chega à final da Copa Libertadores tendo, até aqui, um desempenho regular. O time ainda não conseguiu emplacar uma sequência longa de vitórias e tem vivido alguns tropeços nas competições nacionais que disputa.

equipe boca juniors

No próprio torneio continental, o Boca, que está entre os históricos campeões da Copa Libertadores que foram invictos, tem seu futebol questionado por parte da torcida, principalmente pela quantidade de empates na competição, 7 do total de 12 partidas.

Últimos jogos do Boca

Nos últimos cinco jogos da Copa de La Liga, foram cinco partidas, três derrotas, um empate e uma vitória. Inclusive, é apenas o 10° na tabela de classificação do grupo B no torneio, que classifica à próxima fase apenas os quatro melhores colocados.

Já na Copa Argentina, equivalente à Copa do Brasil, o Boca está nas semifinais após eliminar o Talleres nos pênaltis, depois de um empate no tempo normal em 1×1. O adversário da próxima fase já está definido e será o Estudiantes de la Plata.

Possível formação da Xeneize

O técnico Jorge Almiron testou diversas formações em seu esquema tático, sendo o mais utilizado o tradicional 4-4-2. Vale lembrar que o zagueiro e capitão Marcos Rojo foi expulso contra o Palmeiras na semifinal e é desfalque certo. No 4-4-2, a provável escalação é:

Sergio Romero; Advíncula, Jorge Figal, Nicolás Valentini (Facundo Roncaglia), Frank Fabra; Medina, Pol Fernández, Ezequiel Fernández, Valentín Barco; Edinson Cavani e Merentiel.

Com este esquema, o Boca Juniors dificultou a vida de seus adversários na criação de oportunidades de gol, sendo um bom indicador para uma aposta o palpite de menos de 2,5 gols nos 90 minutos.

Como o Fluminense chegará à final?

O Fluminense vive dias de lua de mel com a torcida por conta da classificação para a final da Libertadores, mas com o Brasileirão ainda em disputa, a equipe não conseguiu engatar sequência de vitórias e se encontra na metade da tabela.

Últimos jogos do Tricolor Carioca

Nas últimas cinco partidas, foram três derrotas, um empate e duas vitórias conquistadas, uma delas foi a virada contra o Internacional que deu vaga para o time carioca na final do torneio continental.

equipe futebol fulminense

Após a classificação na Libertadores, as derrotas para o RB Bragantino e o rival Botafogo e um empate dentro de casa contra o Corinthians formavam uma sequência de três jogos sem vitórias, mas o triunfo contra o Goiás aliviou uma possível pressão por resultados.

Possível formação do Fluminense

A tendência é que o técnico Fernando Diniz mantenha o esquema 4-2-3-1, o qual vem utilizando desde sua chegada ao clube em abril de 2022. Com o zagueiro e capitão Nino sendo dúvida por lesão, a provável escalação do Flu é:

Fábio; Samuel Xavier, Marlon (Nino), Felipe Melo, Marcelo; André, Martinelli; Jhon Arias, Paulo Henrique Ganso, Keno; Germán Cano.

Últimas aparições do Boca na Libertadores

Nas suas últimas cinco participações, o Boca passou da primeira fase. Suas “piores” campanhas foram a de 2021 e a de 2022, nas quais foi eliminado pelos brasileiros Atlético Mineiro e Corinthians, respectivamente, ambos nas penalidades, após empates em 0x0 nos dois jogos.

Chegou à semifinal em duas oportunidades: em 2019, eliminado pelo River Plate e em 2020, quando foi goleado pelo Santos, na Vila, no segundo jogo por 3×0, após empate sem gols na Bombonera.

A última vez que havia sido finalista, antes desta, foi em 2018, perdendo o título para seu arquirrival River Plate na prorrogação, pelo placar de 3×1, em uma final com localização curiosa: no Estádio Santiago Bernabeu, estádio do Real Madrid, que sediou a segunda partida da decisão, por problemas de segurança na Argentina.

Últimas aparições do Fluminense na Libertadores

Já o Fluminense teve suas últimas cinco participações nos anos de 2011, 2012, 2013, 2021 e 2022.

Em 2011, o time caiu nas oitavas de final para o Libertad mesmo após vencer seu adversário no jogo de volta por 3×1, no Engenhão – por conta de obras no Maracanã para a Copa do Mundo –, já que havia sido derrotado no Paraguai pelo placar de 3×0.

No ano de 2012 e 2013, ainda com mando de campo fora do Maraca, o tricolor alcançou as quartas de final, sendo eliminado, respectivamente, pelo Boca Juniors e pelo Olímpia por um gol de diferença no agregado de ambos.

copa libertadores fulminense

Voltou a se classificar somente em 2021, quando liderou o Grupo D, eliminando o Cerro Porteño nas oitavas, mas caindo para o Barcelona de Guayaquil na regra do gol fora de casa, em dois empates emocionantes.

Por fim, em 2022 ocorreu a sua pior participação, caindo ainda na fase prévia da competição, após ser eliminado pelo Olimpia nos pênaltis.

Previsão de jogo: O que esperar de Flu vs. Boca?

Esta final marcará o duelo de escolas e estilos de jogo totalmente diferentes. Do lado brasileiro, está Fernando Diniz, um técnico que opta por manter a posse de bola para atacar o adversário. Do lado argentino, está Jorge Almirón, que já mostrou sua preferência pelo contra-ataque.

Falando de mercado, as cotas nos indicam um favoritismo do lado brasileiro, com cotação de 2,05 para uma vitória do Flu e 1,52 para a possibilidade de a equipe levantar a taça após prorrogação ou pênaltis.

Dicas para apostar na Copa Libertadores

E se tratando de um grande jogo, há diversas opções para você apostar. Por ser um duelo de uma equipe brasileira contra uma equipe argentina, o mercado de menos gols pode ser explorado.

Da mesma forma, pode-se palpitar por uma possível decisão em prorrogação, um handicap positivo para o Fluminense e muitas outras opções que você encontra na Bodog, em uma seção especial para quem quer apostar em futebol.

Conclusão

Em caso de vitória do Fluminense, o clube fará história e conquistará sua primeira  Copa Conmebol Libertadores. Se der Boca, os xeneizes igualam o Independiente com sete títulos, entre as equipes mais vencedoras da Libertadores.

boca vs fluminense

Muitas emoções estão reservadas para essa grande final continental, que envolve duas grandes equipes da América do Sul e será disputada, uma vez mais, no Estádio Maracanã.

Rolar para cima