Conheça O Lutador do UFC Charles Do Bronx

Nascido em uma família pobre no litoral paulista, Charles Oliveira da Silva se transformou em Charles do Bronx ao entrar para o MMA e mudou a sua realidade e a das pessoas que estão ao seu redor.

Charles Do Bronx UFC

Aos 32 anos de idade, o paulista mesmo sem o cinturão do UFC pode ser considerado como o campeão dos pesos-leve do maior evento de artes marciais mistas do mundo, e o auge da carreira de um lutador tão jovem parece ainda não ter chegado.

Quem é o lutador Charles Do Bronx?

O UFC foi criado pela família Gracie para provar ao mundo a superioridade de jiu-jítsu perante as outras artes marciais. Eram outros tempos onde cada lutador dominava apenas um estilo de luta.

E mesmo com Royce Gracie dominando o octógono no início da competição, já é correto afirmar que ninguém representou a arte suave no octógono melhor do que Charles do Bronx.

O paulista de 32 anos é o recordista de vitórias por finalização na história do UFC, com 16 lutas vencidas dessa maneira. Charles é faixa preta no terceiro grau de jiu-jítsu, além de ser ponta preta em Muay Thai.

Por que o apelido de Charles Do Bronx?

Charles de Oliveira iniciou a sua carreira no MMA em um Grand Prix com três lutas na mesma noite em 2008, quando tinha apenas 18 anos de idade. E por ser muito mais leve do que os demais concorrentes de sua categoria, seu mestre queria encontrar um nome intimidador.

Charles não quis usar o nome de “Favela”, então um amigo sugeriu o apelido de Charles do Bronx.

O Bronx é um dos burgos nova-iorquinos mais densamente povoados, quase uma periferia de Nova Iorque. Dessa forma, Charles escolheu o apelido para demonstrar a sua origem humilde.

Trajetória Charles Do Bronx no UFC

Charles Oliveira chegou ao UFC ainda muito jovem com apenas 20 anos em 2010 com um cartel invicto: 12 vitórias em 12 combates. E não fez feio em suas duas primeiras lutas no UFC: uma chave de braço em Darren Elkins e um mata-leão em pé em Efrain Escudero.

Foi então que começou uma época de altos e baixos na carreira do paulista, que chegou até mesmo a tentar a sua sorte na divisão de peso inferior, os pesos-pena.

UFC Charles Do Bronx

Charles voltou ao peso leve em 2017 e desde então tem apenas uma derrota, vindo em uma série incrível de 11 vitórias consecutivas.

Apostar em UFC em uma vitória de Charles do Bronx é quase sempre esperar por uma finalização: em 42 combates o brasileiro já venceu assim por 21 vezes. Além disso, tem 9 nocautes e 3 vitórias por decisão.

As melhores lutas de Charles Do Bronx

O brasileiro Charles do Bronx conquistou o título do peso leve ao vencer Michael Chandler. Essa foi apenas a cereja no bolo de uma carreira que conta com números históricos como o de lutador com mais prêmios de performance da noite e tornando-se uma das principais lendas brasileiras do UFC.

luta Charles Do Bronx

Entre os maiores destaques da carreira de Charles do Bronx podemos citar suas lutas mais recentes, com certeza as mais emocionantes e emblemáticas de todo o seu cartel.

Charles Do Bronx x Justin Gaethje

Charles do Bronx foi o primeiro campeão do UFC a ser destituído de seu título por não bater o peso para a disputa de cinturão. Com isso, o cinturão estaria em jogo em Oliveira x Gaethje apenas em caso de vitória do americano.

Isso poderia acabar com a moral de qualquer lutador, ainda mais por conta do  erro não ser dele e sim da calibragem da balança do hotel disponibilizada pelo próprio Ultimate.

Mas não abalou Charles, que venceu com um mata-leão no primeiro round e mesmo sem o cinturão mostrou ao mundo quem ainda é o verdadeiro campeão dos pesos-leves.

Charles Do Bronx x Dustin Poirier

Do Bronx era o campeão do peso-leve do UFC, mas mesmo assim entrou em ação como o azarão contra Dustin Poirier. O adversário vinha de duas vitórias consecutivas por nocaute contra ninguém menos do que Conor McGregor.

Porém, o brasileiro não se intimidou e venceu com um mata-leão em pé no terceiro round e manteve o seu título.

Charles Do Bronx x Chandler

Michael Chandler chegou com moral ao UFC sendo um dos maiores nomes da história do Bellator, o segundo maior evento de MMA do mundo. E apenas uma vitória na estreia foi o suficiente para ganhar uma disputa de cinturão.

O título estava vago desde que Khabib Nurmagomedov havia se aposentado e o UFC escolheu Charles do Bronx para ser o adversário.

Péssima escolha, já que o brasileiro surpreendeu o mundo, quebrou a banca e venceu com um surpreendente nocaute no início do segundo round.

Conclusão

O brasileiro Charles do Bronx vive a ironia de ser o campeão dos pesos-leve sem o cinturão, por conta de um erro da própria organização do Ultimate.

Sua próxima chance de reconquistar o título do UFC já tem data e local para acontecer: irá enfrentar ao russo Islam Makhachev no UFC 280 em Abu Dhabi no dia 22 de outubro.

Rolar para cima