5 conceitos básicos para você entender o UFC

Entender o UFC é fácil se você tiver algumas dicas básicas. É um fenômeno no mundo dos esportes de luta. A franquia é, há mais de dez anos, a principal competição mundial de Artes Marciais Mistas (MMA). Grandes lendas deste esporte já travaram inesquecíveis batalhas no octógono do UFC. Por isso, a cada ano que passa, a franquia atrai mais e mais fãs. Esperam ansiosamente pelos eventos nos finais de semana.

ufc lutadores

Se você ainda não conhece direito o que é o UFC e como ele funciona, mas gostaria de aprender, então este é o artigo certo para você. Aqui, nós iremos lhe apresentar cinco conceitos básicos para entender como funciona este campeonato.

Como funciona o UFC?

Aproveite, também, para conhecer o nosso site. Na Bodog, você pode apostar nas principais lutas do UFC e em dezenas de outros esportes. Mas comece por entender o UFC antes de apostar. Confira!

O ringue do UFC

No UFC, o ringue é bastante diferente do conceito original do boxe (quadrado e cercado por cordas). O octógono, como é conhecido o ringue do UFC, é mais parecido a uma gaiola. 

octogono ufc

Uma área de oito lados (por isso octógono) e cercado por uma grande com cerca de 1,70m de altura. Essa forma geométrica favorece à dinâmica da luta. Evitando que os lutadores fiquem presos aos cantos do ringue.

Os rounds das lutas

Outro aspecto diferente entre o boxe e o UFC é em relação aos rounds. Os rounds do UFC são compridos e em menor quantidade. Cada assalto dura 5 minutos e uma luta pode ter três ou cinco rounds. Se for uma luta pelo cinturão de alguma categoria de peso. Menos assaltos e mais tempo, também, favorece para que a luta não seja tão entediante.

Resultados de uma luta de UFC

Uma luta de UFC pode ter quatro tipos de desfechos diferentes: nocaute, golpe que derruba o adversário, sem condições de defesa; nocaute técnico, quando o juiz interfere e finaliza a luta.

Submissão, dominação do adversário que, ao sentir não ter como defender-se, acena para acabar a luta; decisão pelos juízos, também conhecida como decisão por pontos, os juízes determinam o vencedor após a finalização dos rounds. É um pouco diferente do que vemos em Bellator vs. UFC

Categorias de peso para entender o UFC

Da mesma forma que o boxe, os lutadores do UFC também são divididos em categorias de peso, que variam entre 55 Kg até mais de 100 Kg.

eventos ufc entender o UFC

No masculino as categorias são: peso mosca, peso galo, peso pena, peso leve, peso meio-médio, peso médio, peso meio-pesado, peso pesado. Na categoria feminina os pesos são: peso palha, peso mosca, peso galo, peso pena.

Os eventos do UFC

Os principais eventos do UFC, nos quais os principais combates acontecem, são nomeados por número. Por exemplo, UFC 253 foi o evento mais recente da franquia e o próximo será o UFC 254.

Em média, o UFC organiza dez lutas por evento, divididos em dois cards (lista de lutas): o preliminar, lutas menos importantes; e principal, com os combates mais importantes da noite. Entender eventos é entender o UFC.

Com estas informações básicas, você já está apto a acompanhar pela televisão um evento do UFC. Agora, só precisa anotar na sua agenda a data do próximo evento e fazer sua aposta no site da Bodog.

Rolar para cima