Fluminense x Boca Juniors disputarão a grande final da Copa Libertadores de 2023 no dia 4 de novembro, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Aqui, você saberá tudo sobre o confronto que coloca argentinos e brasileiros frente a frente e terá todas as informações de grande importância para apostar na Copa Libertadores.
Temas
- 1 Onde assistir à final entre Boca e Fluminense?
- 2 Histórico do confronto direto entre Boca e Fluminense
- 3 Como o Boca chega à final?
- 4 Como o Fluminense chegará à final?
- 5 Últimas aparições do Boca na Libertadores
- 6 Últimas aparições do Fluminense na Libertadores
- 7 Previsão de jogo: O que esperar de Flu vs. Boca?
- 8 Dicas para apostar na Copa Libertadores
- 9 Conclusão
- 10 Perguntas frequentes
- 10.1 Qual time é favorito para vencer a Libertadores, Boca ou Fluminense?
- 10.2 De que forma Fluminense e Boca Juniors chegaram à final da Libertadores?
- 10.3 Como estão Boca e Fluminense nos respectivos campeonatos nacionais?
- 10.4 Quantos torcedores de Fluminense e Boca estarão presentes na final da Libertadores?
Onde assistir à final entre Boca e Fluminense?
A grande final da Conmebol Libertadores 2023 tem início às 17:00 (GMT-3 – horário de Brasília) e poderá ser acompanhada ao vivo tanto em canais de TV aberto quanto pagos.
Na TV aberta, você poderá acompanhar a transmissão pela Rede Globo. Já nos canais fechados, as duas opções de streaming são ESPN e Conmebol TV.
Assine nossa newsletter
Receba bônus exclusivos e as últimas notícias sobre os melhores jogos de cassino.
Histórico do confronto direto entre Boca e Fluminense
Ao longo dos anos, Fluminense e Boca Juniors mediram forças exclusivamente pela Copa Libertadores, no total foram seis partidas disputadas com equilíbrio nos resultados: 2 vitórias brasileiras, 2 vitórias argentinas e 2 empates.
Quartas de final da Libertadores 2012
A última vez que estiveram frente a frente foi no ano de 2012, quando se encontraram quatro vezes na mesma edição: as duas primeiras pelo Grupo 4, com vitória do Fluminense na Bombonera por 1 x 2 com gols de Deco e Fred e derrota no Rio por 0x2, gols de Cvitanich e Sánchez Miño.
Ambos se classificaram para a próxima fase do torneio. Com isso, o segundo encontro ocorreu pelas quartas de final. O resultado foi a classificação argentina, com uma vitória mínima na Bombonera por 1×0 e um empate em 1×1 no Maracanã, sequência que eliminou o Flu do torneio.
Como o Boca chega à final?
A equipe xeneize chega à final da Copa Libertadores tendo, até aqui, um desempenho regular. O time ainda não conseguiu emplacar uma sequência longa de vitórias e tem vivido alguns tropeços nas competições nacionais que disputa.
No próprio torneio continental, o Boca, que está entre os históricos campeões da Copa Libertadores que foram invictos, tem seu futebol questionado por parte da torcida, principalmente pela quantidade de empates na competição, 7 do total de 12 partidas.
Últimos jogos do Boca
Nos últimos cinco jogos da Copa de La Liga, foram cinco partidas, três derrotas, um empate e uma vitória. Inclusive, é apenas o 10° na tabela de classificação do grupo B no torneio, que classifica à próxima fase apenas os quatro melhores colocados.
Já na Copa Argentina, equivalente à Copa do Brasil, o Boca está nas semifinais após eliminar o Talleres nos pênaltis, depois de um empate no tempo normal em 1×1. O adversário da próxima fase já está definido e será o Estudiantes de la Plata.
Possível formação da Xeneize
O técnico Jorge Almiron testou diversas formações em seu esquema tático, sendo o mais utilizado o tradicional 4-4-2. Vale lembrar que o zagueiro e capitão Marcos Rojo foi expulso contra o Palmeiras na semifinal e é desfalque certo. No 4-4-2, a provável escalação é:
Sergio Romero; Advíncula, Jorge Figal, Nicolás Valentini (Facundo Roncaglia), Frank Fabra; Medina, Pol Fernández, Ezequiel Fernández, Valentín Barco; Edinson Cavani e Merentiel.
Com este esquema, o Boca Juniors dificultou a vida de seus adversários na criação de oportunidades de gol, sendo um bom indicador para uma aposta o palpite de menos de 2,5 gols nos 90 minutos.
Como o Fluminense chegará à final?
O Fluminense vive dias de lua de mel com a torcida por conta da classificação para a final da Libertadores, mas com o Brasileirão ainda em disputa, a equipe não conseguiu engatar sequência de vitórias e se encontra na metade da tabela.
Últimos jogos do Tricolor Carioca
Nas últimas cinco partidas, foram três derrotas, um empate e duas vitórias conquistadas, uma delas foi a virada contra o Internacional que deu vaga para o time carioca na final do torneio continental.
Após a classificação na Libertadores, as derrotas para o RB Bragantino e o rival Botafogo e um empate dentro de casa contra o Corinthians formavam uma sequência de três jogos sem vitórias, mas o triunfo contra o Goiás aliviou uma possível pressão por resultados.
Possível formação do Fluminense
A tendência é que o técnico Fernando Diniz mantenha o esquema 4-2-3-1, o qual vem utilizando desde sua chegada ao clube em abril de 2022. Com o zagueiro e capitão Nino sendo dúvida por lesão, a provável escalação do Flu é:
Fábio; Samuel Xavier, Marlon (Nino), Felipe Melo, Marcelo; André, Martinelli; Jhon Arias, Paulo Henrique Ganso, Keno; Germán Cano.
Últimas aparições do Boca na Libertadores
Nas suas últimas cinco participações, o Boca passou da primeira fase. Suas “piores” campanhas foram a de 2021 e a de 2022, nas quais foi eliminado pelos brasileiros Atlético Mineiro e Corinthians, respectivamente, ambos nas penalidades, após empates em 0x0 nos dois jogos.
Chegou à semifinal em duas oportunidades: em 2019, eliminado pelo River Plate e em 2020, quando foi goleado pelo Santos, na Vila, no segundo jogo por 3×0, após empate sem gols na Bombonera.
?? O ranking de finais por países em toda a história da CONMEBOL #Libertadores!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) October 25, 2023
????? @BocaJrsOficial e @FluminenseFC somaram mais 1⃣ em 2023.
⭐️ #GloriaEterna pic.twitter.com/MBiCSFaC3b
A última vez que havia sido finalista, antes desta, foi em 2018, perdendo o título para seu arquirrival River Plate na prorrogação, pelo placar de 3×1, em uma final com localização curiosa: no Estádio Santiago Bernabeu, estádio do Real Madrid, que sediou a segunda partida da decisão, por problemas de segurança na Argentina.
Últimas aparições do Fluminense na Libertadores
Já o Fluminense teve suas últimas cinco participações nos anos de 2011, 2012, 2013, 2021 e 2022.
Em 2011, o time caiu nas oitavas de final para o Libertad mesmo após vencer seu adversário no jogo de volta por 3×1, no Engenhão – por conta de obras no Maracanã para a Copa do Mundo –, já que havia sido derrotado no Paraguai pelo placar de 3×0.
No ano de 2012 e 2013, ainda com mando de campo fora do Maraca, o tricolor alcançou as quartas de final, sendo eliminado, respectivamente, pelo Boca Juniors e pelo Olímpia por um gol de diferença no agregado de ambos.
Voltou a se classificar somente em 2021, quando liderou o Grupo D, eliminando o Cerro Porteño nas oitavas, mas caindo para o Barcelona de Guayaquil na regra do gol fora de casa, em dois empates emocionantes.
Por fim, em 2022 ocorreu a sua pior participação, caindo ainda na fase prévia da competição, após ser eliminado pelo Olimpia nos pênaltis.
Previsão de jogo: O que esperar de Flu vs. Boca?
Esta final marcará o duelo de escolas e estilos de jogo totalmente diferentes. Do lado brasileiro, está Fernando Diniz, um técnico que opta por manter a posse de bola para atacar o adversário. Do lado argentino, está Jorge Almirón, que já mostrou sua preferência pelo contra-ataque.
Falando de mercado, as cotas nos indicam um favoritismo do lado brasileiro, com cotação de 2,05 para uma vitória do Flu e 1,52 para a possibilidade de a equipe levantar a taça após prorrogação ou pênaltis.
Dicas para apostar na Copa Libertadores
E se tratando de um grande jogo, há diversas opções para você apostar. Por ser um duelo de uma equipe brasileira contra uma equipe argentina, o mercado de menos gols pode ser explorado.
Da mesma forma, pode-se palpitar por uma possível decisão em prorrogação, um handicap positivo para o Fluminense e muitas outras opções que você encontra na Bodog, em uma seção especial para quem quer apostar em futebol.
Conclusão
Em caso de vitória do Fluminense, o clube fará história e conquistará sua primeira Copa Conmebol Libertadores. Se der Boca, os xeneizes igualam o Independiente com sete títulos, entre as equipes mais vencedoras da Libertadores.
Muitas emoções estão reservadas para essa grande final continental, que envolve duas grandes equipes da América do Sul e será disputada, uma vez mais, no Estádio Maracanã.
Perguntas frequentes
Qual time é favorito para vencer a Libertadores, Boca ou Fluminense?
O time favorito para vencer a Copa Libertadores de 2023 é o Fluminense. Segundo as estatísticas, a equipe carioca tem uma probabilidade de vitória na final de 48,78%, enquanto o Boca Juniors tem 27,39% de chances de levar a taça.
De que forma Fluminense e Boca Juniors chegaram à final da Libertadores?
O Fluminense chegou à final após liderar o Grupo D e eliminar Argentino Jrs, Olimpia e Internacional no mata-mata. Já o Boca Juniors classificou-se em 1° no Grupo F e venceu Nacional, Racing e Palmeiras para chegar até a decisão máxima da competição.
Como estão Boca e Fluminense nos respectivos campeonatos nacionais?
O Boca Juniors atualmente é o décimo colocado do Grupo B da Copa de la Liga Profesional, somando dez pontos em dez jogos disputados. Já o Fluminense está na oitava colocação no Campeonato Brasileiro de 2023, com 45 pontos somados em 29 partidas.
Quantos torcedores de Fluminense e Boca estarão presentes na final da Libertadores?
Estima-se, que pelo menos 70 mil pessoas estarão presentes na final da Copa Libertadores no Maracanã, sendo que 20 mil lugares estão destinados exclusivamente para torcedores do Fluminense, 20 mil para a torcida do Boca e 30 mil ingressos comercializados à torcida comum.